Buscar

PROVA DE TOPICOS REGIONAIS 2 DE 2022

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA DE TÓPICOS REGIONAIS 2/2022
1 - Concepção antropológica que defende o entendimento de que o valor das culturas não pode ser julgado moralmente por indivíduos de outras formas culturais. Os defensores desta concepção antropológica alegam que o bem e o mal são relativos a cada cultura e que só quem é daquela cultura é quem pode dizer o que lhe é bom ou mau. São contra a imposição dos valores ocidentais aos demais povos, afirmando que isso seria uma prática imperialista. Esta corrente dentro da antropologia é chamada de:
	
Policulturismo
	
Multiculturalismo
	
Relativismo Cultura.
	
Diversidade Cultural
	
Etnocentrismo
	
2 - O sociólogo inglês Thomas Marshall fez um estudo histórico do desenvolvimento da cidadania moderna, dividindo-a em três partes. Assinale, corretamente, as três fases da cidadania moderna.
	
Econômica, trabalhista e política
Civil, política e social
Política, social e econômica
Civil, econômica e moral
	
Social, trabalhista e mora
3 - É importante demarcar que o termo ¿globalização¿ vai começar a ser utilizado no final da década de 1980, designando não somente esse processo de internacionalização da economia, mas também um outro processo que vai se dar em paralelo e que diz respeito ao intercâmbio cultural e a interdependência social e política ao nível mundial. Razão pela qual se chega à conclusão de que a globalização é um verdadeiro processo:
	
Econômico de mundialização dos mercados
Político-cultural dos Estados
Geopolítico de integração dos países
	
Internacional dos trabalhadores
Sócio-político das nações
4 - No Brasil, há alguns anos, políticas públicas estabeleceram cotas, não apenas, mas também, raciais para o ingresso em universidades públicas. Muitos argumentos a favor e contra são apresentados em debates a respeito da legalidade e da justiça de tal política de cotas. Independentemente de a política de cotas para o ingresso em universidades públicas brasileiras ser louvável ou não, o que está por trás dessa discussão é o reconhecimento, ou não, da necessidade de se implementarem ações afirmativas com vista a proteger grupos considerados vulneráveis. É correto afirmar a respeito das ações afirmativas:
	
Todas as afirmações anteriores estão corretas.
	
Compensação por erros do passado e promoção da diversidade são argumentos favoráveis a políticas públicas que se constituem em ações afirmativas.
As ações afirmativas são uma forma de discriminação que se justifica do ponto de vista moral, porque visam a elevar o status moral de grupos vulneráveis.
	
Um utilitarista clássico avaliaria ações afirmativas perguntando se elas contribuiriam para o incremento de benefícios individuais e sociais, em comparação com eventuais prejuízos que podem decorrer da implantação de tais políticas.
	
Seguindo o pensamento teleológico de Aristóteles, poder-se-ia perguntar a respeito da função das instituições que seriam utilizadas para a promoção de ações afirmativas, com vista a determinar se tais políticas deveriam ser implantadas ou não.
5 - A pessoa física que presta serviços esporádicos a uma ou mais empresas, sem, contudo, manter relação de emprego com qualquer delas, é considerada trabalhador
	
eventual.
temporário.
avulso.
	
autônomo.
	
comissionado.
6 - A responsabilidade social é uma atividade empresarial importante para a Administração. Dessa forma, quando um gerente precisa monitorar e avaliar o desempenho da responsabilidade social da empresa, ele lança mão de um(a):
Estratégia social
Gestão social
Balanço social
Contabilidade social
Auditoria social
	
7 - A antropologia elaborou um conceito que retrata a pluralidade cultural que convive de forma harmônica. Esse conceito é utilizado pelos estudos antropológicos e sociológicos que tenta explicar como as sociedades que possuem um acervo cultural tão diferente convivem entre si. Então, é correto dizer que esse conceito que traduz a diversidade cultural é:
	
Sociologia cultural
	
Antropologia cultural
	
Multiculturalismo
	
Liberalismo
	
Diversidade cultural
8 - A utilização em massa das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) ligadas à modernização do setor produtivo e das atividades estatais e da globalização das comunicações demandam uma nova habilidade aos que habitam a sociedade moderna. Essa habilidade de interagir por meios digitais e de utilizar a internet está dentro do conceito de:
	
Exclusão social
Inclusão digital
	
Analfabetismo funcional
	
Risco social
	
Vício em tecnologia
9 - Avalie as seguintes afirmativas: I - Em seu sentido mais amplo, a estratégia de desenvolvimento sustentável visa a promover a harmonia entre os seres humanos e a humanidade e a natureza; II - O desenvolvimento é considerado sustentável quando objetiva o aumento da produção a qualquer custo, independentemente dos impactos ambientais; III - O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades.
	
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
Apenas a afirmativa I está correta.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
Apenas a afirmativa III está correta.
	
Toas as afirmativas estão corretas.
10 - Na França, durante a revolução burguesa de 1789, particularmente entre 1793 a 1794, o Reino do Terror imposto por um grupo liderado pelos revolucionários Robespierre e Saint Just para esmagar a contrarrevolução. Esse grupo foi denominado de;
	
Dantonistas
	
Jacobinos
Bonapartistas
	
Terroristas
	
Montanheses

Continue navegando