Buscar

Quais as dicas de análise de riscos industriais que um gestor experiente pode usar imediatamente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quais as dicas de análise de riscos industriais que um gestor experiente pode usar imediatamente?
É preciso uma grande concepção do que se espera pôr em prática na empresa, levando em conta que nem sempre o cronograma é realizado como esperado. Mas, há a análise de risco industrial que ajuda a alcançar com êxito essa prática.
Primeiro, vamos ao que significa a análise de risco industrial...
Trata-se de acontecimentos que podem ocorrer a qualquer momento e que não compõe os propósitos da empresa, gerando complicações. Para reduzirem esses riscos, é feito uma análise rigorosa dos processos, analisando os prováveis erros para então elaborar medidas preventivas eficazes.
Mas os problemas causados por esses riscos podem ser evitados se aplicar boas condutas.
Para isso, é necessário realizar a análise de ameaças e, em seguida, adotar ações que diminuem a possibilidade dessas ameaças se tornarem um obstáculo.
Há dois fatores que são vistos: a chance do risco acontecer e qual impacto irá causar na organização. Após a identificação, os gestores devem agir rapidamente para que saia conforme o organizado.
A avaliação de riscos industriais é muito importante e deve ser eficaz e certeiro, pois erros podem gerar prejuízos que tornem o projeto inviável.
Os processos são desenvolvidos de forma cautelosa e se forem cancelados, geram grande prejuízo para a empresa. Veja alguns pontos que tornam esse processo de grande importância para a empresa, proporcionando segurança e outros benefícios para os gestores e permite os colaboradores realizarem suas atividades com maior precisão e menos falhas.
De início, a avaliação dos riscos colabora com a proteção de colaboradores, pois conhecer os problemas que podem ocorrer no projeto antecipa a prevenção de acidentes e caso não for possível minimizar o risco, é possível minimizá-lo.
Há também a melhora na tomada de decisões, pois os meios de análise são fundamentais para tal, em especial das relacionadas com a reabilitação de locais contaminados.
Assim como a possibilidade de executar medidas de segurança, para que não tenha agressão ao meio ambiente e nem que os colaboradores corram algum risco a saúde.
Por fim, oferece mais estabilidade para a empresa e reduz os prejuízos. A organização se mantém firme no mercado sem situações indesejadas e os colaboradores se sentirão seguros ao realizar suas atividades, mantendo-se estáveis em sua função. Com isso, há menos perdas financeiras pois não terá danos constantes.
Agora que você já sabe os benefícios de realizar a análise de risco industrial, não adie esse processo em sua empresa. Ainda pode contar com algumas técnicas como HAZOP – Estudo de perigos e operabilidade, FMEA – Estudos de modos de falha e efeitos, WI – What-if entre outras.

Continue navegando