Buscar

PSICOLOGIA, ÉTICA E DIREITOS HUMANOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Diversidade é definida como um substantivo feminino que caracteriza tudo aquilo que é diverso, que tem multiplicidade, que apresenta pluralidade, não é homogêneo. Diante desta afirmação, podemos concluir que:
	
	
	
	
	somos múltiplos, com personalidades diversas.
	
	
	somos sociais, ou seja, um todo homogêneo.
	
	
	somos contrários, uma vez que temos várias dualidades: feminino e masculino; novo e velho; alto e baixo e entre outros.
	
	
	somos ímpares, únicos, inseridos em circunstâncias diferentes.
	
	
	somos iguais em etnia, crenças, cultura, culinária.
		O estudo do homem, da sociedade e da ordem e do bem comum pressupõe uma interdisciplinaridade de campos para que seja possível melhor compreender as interações sociais.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as formas em que a interação social do homem se estabelece.
	
	
	
	
	Interação, articulação e associação.
	
	
	Cooperação, competição e conflito.
	
	
	Articulação, interação social, consentimento e adaptação.
	
	
	Convívio, relacionamento interpessoal, interação social, grupo social.
	
	
	Agrupamento, interação social, trabalho em equipe e relacionamento interpessoal.
		Conforme as relações humanas em sociedade iam crescendo e tornavam-se mais complexas, surgiu-se a necessidade de estabelecer alguns valores fundamentais à vida humana em sociedade.
Com base na Constituição Federal do Brasil (CF/88) assinale a alternativa correta sobre o princípio da dignidade da pessoa humana.
	
	
	
	
	O princípio da dignidade da pessoa humana pode ser entendido como a garantia das necessidades vitais de cada indivíduo, sendo um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito, previsto no art. 1º, inciso III, da CF/88.
	
	
	O princípio da dignidade da pessoa humana pode ser entendido como a garantia das necessidades vitais de indivíduos específicos, sendo um dos pilares do Estado Democrático de Direito, sendo previsto no art. 1º, inciso II, da CF/88.
	
	
	A dignidade da pessoa humana não se trata de um princípio ou de um fundamento porque não está expressa na CF/88.
	
	
	O princípio da dignidade da pessoa humana não está expresso na CF/88.
	
	
	A CF/88 não engloba o fundamento que diz respeito à dignidade da pessoa humana, uma vez que o Brasil não é signatário da ONU ou é a favor de que sejam garantidas as necessidades vitais dos indivíduos.
		A dignidade da pessoa humana é uma parte constituinte dos elementos que formam o que é chamado de mínimo existencial. Esse entendimento impõe àqueles que interpretam as legislações a aplicá-las de maneira favorável à proteção dos direitos humanos. Marque a opção que melhor apresenta  o conceito de mínimo existencial.
	
	
	
	
	O mínimo existencial pode ser entendido como o conjunto básico de direitos fundamentais que asseguram vida digna a cada pessoa, como alimentação, educação e saúde.
	
	
	O mínimo existencial pode ser entendido como o conjunto básico de direitos fundamentais que asseguram vida digna a cada pessoa, como alimentação, educação e saúde. Assim, um indivíduo deverá receber ajuda da sociedade e do Estado segundo seus próprios méritos.
	
	
	O mínimo existencial pode ser entendido como o conjunto básico de direitos fundamentais que asseguram vida digna a cada pessoa, garantindo aos ricos a ajuda da sociedade e do Estado.
	
	
	O mínimo existencial pode ser entendido como o conjunto básico de deveres fundamentais que asseguram vida digna a cada pessoa, como alimentação, educação e saúde.
	
	
	O mínimo existencial pode ser entendido como o conjunto básico de direitos fundamentais que asseguram a atuação da sociedade civil.
		Uma das interpretações possíveis para o conceito de Ética implica em fazer o Bem e, em última instância, proporcionar a felicidade individual e coletiva. O Código de Ética da Psicologia, ao espelhar estes princípios vai estabelecer os parâmetros que devem obrigatoriamente pautar a prática dos profissionais de psicologia. Assinale a alternativa que possui correlato com o conteúdo presente no Código de Ética Profissional da Psicologia: 
	
	
	
	
	Contribuir para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão dos indivíduos e coletividades.
	
	
	Analisar criticamente as práticas sociais de seu tempo, incentivando e promovendo modelos que refletem os valores dos assim chamados "cidadãos de bem".
	
	
	É facultado, no exercício profissional, a indução de convicções políticas ou filosóficas se considerar que isso proporcionará melhoria na qualidade de vida para seu cliente.
	
	
	Não Intervir ou denunciar casos de negligência e agressão quando a vítima se pronunciar em favor do agressor.
	
	
	Manter uma postura crítica e analítica quando presenciar casos de violência, tortura ou agressão, sem intervir nas relações de poder instituídas a fim de compreender as determinações histórico, políticas e sociais envolvidas.

Continue navegando