Buscar

2 Avaliação - Direito Penal II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

2ª Avaliação – Direito Penal II
1. Iniciado o cumprimento da pena no regime estabelecido na sentença, por ter sido condenado como incurso no art. 121, caput, do CP, possibilita-se ao sentenciado, de acordo com o sistema progressivo, a transferência para regime menos rigoroso. Qual é a condição para que isso aconteça?
A) Que tenha cumprido metade da pena no regime anterior e bom comportamento carcerário.
B) Que tenha cumprido metade da pena no regime anterior.
C) Que tenha cumprido 1/3 da pena e não ter cometido falta grave.
D) Que tenha cumprido 1/6 da pena no regime anterior e bom comportamento carcerário.
2. Havendo concurso entre agravantes e atenuantes, a jurisprudência, conforme Artigo 67 do código penal, resolve a questão. Ela diz que deve prevalecer o quê?
A) Confissão.
B) Personalidade do agente.
C) Relevante valor social.
D) Menoridade.
3. Douglas foi condenado pela prática de duas tentativas de roubo majoradas pelo concurso de agentes e restrição da liberdade das vítimas (Art. 157, § 2º, incisos II e V, c/c. o Art. 14, inciso II, por duas vezes, na forma do Art. 70, todos do CP). No momento de fixar a sanção penal, o juiz aplicou a pena base no mínimo legal, reconhecendo a confissão espontânea do agente, mas deixou de diminuir a pena na segunda fase. No terceiro momento, o magistrado aumentou a pena do máximo, considerando as circunstâncias do crime, em especial a quantidade de agentes (cinco) e o tempo que durou a restrição da liberdade das vítimas. Ademais, reduziu, ainda na terceira fase, a pena do mínimo legal em razão da tentativa, novamente fundamentando na gravidade do delito e naquelas circunstâncias de quantidade de agentes e restrição da liberdade. Após a aplicação da pena dos dois delitos, reconheceu o concurso formal de crimes, aumentando a pena de um deles de acordo com a quantidade de crimes praticados. O Ministério Público não recorreu. Considerando as informações narradas, de acordo com a jurisprudência pacificada do Superior Tribunal de Justiça, o(a) advogado(a) de Douglas, quanto à aplicação da pena, deverá buscar o quê?
A) A redução da pena na segunda fase diante do reconhecimento da atenuante da confissão espontânea.
B) O aumento do quantum de diminuição em razão do reconhecimento da tentativa, pois a fundamentação apresentada pelo magistrado foi inadequada.
C) A redução do quantum de aumento em razão do reconhecimento do concurso de crimes, devido à fundamentação inadequada.
D) A redução do quantum de aumento em razão da presença das majorantes, que deverá ser aplicada de acordo com a quantidade de causas de aumento.
4. Os regimes de cumprimento de pena adotados no Brasil são três: regime fechado, regime semi-aberto e regime aberto, e se diferenciam pela intensidade de restrição da liberdade do condenado. Sobre a progressão e a regressão de regime, analise as afirmativas a seguir: 
I- Quando no curso de uma execução da pena o preso for novamente condenado por outra infração (não importa quando essa infração foi cometida, e sim quando saiu a sentença), o cálculo de 1/6 deverá ser feito, tendo em conta o restante da pena a ser cumprida mais a nova pena imposta (sendo descontado o período já cumprido).
II- A falta de vagas no regime semiaberto não autoriza a manutenção do preso no regime fechado, sendo este assunto, inclusive, matéria de súmula vinculante do STF.
III- As hipóteses de regressão vêm previstas na LEP de forma taxativa (quer dizer que a lei estabelece as hipóteses e que essas devem ser respeitadas pelo juiz).
IV- Antes da decisão de concessão ou não da progressão de regime, não é necessário o juiz ouvir o Ministério Público e a defesa; e essa decisão deverá ser sempre fundamentada.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As afirmativas I e IV estão corretas.
B) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C) Somente a afirmativa I está correta.
D) As afirmativas I, II e III estão corretas.
