Buscar

Pergunta já respondida nos comentários sobre ambiente de desenvolvimento do Android e iOS

Considerando os conteúdos abordados ao longo da disciplina sobre desenvolvimento de aplicações móveis, em uma criação mobile, um dos requisitos que o desenvolvedor tem que considerar é o sistema operacional. Atualmente, existem dois sistemas, o iOS e Android, como as duas principais plataformas mobile.

Com relação ao sistema Android, descreva um ambiente de desenvolvimento para iniciar a construção de uma aplicação para plataforma Android e compare-a com a plataforma iOS. Sugestão: faça uma separação entre softwares necessários e estruturas do projeto Android.


💡 2 Respostas

User badge image

Thiago Luiz Matos

Resposta Selecionada: O ambiente de desenvolvimento da plataforma Android não tem um sistema operacional especifico podendo ser instalado nos sistemas Mac, Windows ou Linux. Para desenvolvermos aplicativos para esta plataforma é necessário o kit de ferramentas de desenvolvimento do Android, que vem SDK, software de debug, e emuladores(de preferência o Android Studio, pois o ambiente dele é completo e a biblioteca desse SDK é mais rica de informações). Então os aplicativos podem ser desenvolvidos a partir da SDK nativa do Android com Java e Kotlin ou outras plataformas de desenvolvimento híbrido. O Sistema Operacional Android pode ser rodado em diversos aparelhos de diversos fabricantes, suas aplicações pode sem subidas na loja de aplicativos Google Play e a taxa de cadastro é única de U$25.00, sua publicação é rápida e tem fácil aprovação na loja. Portanto, pela sua grande gama de aparelhos compatíveis com a plataforma e seu baixo custo de aquisição na conta de desenvolvedor faz com que alcançe um grande público.

Já no ambiente da plataforma iOS é necessário rodar em um sistema operacional para computadores Mac, para desenvolvermos aplicativos para iOS temos que utilizar um ambiente de desenvolvimento Xcode. O desenvolvimento é atrelado a duas linguagens de programação, o Objective-C e o Swift. O Swift foi lançado pela Apple como um sucessor do Objective-C. É uma linguagem de software livre e pode ser integrada a códigos Objective-C. Assim sendo, o custo de manter uma conta de desenvolvedor é maior que a do Android, pois paga-se uma taxa anual em torno de U$99.00, a loja que se publica os aplicativos desenvolvidos é a AppStore.  Para a distribuição de aplicativos iOS, além da licença citada, é necessário submeter a aplicação para avaliação e aprovação da Apple antes de ir para a AppStore. Para agilizar o processo de aprovação, é necessário que o aplicativo esteja de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Apple, como as orientações de interface gráfica e as orientações de revisão da AppStore.

Resposta Correta:

[Nenhuma]

Comentário da resposta:

Olá estudante,

Parabéns pela participação nesta atividade. A sua resposta contemplou base conceitual e esforço extra para contribuir na construção do conhecimento.

Siga em frente e bons estudos!

0
Dislike0
User badge image

Rafael Miranda

Resposta Selecionada: O ambiente de desenvolvimento da plataforma Android não tem um sistema operacional especifico podendo ser instalado nos sistemas Mac, Windows ou Linux. Para desenvolvermos aplicativos para esta plataforma é necessário o kit de ferramentas de desenvolvimento do Android, que vem SDK, software de debug, e emuladores(de preferência o Android Studio, pois o ambiente dele é completo e a biblioteca desse SDK é mais rica de informações). Então os aplicativos podem ser desenvolvidos a partir da SDK nativa do Android com Java e Kotlin ou outras plataformas de desenvolvimento híbrido. O Sistema Operacional Android pode ser rodado em diversos aparelhos de diversos fabricantes, suas aplicações pode sem subidas na loja de aplicativos Google Play e a taxa de cadastro é única de U$25.00, sua publicação é rápida e tem fácil aprovação na loja. Portanto, pela sua grande gama de aparelhos compatíveis com a plataforma e seu baixo custo de aquisição na conta de desenvolvedor faz com que alcançe um grande público.Já no ambiente da plataforma iOS é necessário rodar em um sistema operacional para computadores Mac, para desenvolvermos aplicativos para iOS temos que utilizar um ambiente de desenvolvimento Xcode. O desenvolvimento é atrelado a duas linguagens de programação, o Objective-C e o Swift. O Swift foi lançado pela Apple como um sucessor do Objective-C. É uma linguagem de software livre e pode ser integrada a códigos Objective-C. Assim sendo, o custo de manter uma conta de desenvolvedor é maior que a do Android, pois paga-se uma taxa anual em torno de U$99.00, a loja que se publica os aplicativos desenvolvidos é a AppStore.  Para a distribuição de aplicativos iOS, além da licença citada, é necessário submeter a aplicação para avaliação e aprovação da Apple antes de ir para a AppStore. Para agilizar o processo de aprovação, é necessário que o aplicativo esteja de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Apple, como as orientações de interface gráfica e as orientações de revisão da AppStore. Resposta Correta: [Nenhuma] Comentário da resposta: Olá estudante,Parabéns pela participação nesta atividade. A sua resposta contemplou base conceitual e esforço extra para contribuir na construção do conhecimento.Siga em frente e bons estudos!
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais