Buscar

HISTÓRIA DA AFRICA - AVA - UNIDADES 1 AO 12

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS DISCIPLINA: HISTÓRIA DA ÁFRICA E CULTURA AFRODESCENDENTE
UNIDADE 1:
1) A. Gana, Mali, Songai, Tacrur, Canem e Bornu, Reinos Yorubás.
2) B. Deambulante.
3) C. Agricultores e pastores tinham uma organização de trabalho calcado na família estendida, clã ou linhagem, organizada pela ordem patrimonial, ou matrimonial, e a religião estava relacionada ao exercício do poder do chefe local.
4) D. às negociações dos seus produtos e ao desenvolvimento do comércio transaariano.
5) E. Constituir vínculo com a população local e estabelecer o comércio.
UNIDADE 2: 
1) D. A cultura confere singularidade e diferença à constituição das sociedades.
2) B. O candomblé configura-se como a religação das religiosidades africanas.
3) E. A africanidade percorre todas as instâncias do fazer cultural brasileiro.
4) B. A desigualdade racial ainda se faz presente na intimidade do Brasil.
5) C. A adoção do projeto racista europeu jogou a africanidade para a margem.
UNIDADE 3:
1) B. Institui a obrigatoriedade da história e do ensino das culturas africana e afro-brasileira em todos os estabelecimentos de ensino, públicos e privados, no intuito de mostrar as diferentes experiências de tais povos que participaram (e participam) da formação de nossa sociedade.
2) A. Promover a reparação, o reconhecimento e a valorização de diferentes grupos que foram subjugados por meio, dentre outras medidas, da discriminação, da exclusão ou da marginalização da história desses povos.
3) E. A educação para as relações étnico-raciais deve ocorrer em todos os âmbitos educacionais. Além disso, deve promover metodologias que auxiliem no desenvolvimento da cidadania, no reconhecimento e na valorização das diferentes experiências históricas e culturais que formam a sociedade brasileira.
4) B. Consistiam na principal mão de obra que os senhores de engenho dispunham para a produção extremamente lucrativa do açúcar. Devido a isso, o tráfico de escravos acentuou-se no Brasil colônia.
5) C. Os costumes e as tradições, como comemorações que evocam as memórias coletivas ou reforçam mitos que constituem o arcabouço interpretativo do grupo.
UNIDADE 4:
1) D. pedras preciosas, madeiras raras, corantes e sedas vindas do Oceano Índico com direção ao Mediterrâneo, onde eram redistribuídas aos diversos reinos e estados.
2) C. Os cartagineses disputavam a hegemonia mediterrânica com os romanos, sendo o Mediterrâneo um espaço essencial para o comércio de mercadorias entre a saída para o Atlântico e o Mediterrâneo Oriental. Com eles estavam também os mouros.
3) B. terceirizar a escravização, penhorando outra pessoa ao credor em seu lugar.
4) D. ao império de Kush, localizado onde fica hoje o atual Sudão, que também considerava Amon como um de seus deuses.
5) D. ao império de Kush, localizado onde fica hoje o atual Sudão, que também considerava Amon como um de seus deuses.
UNIDADE 5:
1) C. Em geral, ao mais velho dos anciãos, o tio materno mais idoso entre os vivos.
2) D. Os cartagineses, que foram punidos com a destruição de sua cidade-capital ao fim da Terceira Guerra Púnica.
3) C. Guardar memórias e tradições. Ele deve memorizar e recontar as histórias da comunidade às novas gerações para que estas não esqueçam as suas raízes nem os feitos do passado.
4) D. O continente africano é banhado pelos oceanos Atlântico e Índico e pelos mares Mediterrâneo e Vermelho. O canal de Suez foi construído para permitir a ligação dos mares Vermelho e Mediterrâneo.
5) B. Dos povos etíopes, que se acreditam descendentes de Salomão, em cerimônias da Igreja Ortodoxa Etíope.
UNIDADE 6: 
1) B. Foram fatores econômicos, políticos, sociais e culturais. O imperialismo foi uma saída encontrada pelos países que viviam uma crise que enfraqueceu os mercados e a confiança nos governos e fortaleceu os conflitos sociais e o sentimento de missão civilizatória.
2) A. Visando atender suas demandas econômicas, representantes de quinze potências europeias dividiram o território africano durante a Conferência de Berlim, entre o final de 1884 e o início de 1885, a Conferência de Berlim, nela definiram as regras de ocupação do território africano.
3) D. Apenas a III e IV estão corretas.
4) D. I e III.
