Buscar

REVISÃO CONSTITUIÇÃO PRINCÍPIOS E DIREITOS FUNDAMENTAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS DE REVISÃO.
1. É correto afirmar que não existe constituição inglesa? 
Existe sim, mas não é escrita. Ela está presente em precedentes jurídicos (decisões) e leis
2. O que representou o caso Marbury x Madison?
Foi a primeira decisão (mais significativa) que produziu o controle de constitucionalidade (o tribunal afastar a aplicação de uma lei, por entender que essa lei é INCONSTITUCIONAL).
RIGIDEZ e CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE -> SUPREMACIA
3. Em 1824, ocorreu a Confederação do Equador, que consistiu numa revolução contra o governo centralizador de D. Pedro I. Que característica do Estado brasileiro, pleiteada pelos revolucionários, só veio a se firmar constitucionalmente em 1891?
A primeira constituição de 1824 foi outorgada (não foi promulgada, ou seja, foi imposta pelo governante). Ela era centralizadora (não dava autonomia às regiões provinciais – Estados).
O federalismo só veio acontecer em 1891 no período da República.
4. Pode-se afirmar que até hoje prevalece a concepção clássica de Sièyes acerca do poder constituinte?
O poder constituinte é ilimitado.
NÃO É ESSA CONCEPÇÃO QUE PREVALECE EM DIAS ATUAIS.
O poder constituinte não possui limites políticos, mas tem limites econômicos, financeiros, morais e políticos)
(Norma hipotética fundamental estaria acima da Constituição)
5. Como se manifesta o poder constituinte difuso?
I. Originário – permanente, só se manifesta em situações excepcionais. Numa ruptura institucional.
II. Derivado ou instituído – criado pelo poder originário
a) Decorrente 
b) Reformador 	Comment by Adriano S Prazeres: Separados mais iguais.
Mutação constitucional, seria mudança na interpretação da norma porque o texto permaneceu o mesmo	Comment by Adriano S Prazeres: Normas preconceituosas nos EUA e Brasil.
6. (CNJ 2013 - CESPE - ANALISTA JUDICIÁRIO – JUDICIÁRIA) De acordo com o princípio da unidade da Constituição, a interpretação constitucional deve ser realizada de forma a evitar contradição entre suas normas. Certo ou errado?
7. (TRT 10ª 2013 - CESPE - ANALISTA JUDICIÁRIO - EXECUÇÃO DE MANDADOS) Em determinado país, como resultado de uma revolução popular, os revolucionários assumiram o poder e declararam revogada a Constituição então em vigor. Esse mesmo grupo estabeleceu uma nova ordem constitucional consistente em norma fundamental elaborada por grupo de juristas escolhido pelo líder dos revolucionários. 
8. Com relação a constitucionalismo, classificação e histórico das Constituições brasileiras, julgue os itens que se seguem. 
I - Constituições promulgadas — a exemplo das Constituições brasileiras de 1891, 1934, 1946 e 1988 — originam-se de um órgão constituinte composto de representantes do povo que são eleitos para o fim de as elaborar e estabelecer, ao passo que Constituições outorgadas — a exemplo das Constituições brasileiras de 1824, 1937 e 1967 — são impostas de forma unilateral, sem que haja participação do povo. 
II - No neoconstitucionalismo, passou-se da supremacia da lei à supremacia da Constituição, com ênfase na força normativa do texto constitucional e na concretização das normas constitucionais.
Apenas estão certos os itens:
a) I
b) II
c) nenhum dos itens
d) ambos os itens
Direitos Fundamentais
1. Explique as três principais gerações ou dimensões de direitos fundamentais.
2. Qual o principal marco distintivo entre a teoria liberal e a teoria socialista dos direitos fundamentais?
3. Relacione os direitos fundamentais com a teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas.
4. Comente o caso Lüth e qual a sua importância em relação aos direitos fundamentais nos seguintes aspectos:
a) dimensão subjetiva e objetiva;
b) eficácia horizontal e vertical. 
5. 
“A cláusula da reserva do possível – que não pode ser invocada, pelo Poder Público, com o propósito de fraudar, de frustrar e de inviabilizar a implementação de políticas públicas definidas na própria Constituição – encontra insuperável limitação na garantia constitucional do mínimo existencial, que representa, no contexto de nosso ordenamento positivo, emanação direta do postulado da essencial dignidade da pessoa humana.”
“A Administração não pode invocar a cláusula da ‘reserva do possível’ a fim de justificar a frustração de direitos previstos na Constituição da República, voltados à garantia da dignidade da pessoa humana, sob o fundamento de insuficiência orçamentária.” (ARE 639337 AgR, Relator(a):  Min. CELSO DE MELLO, Segunda Turma, julgado em 23/08/2011, DJe-177 DIVULG 14-09-2011 PUBLIC 15-09-2011 EMENT VOL-02587-01 PP-00125)
Desse modo, correlacione os princípios da reserva do possível, mínimo existencial e vedação ao retrocesso, no que tange à aplicabilidade dos direitos sociais.
6. “A Justiça autorizou a Polícia Civil a entrar nas casas de moradores do Complexo da Maré, amanhã, durante a ocupação do conjunto de favelas. O mandado coletivo de busca e apreensão foi expedido pelo juiz da 39ª Vara Criminal da capital, Ricardo Coronha Pinheiro, e é válido para todas as residências das favelas Nova Holanda e Parque União, ocupadas pela mesma facção que controla o tráfico no Complexo do Alemão. Nas outras favelas, a polícia ainda não tem mandados para poder revistar imóveis.
Leia mais: http://extra.globo.com/casos-de-policia/justica-expede-mandado-coletivo-policia-pode-fazer-buscas-em-todas-as-casas-do-parque-uniao-da-nova-holanda-12026896.html#ixzz3JfzE2seh
Essa medida está de acordo com os preceitos constitucionais?

Continue navegando