Buscar

atividade ambiente 1- unidade 2

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO 
Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia
 Disciplina: Ambiente, Energia e Sociedade - Turma 02 
Prof.: Reginaldo Gomes Nobre
ATIVIDADE I – Unidade II
AÇÕES DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Rio + 20
Aluno: Italo Pablo de Araújo Arruda 
UFERSA
Setembro, 2022
Rio + 20 
 Foi um evento que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 de junho de 2012, a Rio + 20 é a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. Esse encontro marcou o vigésimo aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento que aconteceu na capital carioca no ano de 1992, e ficou conhecido como Rio-92, e os dez anos da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorreu em Johanesburgo, África do Sul, no ano de 2002.
Nesses dias líderes de estados, ativistas ambientais, cientistas e mais de 150 representantes de países discutiram temas associados a natureza e as questões socioambientais. "“A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza”, e a “Estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”." 
Com o objetivo de analisar e comentar tudo que foi feito em vinte anos, a fim de renovar o desempenho e o compromisso mundial com o desenvolvimento sustentável. Assim, analisaram as lacunas que existem na execução dos acordos mundiais das questões ambientais sustentável, eles também abordaram futuros desafios e elaborar soluções para recuperar estragos ambientais no nosso planeta. 
Uma das maiores discursões foi pensar e apresentar soluções e questões de forma em que adquira mais recursos sem agredir, fazendo assim, um desenvolvimentos sustentável com vários países colaboradores. 
- Balanço do que foi feito nos últimos 20 anos em relação ao meio ambiente;
 
- A importância e os processos da Economia Verde;
 
- Ações para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta;
 
- Maneiras de eliminar a pobreza;
 
- A governança internacional no campo do desenvolvimento sustentável.
Infelizmente o resultado da Rio+20 não foi o esperado.
O documento final apresentou várias intenções e jogou para os próximos anos a definição de medidas práticas para garantir a proteção do meio ambiente. Muitos analistas disseram que a crise econômica mundial iniciada em 2008, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, prejudicou as negociações e tomadas de decisões práticas.
 
Tiveram vários representantes importantes, como o Brasil, com a ex-presidente Dilma Rousseff, do Irã, da África do sul, Bolívia, Espanha, Equador, França e diversos outros importantes países. 
A participação do Irã na conferência Rio +20 gerou controvérsia. O país enviou uma delegação, que inclui o presidente Mahmoud Ahmadinejad, para participar do evento em junho. Entretanto, o Irã possui sérias questões das quais se recusa a abordar, como as persistentes violações dos direitos humanos

Continue navegando