5) C. Regime de segregação racial que vigorou na África do Sul, entre 1948 e 1994. O apartheid era um conjunto de leis que separavam brancos e não brancos nos espaços públicos, nos meios de transporte e nas escolas e proibia casamentos entre brancos e negros. Os negros não podiam participar das eleições, tampouco concorrer a cargos públicos.
UNIDADE 7:
1) B. A experiência trazida pelos portugueses permitiu o cultivo de plantas úteis alimentares que foram transplantadas com êxito para o meio agrícola. Assim sendo, os primeiros anos da colônia tiveram a agricultura como base financeira.
2) B. Sociedade Híbrida.
3) C. A imagem de paraíso sexual, do futebol, das praias, do carnaval e da desmoralização política.
4) A. Mito da democracia racial.
5) C. Mulheres negras.
UNIDADE 8: 
1) B. Descrições de inúmeras relações amorosas entre senhores e escravos – negros e indígenas, que contribuíram para a miscigenação do Brasil, eliminando, assim, as diferenças étnicas e anulando o racismo.
2) B. Gonçalves Dias faz parte da poesia denominada indianista; é autor de obras como I-Juca-Pirama e Canção do Tamoio e criou representações sobre os indígenas, nas quais valorizava o caráter guerreiro desses povos, silenciando outras formas de manifestação cultural e psicológica.
3) E. Foi uma definição criada pelos europeus para explicar o posicionamento dos indígenas em relação aos colonizadores europeus, em que o "bom selvagem" seria aquele que contribuiu com a colonização, aceitando a cultura exterior, e o "mau selvagem" aquele que manteve a sua prática tradicional, virando inimigo.
4) E. O conteúdo programático a que se referem essas leis incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira a partir desses dois grupos étnicos, tais como: o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política pertinentes à história do Brasil.
5) C. Ao afirmar que os indígenas não tinham essas letras no seu vocabulário, fica evidente a visão que os portugueses construíram sobre a organização social da população nativa, impossibilitando o reconhecimento deles como iguais.
UNIDADE 9:
1) D. II e IV.
2) E. A presença dos portugueses no continente africano promoveu o aumento das guerras entre os reinos africanos, incentivadas como meios para obter mais cativos.
3) C. Conforme os negócios na África se tornavam mais lucrativos, os portugueses viram a necessidade de se estabelecer no litoral africano e Arguim foi escolhida para servir de entreposto comercial, onde construíram a primeira feitoria portuguesa, em 1445.
4) C. I e III.
5) A. O catolicismo foi bem aceito pelo manicongo Nzinga a Nkuwa, que se batizou em 1491, considerando que a adoção do catolicismo garantiria a aliança com os portugueses e a consequente ajuda para transformar o país.
UNIDADE 10:
1) B. compreende criticamente que o Brasil é formado por três matrizes étnicas e propõe uma ação reflexiva sobre os preconceitos na sociedade.
2) C. O sincretismo religioso. Em outros termos, é a mistura de diferentes elementos religiosos como, por exemplo, o catolicismo e as divindades africanas.
3) B. Os costumes e as tradições como comemorações que evocam as memórias coletivas ou reforçam mitos que constituem o arcabouço interpretativo do grupo.
4) C. O conceito de raça está relacionado aos aspectos biológicos e físicos. O conceito de etnia está relacionado às características culturais de um determinado povo.
5) D. A identidade de um país é algo amplo. Envolve aspectos culturais, memória coletiva, política, aspectos socioeconômicos, modos de vida, cotidiano, celebrações, festas, dados estatísticos, dentre outros.
UNIDADE11:
1) E. Apenas II e III.
2) C. V – F – V – F.
3) D. Apenas I e III.
4) B. desempenhavam diferentes atividades produtivas na colônia, de acordo com a região e ao longo do tempo, mas foram a principal mão de obra do cultivo da cana-de-açúcar.
5) C. Apenas III.
UNIDADE 12:
1) A. Ao navegarem pela costa africana em direção ao Sul do Atlântico, os portugueses estabeleceram feitorias que deram início à escravização dos africanos.
2) B. A diferença é que na escravidão cultural africana a raça não tinha importância, enquanto a criada pelos europeus é do tipo racial.
3) C. Plantio, colheita e processamento.
4) D. A ausência de legislação – existente nos Estados Unidos – que proibisse os matrimônios entre pessoas de diferentes etnias.
5) E. Essa classificação se dá pelo fato de que os jacobinos foram a ala mais radical da Revolução francesa, intransigentes na defesa da liberdade e da igualdade.

Continue navegando