Buscar

Nutrição e Atenção Á Saúde 02

Prévia do material em texto

Nutrição e Atenção Á Saúde
Atividade de Autoaprendizagem 2
1. Pergunta 1
0/0
A atenção básica (AB) funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos. É ela que orienta acerca da prevenção de doenças, soluciona os problemas e agravos de saúde e direciona os casos mais graves para níveis de atendimento de maior complexidade. A AB deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde e orienta-se pelos princípios citados abaixo, exceto:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Universalidade.
2. 
Acessibilidade.
3. 
Vínculo e continuidade do cuidado.
4. 
Integralidade da atenção.
5. 
Regionalização.
Resposta correta
2. Pergunta 2
0/0
Os determinantes da saúde podem ser compreendidos como os fatores que influenciam, afetam e/ou determinam a saúde das coletividades, e por isso são amplamente estudados na epidemiologia e saúde coletiva. De acordo com a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), os determinantes sociais da saúde estão relacionados às condições em que uma pessoa vive e trabalha. São exemplos de determinantes sociais da saúde, exceto:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Alimentação.
2. 
Condições de trabalho.
3. 
Escolaridade.
4. 
Condições de moradia.
5. 
Idade.
Resposta correta
3. Pergunta 3
0/0
“O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) foi criado em 2008 visando aumentar a resolutividade e o escopo das ações da Atenção Básica (AB). Composto por uma equipe multiprofissional deve desenvolver atividades conjuntas com as equipes AB, seguindo a lógica do apoio matricial e das ações técnico-pedagógicas ou clínico-assistenciais, pretendendo a integralidade do cuidado.”
Fonte: BROCARDO, Deniclara et al. Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf): panorama nacional a partir de dados do PMAQ. Saúde em Debate [online], v. 42, n. spe 1, 2018, p. 130-144.
São características dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), exceto:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Fazem parte da atenção básica.
2. 
Atuam de forma integrada à Rede de Atenção à Saúde e seus serviços.
3. 
Se constituem como serviço com unidade física independente ou especial.
Resposta correta
4. 
Não são consideradas portas de entrada (livre acesso) para atendimentos individuais ou coletivos.
5. 
Atuam desenvolvendo ações tanto em âmbito individual quanto coletivo.
4. Pergunta 4
0/0
A Política Nacional de Promoção da Saúde, PNPS, foi instituída pela Portaria MS/GM nº 687/2006. Recentemente, a PNPS passou por uma reformulação, com a publicação da Portaria de Consolidação nº 2, de 28 de setembro de 2017, a qual estabeleceu temas prioritários a serem abordados nas ações de promoção da saúde. 
Assinale a alternativa que não corresponde a um tema prioritário da PNPS:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Formação e educação permanente.
2. 
Alimentação adequada e saudável.
3. 
Uso abusivo de redes sociais digitais.
Resposta correta
4. 
Práticas corporais e atividades físicas.
5. 
Enfrentamento do uso abusivo de álcool e de outras drogas.
5. Pergunta 5
0/0
Os _______________________foram criados com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade, sendo constituídos por equipes com profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das equipes de Saúde da Família, das equipes de atenção básica para populações específicas e Academia da Saúde, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade dessas equipes.
A alternativa que completa corretamente a lacuna do texto acima é:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Consultórios de rua.
2. 
Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).
Resposta correta
3. 
Núcleos de Atenção Básica.
4. 
Agentes comunitários de Saúde.
5. 
Ambulatórios de especialidades da Atenção Básica.
6. Pergunta 6
0/0
“O fortalecimento da Atenção Primária como porta de entrada no SUS, a ampliação do acesso da população às ações de promoção e prevenção, bem como melhoria na qualidade da assistência prestada pelos profissionais de saúde, pressupõem que algumas estratégias devem ser utilizadas para garantir a formação básica, o aperfeiçoamento e aumento da resolutividade por parte dos profissionais que trabalham diretamente no atendimento às famílias, como por exemplo as equipes de Saúde da Família. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é uma dessas estratégias adotadas pelo Ministério da Saúde para alcance dos objetivos na Atenção Primária.”
Fonte: REIS, Mary Lopes et al. Avaliação do trabalho multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Texto & Contexto-Enfermagem [online], v. 25, n. 1, 2016, p. 1-9.
São diretrizes que orientam o trabalho dos NASF, exceto:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Territorialização e responsabilidade sanitária.
2. 
Trabalho em equipe.
3. 
Integralidade.
4. 
Autonomia dos indivíduos e coletivos.
5. 
Autonomia do NASF em relação a Equipe de Saúde da Família.
Resposta correta
7. Pergunta 7
0/0
O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) é um dos mais antigos no âmbito das políticas públicas de saúde, anterior até mesmo ao Programa de Saúde da Família (PSF). No âmbito da Política Nacional de Atenção Básica, os Agentes Comunitários de Saúde integram as Equipes de Saúde da Família e tem como atribuições as abaixo descritas, exceto:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a microárea.
2. 
Cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados.
3. 
Orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis.
4. 
Realizar apenas ações de atenção à demanda espontânea.
Resposta correta
5. 
Acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade.
8. Pergunta 8
0/0
O trabalho dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) é orientado pelo referencial teórico-metodológico do _______________, uma estratégia de organização do trabalho em saúde que se materializa por meio do compartilhamento de problemas, da troca de saberes e práticas entre os diversos profissionais do NASF e as Equipes de Referência (equipes de atenção básica) e da articulação pactuada de intervenções, levando em conta as responsabilizações comuns e as específicas da equipe de AB e de cada um dos diferentes profissionais do Nasf.
A estratégia a que se refere o trecho acima, e que completa a lacuna é:
Ocultar opções de resposta 
1. 
apoio pedagógico.
2. 
Apoio técnico-pedagógico.
3. 
Apoio clínico assistencial.
4. 
Apoio matricial.
Resposta correta
5. 
Apoio interdisciplinar.
9. Pergunta 9
0/0
A _________________ caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades. (Ministério da Saúde, 2012, p. 19).
O texto acima traz um conceito importante no âmbito da política de saúde no Brasil. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Estratégia de Saúde da Família.
2. 
Rede de Atenção à Saúde.
3. 
Região de Saúde.
4. 
Atenção Básica.
Resposta correta
5. 
Atenção Nutricional.
10. Pergunta 10
0/0
“A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) baseia-se no conceito ampliado de saúde e apresenta a promoção da saúde como um conjunto de estratégias e formas de produzir saúde, no âmbito individual e coletivo com responsabilidades para os três entes federados.”
Fonte: DIAS, Maria Socorro de Araújo et al. Política Nacional de Promoção da Saúde: um estudo de avaliabilidade em uma região de saúde no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva [online], v. 23, n. 1, 2018, p. 103-114.
São todos objetivos específicos da PolíticaNacional de Promoção da Saúde, exceto:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Contribuir para a adoção de práticas sociais e de saúde centradas na equidade, na participação e no controle social, a fim de reduzir as desigualdades sistemáticas.
2. 
Favorecer a mobilidade humana e a acessibilidade; o desenvolvimento seguro, saudável e sustentável.
3. 
Promover a cultura da paz em comunidades, territórios e municípios.
4. 
Descaracterizar os saberes populares e tradicionais e as práticas integrativas e complementares.
Resposta correta
5. 
Contribuir para a articulação de políticas públicas inter e intrassetoriais com as agendas nacionais e internacionais.

Continue navegando