Buscar

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
1. Pergunta 1
/0
Leia o trecho a seguir: 
“Para que um professor assuma uma postura inclusiva, é essencial que ele veja seu aluno não apenas como um portador de deficiência, já que, desta maneira, o traço biológico é colocado na dianteira de sua condição de sujeito. Não é como, por exemplo, um ‘DM’ (deficiente mental) que uma criança deve entrar na escola, mas sim como alguém que possui um nome, uma história, desejos, inclusive o de aprender.”
Fonte: SAMPAIO, C. T.; SAMPAIO, S. M. R. Educação inclusiva: o professor mediando para a vida. Salvador: EDUFBA, 2009, p.71.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os marcos legais e o Brasil, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O Brasil adotou políticas de inclusão de pessoas com deficiência para mulheres PCDs em situação de violência doméstica no setor laboral.
II. ( ) O Brasil decidiu rechaçar acordos internacionais e tratados que priorizam qualidade educacional, em especial para pessoas com deficiência.
III. ( ) Os problemas atrelados ao Brasil, no que tange à educação, são de foro estruturante e envolvem superlotação de salas, falta de professores e recursos pedagógicos, dentre outros.
IV. ( ) Todo e qualquer país que procura melhorar a qualidade de vida de sua população precisa melhorar a qualidade educacional.
V. ( ) O Brasil há muito tempo conseguiu superar seus problemas estruturantes na área educacional, sendo referência entre os demais países do mundo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
0. Incorreta: 
F, F, F, V, V.
1. 
 F, V, F, V, F.
2. 
V, V, V, F, F.
3. 
V, F, F, V, V.
4. 
F, F, V, V, F.
Resposta correta
2. Pergunta 2
/0
Leia o trecho a seguir: 
“A educação especial surgiu por meio de muitas lutas, organizações e leis favoráveis as pessoas com deficiência e a educação inclusiva começou a ganhar força a partir da Declaração de Salamanca (1994), a partir da aprovação da constituição de 1988 e da LDB 1996. Historicamente, a educação especial tem sido considerada como educação de pessoas com deficiência, seja ela mental, auditiva, visual, motora, física múltipla ou decorrente de distúrbios evasivos do desenvolvimento, além das pessoas superdotadas que também têm integrado o alunado da educação especial.” 
Fonte: KOSCHECK, A. O Papel da Escola Para a Educação Inclusiva: O papel da escola para a educação inclusiva. Revista Gestão Universitária. Disponível em: <http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/o-papel-da-escola-para-a-educacao-inclusiva>. Acesso em 13 ago. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Declaração de Salamanca, pode-se afirmar que ela é considerada um marco na educação inclusiva, porque:
Resposta : B- Foi incorporada a legislação brasileira trazendo importantes aspectos e reafirmando direitos para aqueles com necessidades especiais de educação.
3. Pergunta 3
/0
Leia o trecho a seguir: 
“A sociedade, no decorrer desses séculos, criou estereótipo e estigmatizou os sujeitos surdos. Isso levou a classe hegemônica, os ouvintes, a pensar e decidir por eles. Tudo começou na Itália, no Congresso de Milão, no ano de 1880. Nesse evento os ouvintes, aliados à visão terapêutica da medicina, decidiram proibir os surdos a sinalizarem. Conforme a decisão da maioria ouvinte, os surdos deveriam aprender o oralismo.”
Fonte: DÍAZ, F. et al (Orgs). Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas. Salvador: Edufba, 2009, p. 16-17.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre retrospectiva histórica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Tanto a Declaração de Salamanca quanto a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência são considerados marcos para a inclusão.
II. ( ) A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência ainda hoje exerce importância vital nas lutas pela inclusão.
III. ( ) A Declaração de Dakar, de 1994, é vista por especialistas como um divisor de águas no contexto histórico de inclusão no sistema educacional.
IV. ( ) A Declaração de Salamanca, assinada em 1994, aborda a questão de direitos com visão da luta de classes.
V. ( ) A Declaração de Pequim sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência no Novo Século aborda, também, a violência obstetrícia.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
0. 
F, F, V, V, V.
1. Incorreta: 
V, F, V, F, F.
2. 
V, F, F, V, F.
3. 
F, V, F, V, V.
4. 
V, V, F, F, F.
Resposta correta
4. Pergunta 4
/0
Os debates sobre a constituição de uma escola inclusiva são muito presentes na atualidade. Diante disso, são necessárias pesquisas que identifiquem aspectos da escola inclusiva que tem auxiliado na formação de estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, caracterizados pela Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008) como Estudantes Público-Alvo da Educação Especial.” 
Fonte: SANTOS, D. C.; VOLTARELLI, P. A.; SANTOS, D. A. N. A Importância da escola inclusiva para o desenvolvimento dos estudantes público-alvo da educação especial. Colloquium Humanarum, v. 13, Jul–Dez, 2016, p. 59-64. Disponível em: <http://www.unoeste.br/site/enepe/2016/suplementos/area/Humanarum/Educa%C3%A7%C3%A3o/A%20IMPORT%C3%82NCIA%20DA%20ESCOLA%20INCLUSIVA%20PARA%20O%20DESENVOLVIMENTO%20DOS%20ESTUDANTES%20P%C3%9ABLICO-ALVO%20DA%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20ESPECIAL.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2020.
