Buscar

Estudo de caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
ICBS – Curso de Biomedicina 
Disciplina: Anatomia Humana 
Professora: Izabella Scalabrini Saraiva 
Estudo de Caso – Valor 15,0 
1 - Criança, 8 meses, sexo masculino, foi encaminhada para o serviço de cirurgia bucomaxilofacial em função de fenda labial e fenda palatina. A mãe refere que a criança apresenta sérias dificuldades na amamentação desde o nascimento. Ao alimentar-se o leite materno apresentava saída pelas narinas, dificultando a respiração. O exame físico evidenciou palato duro totalmente fendido e fenda labial. Após exames operatórios o lactente foi submetido à correção cirúrgica. (3,0) 
Pergunta-se: o palato fendido e a fenda labial que a criança apresenta representa uma anomalia, monstruosidade ou variação anatômica? Explique. 
Anomalia, são tipos de malformação congênita. A fenda labial é uma abertura ou divisão no lábio superior. Um palato fendido é uma abertura ou divisão do céu da boca (chamado palato). Um bebê pode nascer com uma ou ambas as condições e ocorrem durante o desenvolvimento do embrião.
2 – Homem de 17 anos procurou consultório médico com queixa de crises alérgicas, sonolência diurna e roncos acompanhados de obstrução nasal. A polissonografia revelou apneia obstrutiva do sono. Apresenta história pregressa de cirurgia para correção de desvio de septo e retirada das adenoides. A ressonância magnética confirmou o diagnóstico de obstrução nasal relacionada com o desvio de septo. (3,0) 
Pergunta-se: cite as estruturas que formam o septo nasal acometidas nesse caso. 
Os ossos que contribuem para formar o esqueleto das cavidades nasais são: os ossos ímpares etmoide, esfenoide, frontal e vômer; e os ossos pares nasais, maxilas, palatinos e lacrimais, além das conchas nasais inferiores. 
OBS.: É importante lembrar, que as conchas nasais média e superior não foram mencionadas, pois fazem parte do osso etmoide supra citado.
3 – Criança de 12 anos, sexo masculino, foi levada pela sua mãe ao neurologista relatando que o filho não consegue se adaptar à escola e que necessita de cuidados especiais. Relatou ainda que o menino apresentou sofrimento fetal, nascendo prematuro em um parto prolongado, ficando em CTI neonatal por dois meses. Apresentou grande atraso no desenvolvimento psicomotor e hipotonia no primeiro ano de vida. Tem histórias de crises convulsivas nessa fase. Ao exame neurológico apresentou cifoescoliose significativa, marcha em tesoura, tetraparesia espástica com intensas retrações em semiflexão, distonias axiais e movimentos coreoatetoides das extremidades, reflexos miotáticos exaltados, ataxia, além de deficiência mental e distúrbios da linguagem. O estudo por RM de crânio evidenciou áreas de encefalomalacia e leucomalacia em ambos os hemisférios cerebrais, com dilatação ventricular à direita e sulcos pronunciados além de área hipointensa em cerebelo à esquerda, sugerindo desenvolvimento congênito anormal do cérebro. Iniciou-se tratamento sintomático e multidisciplinar para reabilitação e ressocialização do paciente. (7,0)
 Pergunta-se: 
Conceitue:
Cifoescoliose desvio duplo posterior e lateral da coluna vertebral, ou seja, curvatura anormal da coluna vertebral com a concavidade para a frente e para o lado
Marcha em tesoura um tipo de marcha espástica muito comum em crianças com Paralisia Cerebral, acontece quando, ao tentar dar a passada uma perna cruza sobre a outra por conta da contratura dos músculos adutores do quadril, provocando uma adução das coxas, de modo que os joelhos podem cruzar-se um na frente do outro, com a passada assemelhando-se a uma tesoura.
Reflexos miotáticos é um importante mecanismo para esse controle, pois sempre que um músculo é distendido subitamente a excitação dos fusos causa uma contração reflexa do mesmo músculo e da musculatura sinergista ligadas a ele. O reflexo miotático é a manifestação mais simples dos fusos musculares e possui três estruturas: o fuso muscular que responde ao estiramento, uma fibra nervosa aferente que conduz o impulso sensorial do fuso para a medula espinhal e um motoneurônio na coluna espinhal que ativa as fibras musculares distendidas
Movimentos coreoatetoides das extremidades Ocorrência combinada de movimentos coreiformes e atetose (movimentos involuntários lentos, em torção, usualmente afetando os dedos da mão e extremidades e apenas raramente a fala e a respiração). A coreoatetose é causada por vários processos patológicos que interrompem os circuitos motores que ligam córtex, núcleos estriado, tronco cerebral, cerebelo e neurônio motor inferior.
Leucomalacia é uma hipóxia que tende a provocar lesões mais generalizadas nos fetos mais novos e localizadas em fetos mais velhos. Essa hipóxia parece decorrer das altas demandas provocadas pela proliferação da glia e uma imaturidade vascular.
- Qual estrutura do cérebro é responsável pela marcha? 
 A marcha é um dos movimentos mais complexos executados pelo ser humano e integra a ação de todo o corpo através da ação do cerebelo, responsável pelas funções de: Movimento, Equilíbrio e Postura.
Cite possíveis áreas do cérebro que ficaram comprometidas nesta criança. 
Cerebelo, córtex, núcleos estriados, tronco cerebral, neurônio motor inferior, ventrículos cerebrais, lobos cerebrais.
4- Mulher de 65 anos, sem história prévia de hipertensão arterial ou outras comorbidades, foi levada ao hospital pela sua filha, apresentando perda súbita de consciência após episódio de crise convulsiva e desvio da comissura labial para a direita. Após despertar, apresentou-se afásica, com paresia grau III, hipoestesia e arreflexia em membro superior esquerdo, além de paralisia facial central do mesmo lado. A filha relatou episódios anteriores semelhantes, com melhora do quadro espontânea. Realizada RM, evidenciaram-se múltiplas áreas hiperintensas em região frontotemporal e frontoparietal à direita e temporooccipital à esquerda. Após a realização de ecodoppler de artérias vertebrais e carótidas, além de nova RM, foi feito diagnóstico de acidente vascular encefálico hemorrágico associado à angiopatia amiloide. (2,0)
Pergunta-se: Identifique os lobos acometidos, citando as principais funções de cada lobo. 
Lobo fronto temporal direita área motora principal do cérebro (córtex motor) Centro cortical da fala.
Lobo frontoparietal direito localiza uma das mais importantes áreas sensitivas do córtex, a área somestésica.
Lobo temporo-occipital esquerdo a principal função dos controles lobo occipital visão e processamento visual.
OBS: OS TERMOS TÉCNICOS QUE VOCÊ NÃO CONHECE, PESQUISE EM FONTE CONFIÁVEL. PODE SER NA INTERNET, EM LIVROS.

Continue navegando

Outros materiais