5. Uma das espécies de pena privativa de liberdade impostas para os crimes é a pena de reclusão. Esta é considerada a espécie com regime mais severo, e, por isso, é imposta para os crimes considerados mais graves pelo legislador, uma vez que a fixação da modalidade de pena já é estabelecida na pena prevista em abstrato no tipo penal. Sobre esse assunto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O regime inicial de cumprimento de pena para os crimes apenados com reclusão pode ser fechado, semiaberto ou aberto dependendo da pena aplicada, da reincidência e das circunstâncias judiciais, conforme determina o artigo do CP.
( V ) Sendo fixado o regime inicial de cumprimento de pena ao qual o condenado deverá ser submetido, e sendo uma pena de reclusão, poderá o juiz, como efeito da condenação, por força do artigo 92 do CP, determinar a incapacidade para o exercício do poder familiar do condenado, da tutela ou curatela, se ele foi condenado por qualquer crime doloso contra descendente ou tutelado ou curatelado.
( F ) Caso o condenado seja punido por dois crimes diversos, sendo atribuída, a um deles, pena de reclusão e a outro atribuída pena de detenção, elas deverão ser cumpridas concomitantemente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - F - V.
B) F - V - V.
C) V - V - F.
D) F - V - F.
6. Com relação à Primeira Fase da Fixação da Pena, de acordo com artigo 59 do Código Penal, no que se refere à pena-base, o Magistrado deverá realizar a análise das chamadas circunstâncias judiciais. Quais são elas?
A) Não Culpabilidade. Antecedentes. Conduta Social. Personalidade do Agente. Motivos, às circunstâncias e às consequências do crime. Comportamento da vítima.
B) Culpabilidade. Antecedentes. Conduta Social. Personalidade do Agente. Motivos, às circunstâncias e às consequências do crime. Comportamento do Agente.
C) Não Culpabilidade. Antecedentes. Conduta Social. Personalidade do Agente. Motivos, às circunstâncias e às consequências do crime. Comportamento da vítima.
D) Culpabilidade. Antecedentes. Conduta Social. Personalidade do Agente. Motivos, às circunstâncias e às consequências do crime. Comportamento da vítima.
7. Considere um réu for primário cuja pena privativa de liberdade for maior que quatro anos e menor ou iguala oito anos. Ele poderá cumprir sua pena desde o início em qual regime?
A) Domiciliar.
B) Semiaberto.
C) Fechado.
D) Aberto.
8. É característica das penas privativas de liberdade elencadas no vigente Código Penal Brasileiro. Do que estamos falando?
A) Regime fechado ou semiaberto para o cumprimento da pena de detenção, excetuada a necessidade de transferência para o regime aberto.
B) O trabalho do preso é gratuito quando se tratar de cumprimento de medida socioeducativa.
C) Progressão da pena conforme o mérito do condenado.
D) No regime aberto, a pena se cumpre na casa do apenado.
9. O artigo 96 do Código Penal prevê duas espécies de medida de segurança. Uma delas é a intervenção em hospital de custódia e tratamento psiquiátrico ou, à falta, em outro estabelecimento adequado. Qual é a outra?
A) Sujeição a tratamento médico.
B) Indução a tratamento ambulatorial.
C) Sujeição a tratamento psiquiátrico.
D) Sujeição a tratamento ambulatorial.
10. As penas restritivas de direito, ao contrário das privativas de liberdade, visam restringir outros direitos do condenado que não sua liberdade de locomoção. "São penas alternativas às privativas de liberdade, expressamente previstas em lei, tendo por fim evitar o encarceramento de determinados criminosos, autores de infrações penais consideradas mais leves, promovendo-lhes a recuperação por meio de restrições a certos direitos" (NUCCI, 2010, p. 717). Sobre esse assunto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Nos casos que se trata de substituição por restritiva de direito de limitação de fim de semana, prestação de serviço à comunidade ou a entidades públicas, interdição temporária de direitos ou de limitação de fim de semana, essas terão o mesmo prazo de duração da pena restritiva de liberdade quefoi substituída.
( F ) As penas restritivas de direito têm como características: a substitutividade e a dependência.
( V ) A substituição da pena privativa de liberdade pela pena restritiva de direito deve ocorrer no momento da sentença penal condenatória, porém, se o juiz da condenação não o fizer, poderá ser realizada pelo juiz da execução penal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: NUCCI, G. de S. Código Penal Comentado. 10. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.
A) V - V - F.
B) F - V - V.
C) F - V - F.
D) V - F - V.
- 2 de 2 -

Continue navegando