Buscar

Babesiose

Prévia do material em texto

Babesiose
É a doença causada pelos protozoários Babesia canis e Babesia gibsoni, transmitidos ao cão durante o repasto do carrapato Rhipicephalus sanguineus. O parasita destrói os eritrócitos do animal infectado, causando apatia, perda de peso, febre e icterícia. 
As manifestações clínicas da doença podem variar de subclínica, hiperaguda e crônica. A fase hiperaguda e aguda se caracteriza por uma anemia que resulta em apatia, mucosas pálidas e perda de apetite. Já na fase crônica ocorre febre intermitente, anorexia, perda de peso, edema, esplenomegalia, hemoglobinúria e icterícia
Diagnostico
O diagnóstico presuntivo pode ser basear-se nos achados de anamnese e exame físico e na detecção de anemia regenerativa, hiperbilirrubinemia, bilirrubinúria e trombocitopenia. O diagnóstico definitivo baseia-se na demonstração do microrganismo nas hemácias nos esfregaços sanguíneos (NELSON & COUTO, 2001).
Tratamento
O tratamento é feito por meio de derivados de diamidinas e imidocarb. Pode ser utilizado em conjunto antibióticos, como doxiciclina pensando em associação de erliquiose, esteroides em casos severos, como a prednisona devido anemia hemolítica e antieméticos, se necessário. 
REFERENCIAS
NELSON, R. W.; COUTO, C. G. Fundamentos de Medicina Interna de Pequenos Animais. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 1035-1036, 2001.

Continue navegando