Considerando essas informações e o que foi estudado sobre educação inclusiva, analise as afirmativas a seguir: 
I. A Declaração de Salamanca foca na inclusão de crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino.
II. As Normas sobre a Equiparação de Oportunidades para Pessoas com deficiência visam dar igualdade de oportunidade a essas pessoas.
III. Houve pouca aplicabilidade do que foi tratado na Convenção Interamericana para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação.
IV. A Convenção Interamericana para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Pessoas Portadoras de Deficiência ocorreu em 1976.
V. A Carta para o Terceiro Milênio foi aprovada em Nova Iorque, no dia 9 de setembro de 1999.
Está correto apenas o que se afirmar em: 
Resposta: A- I e II
5. Pergunta 5
/0
Leia o texto a seguir: 
“A cada dia a sociedade contemporânea passa por um processo de renovação em que se faz necessário agregar valores para que seja extinta toda e qualquer forma de preconceito; em que seja realizada em sua forma mais plena a execução da palavra ‘democracia’, onde se busca a formação plena de uma pessoa frente à educação e ao acesso aos meios de conhecimento e informação.”
Fonte: ROCHA, A. B, O. O papel do professor na educação inclusiva. Ensaios Pedagógicos, v.7, n. 2, Jul/Dez. 2017. Disponível em: <http://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/n14/n14-artigo-1-O-PAPEL-DO-PROFESSOR-NA-EDUCACAO-INCLUSIVA.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, escolha a afirmativa correta:
Resposta: D- Em 2011, a convenção sobre os direitos da pessoas com deficiência passa a ter 98 estados. 
6. Pergunta 6
/0
Na perspectiva da educação inclusiva, o foco não é a deficiência do aluno e sim os espaços, os ambientes, os recursos que devem ser acessíveis e responder à especificidade de cada aluno. Portanto, a acessibilidade dos materiais pedagógicos, arquitetônicos e nas comunicações, bem como o investimento no desenvolvimento profissional, criam condições que asseguram a participação dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.”.
Fonte: MEC. Como está sendo feita a inclusão de alunos com deficiência que nunca tiveram contato com as classes regulares? É necessário algum tipo de adaptação?. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/acessibilidade-sp-940674614/125-perguntas-frequentes-911936531/educacao-especial-123657111/112-como-esta-sendo-feita-a-inclusao-de-alunos-com-deficiencia-que-nunca-tiveram-contato-com-as-classes-regulares-e-necessario-algum-tipo-de-adaptacao>. Acesso em: 13 de agosto de 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre educação inclusiva, pode-se afirmar que:
Resposta: B- A educação inclusiva no brasil é orientada por politicas educacionais a partir de marcos e normas seguindo o que determina a lei federal.
7. Pergunta 7
/0
Leia o trecho a seguir: 
“As pessoas com deficiência conquistaram espaço e visibilidade na sociedade brasileira nas últimas décadas. [...] Entretanto, esse grupo de pessoas pouco interesse despertou nos historiadores e se encontram à margem dos estudos históricos e sociológicos sobre os movimentos sociais no Brasil, apesar de serem atores que empreenderam, desde o final da década de 1970, e ainda empreendem intensa luta por cidadania e respeito aos Direitos Humanos”
Fonte: LANNA JÚNIOR, M. C. M. (Comp.). História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010. p. 14 <http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/documentacao_e_divulgacao/doc_biblioteca/bibli_servicos_produtos/BibliotecaDigital/BibDigitalLivros/TodosOsLivros/historia_movimento_pcd_brasil.pdf>. Acesso em: 13 set. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre retrospectiva histórica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A discussão sobre direitos e inclusão em escolas buscava levar a conscientização a respeito de direitos da pessoa com deficiência dentro do sistema de educação.
II. ( ) A questão de direitos humanos, em seu contexto histórico, passou a ser discutida no século XXI.
III. ( ) A Resolução da Convenção Internacional de Deficiência trata dos direitos das pessoas com deficiência, abrangendo a área civil e política.
IV. ( ) Os princípios para a elaboração de medidas não privativas de liberdade e garantias mínimas é tratado na Declaração de Montreal.
V. ( ) A Declaração de Montreal sobre Deficiência Intelectual aborda abusos no ambiente laboral.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
0. 
F, F, V, V, V.
1. Incorreta: 
V, V, F, F, V.
2. 
V, F, V, F, F.
Resposta correta
3. 
F, V, F, V, F.
4. 
V, V, V, F, F.
8. Pergunta 8
/0
Leia o trecho a seguir: 
“A escola inclusiva depende de adaptações de grande e médio porte. Os de grande porte competem aos órgãos federais, estaduais e municipais de educação; as de pequeno porte são mudanças que cabem das iniciativas dos professores, que devem buscar recursos para ampliar sua qualificação, com o intuito de inserir esses alunos de forma eficaz e humana.”
