Buscar

Ambiente de Desenvolvimento Android

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Considerando os conteúdos abordados ao longo da disciplina sobre desenvolvimento de aplicações móveis, em uma criação mobile, um dos requisitos que o desenvolvedor tem que considerar  é  o sistema operacional. Atualmente,  existem dois sistemas, o iOS e Android, como as duas principais plataformas mobile.
Com relação  ao sistema Android, descreva um ambiente de desenvolvimento para iniciar a construção de uma aplicação para plataforma Android e compare-a com a plataforma iOS. Sugestão:  faça  uma separação  entre softwares necessários e estruturas do projeto Android.
Para a criação de uma aplicação para o Android, o ambiente de desenvolvimento não requer um sistema operacional específico, portanto pode ser instalado em sistemas Mac, Windows ou Linux. É necessário o Android Development Kit que vem com um SDK, software de depuração e um emulador.
O desenvolvimento de aplicações para Android é atrelado à linguagem de programação Java e Kotlin. A IDE indicada pelo Google é o Android Studio, para desenvolvimento de aplicativos Android. 
Para a publicação na loja de aplicativos do Google, Google Play Store, é feito um pagamento único no valor de US$25 pela licença de desenvolvedor, suas aprovações e condições são mais simples se comparadas à Apple. Antes de serem publicados, os aplicativos passam por um processo de revisão para assegurar que não violam as políticas estabelecidas pela loja.
As principais estruturas de um projeto Android são:
manifests ─ armazena o AndroidManifest.xml, base para toda aplicação Android, onde estão definidas as configurações (nome do pacote = identificador único da aplicação, …) do aplicativo;
java ─ armazena os códigos-fontes do projeto (classes Java), por exemplo a classe MainActivity.java, criada pelo “wizard” do Android Studio;
res ─ armazena os recursos (res/drawable = imagens; res/mipmap = ícone do aplicativo; res/layout = XML de layouts; res/menu = menus; res/values = XML de internacionalização, configuração de temas, etc.);
gradle Scripts -  usados para compilar e construir o aplicativo; 
 Em comparação, desenvolver aplicativos para o sistema Operacional iOS requer um computador com o sistema operacional  macOS e o ambiente de desenvolvimento Xcode. A linguagem de desenvolvimento usada é o Objective-C e o Swift. A variedade de dispositivos  é bem menor se comparada ao Android pois é um  software fechado, proprietário e somente a Apple o utiliza.
	A licença do  Apple Developer Program, tem um custo de US$99 anuais e para a publicação de aplicativos na Apple Store além da licença citada, é necessário submeter a aplicação para avaliação e aprovação da Apple antes de ir para a  Store sendo que as condições de aprovação são rígidas e o tempo de aprovação é longo se comparados ao  Android.

Continue navegando