Buscar

Direitos Fundamentais-1

Prévia do material em texto

PRATICAR 7
Situação problema:  jovens e adultos sem ou com poucas habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo. Abandoo intelectual.
Pontos levantados: a baixa frequência escolar e evasão escolar
Objetivo da ação: mitigar o absenteísmo e evasão escolar, nos termos do art. 205 da Constituição Federal, onde promoveremos um engajamento local entre Poder Judiciário, Ministério Público, Secretaria da Educação, Conselho Tutelar e uma equipe multidisciplinar da Universidade.
Justificativa: a necessidade do ensino escolar para que os jovens possam ter conhecimento e habilidades necessárias para desenvolver seus talentos e para a vivência da cidadania. Acreditamos que por meio educação alcançaremos uma sociedade com desenvolvimento sustentável, respeito aos direitos humanos, com igualdade de gênero, cultura de paz e valorização da diversidade cultural. 
PRATICAR 8
Objeto da intervenção: a questão da baixa frequência e evasão escolar. 
Relevância social: é imprescindível a atuação na área da infância e juventude, uma vez que a baixa frequência e a consequente evasão escolar, além de ser um desperdício dos talentos de nossa juventude, ainda abre tempo e espaço para uma ocupação antissocial. 
Correlação com a ODS escolhida: garantir que meninos e meninas completem o ensino fundamental e médio, na idade adequada, aumentando substancialmente o número de jovens e adultos com habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo e eliminando as desigualdades de gênero e raça. 
Linha de atividade escolhida: parceria com a Secretaria da Educação de Bragança Paulista, onde encaminhará os nomes e endereços dos alunos que estão em situação de baixa frequência e evasão escolar, onde uma equipe multidisciplinar fará uma reunião individual com cada família, identificando necessidades específicas de cada aluno e fazendo o devido encaminhamento. Da mesma forma, esclarecer ao aluno e seus responsáveis que a educação é um Direito-Dever, não é uma escolha, onde o aluno deverá compreender sua responsabilidade para consigo mesmo e para com a sociedade. Para tanto, deverá assinar um termo de orientação, advertência, responsabilidade e compromisso, a fim de prevenir novas ocorrências, sob pena dos responsáveis serem processados por abandono intelectual, nos termos da lei. Para tanto, deverá haver uma parceria com o Ministério Público e o Poder Judiciário, a fim de garantir esse enquadramento legal dos responsáveis legais dos alunos.

Continue navegando

Outros materiais