Fonte: ROCHA, A. B, O. O papel do professor na educação inclusiva. Ensaios Pedagógicos, v.7, n. 2, Jul/Dez. 2017. Disponível em: <http://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/n14/n14-artigo-1-O-PAPEL-DO-PROFESSOR-NA-EDUCACAO-INCLUSIVA.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2020.
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, é correto afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
0. 
a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência trata da inclusão por meio do sistema educacional.
1. 
a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência encontra-se em compasso de espera da assinatura dos países da União Europeia.
2. 
a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência prioriza direitos de mulheres PCDs.
3. 
a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência é um tratado internacional cuja entrada em vigor se deu em 3 de maio de 2008..
Resposta correta
4. Incorreta: 
a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência foi assinada em 1994, na cidade de Salamanca, na Espanha.
9. Pergunta 9
/0
Leia o trecho a seguir: 
“A inclusão escolar busca transformar as escolas, tornando-as em espaços de formação e de ensino de qualidade para todos. Segundo a Constituição Federal Brasileira de 1988, o acesso ao ensino regular deve ser oferecido para todas as crianças e adolescentes. No caso dos Estudantes Público-Alvo da Educação Especial, devem receber um Atendimento Educacional Especializado complementar ou suplementar, preferencialmente nas instituições de ensino.”
Fonte: SANTOS, D. C.; VOLTARELLI, P. A.; SANTOS, D. A. N. A Importância da escola inclusiva para o desenvolvimento dos estudantes público-alvo da educação especial. Disponível em: Colloquium Humanarum, v. 13, Jul–Dez, 2016, p. 59-64. <http://www.unoeste.br/site/enepe/2016/suplementos/area/Humanarum/Educa%C3%A7%C3%A3o/A%20IMPORT%C3%82NCIA%20DA%20ESCOLA%20INCLUSIVA%20PARA%20O%20DESENVOLVIMENTO%20DOS%20ESTUDANTES%20P%C3%9ABLICO-ALVO%20DA%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20ESPECIAL.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2020.
Considerando essas informações e o que foi estudado sobre os marcos da educação inclusiva, analise as afirmativas a seguir:
I. O Censo do IBGE revelou que 6,7% da população, o equivalente a 12,5 milhões de brasileiros, possuem grande ou total dificuldade em algumas habilidades.
II. Os pesquisadores do IBGE apuraram que 24% da população brasileira se declarou ter algum tipo de dificuldade em alguma habilidade.
III. O Censo do IBGE revelou que a deficiência motora estava presente em 3,4% da população brasileira, ao passo que a visual alcançou 2,3%.
IV. O Censo do IBGE apontou que, 3,4% da população no país afirmava ter deficiência auditiva, enquanto 2,3% da população sofria de deficiência visual.
V. Segundo mostrou o Censo, 8,4% dos brasileiros tem deficiência intelectual e 1,2% tem deficiência motora por uso inadequado de aparelhos de celular. 
Está correto apenas o que se afirmar em: 
Ocultar opções de resposta 
0. 
III e IV.
1. 
II e III.
2. Incorreta: 
V e IV.
3. 
I e II.
Resposta correta
4. 
I e III.
10. Pergunta 10
/0
Leia o trecho a seguir: 
“Nas últimas semanas, foi impossível evitar o mal-estar (sic) causado por duas notícias veiculadas na imprensa. Uma delas trazia um garoto que foi barrado de ir ao cinema com a turma da escola em que estuda, em Belo Horizonte. O estudante tem paralisia cerebral e é cadeirante [...]. Também não passou despercebida uma comunidade de mães, na Argentina, que comemorou, em um grupo de conversas, a saída de um estudante portador de síndrome de Asperger, um transtorno de espectro autista, do colégio San Antonio de Padua, que providenciou a sua transferência.”
Fonte: BASILIO, A. L. Por que estudantes com deficiência ainda são excluídos das escolas?. Carta Capital. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/educacao/por-que-estudantes-com-deficiencia-ainda-sao-excluidos-das-escolas/>. Acesso em: 13 ag. 2020.
Considerando essas informações e o que foi estudado sobre educação inclusiva, analise as afirmativas a seguir:
I. A parte educacional teve baixa discussão analítica na Declaração de Salamanca.
II. A Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes, de 1975, foca na justiça de direitos.
III. A Recomendação nº 99, de 1955, elaborada pela OMT, busca a reabilitação profissional de pessoas com deficiência.
IV. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1920, versa, principalmente, sobre direitos das pessoas da terceira idade.
V. A Declaração de Sunderberg, de 1956, versa sobre a educação como aporte estratégico para dirimir desigualdades no sistema penal.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
0. 
III e IV.
1. 
I e V.
2. 
II e III.
Resposta correta
3. Incorreta: 
I, II e III.
4. 
II e V.

Continue navegando