Buscar

desafio-Abordagem gerativa da gramática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Faculdade Campos Elíseos-Centro universitário na Microrregião de Osasco, São Paulo.
Licenciatura em Letras- Português/Inglês 2ª Licenciatura.
Douglas augusto Teodosio
Frase, período e oração: gramática tradicional e abordagem gerativista
Caraguatatuba
2023
Desafio
Abordagem gerativa da gramática
 Gramática internalizada 
 Consiste no conjunto de regras que todo falante de uma língua domina desde seu nascimento, isto é, os estudiosos da gramática internalizada defendem que todo falante de uma língua nasce com uma estrutura linguística pronta mentalmente, que permite a produção e compreensão de orações.
 Temos exemplos em reflexões rápidas de como espelhamos água, pai, mãe.
 Gramaticalidade e agramaticalidade
 Em linguística, gramaticalidade é a determinação gramatical de uma sentença, isto é, a propriedade que define se uma sentença é gramatical — capaz de ser entendida por um falante nativo — ou agramatical.
 Me perguntaram sobre você. Essa forma não é aceita pela NGB, apresenta agramaticalidade.
Existem indagações em que o idioma parece ser claro, entretanto pode não estar exato.
 Percepção de erro e acerto
 A não ser que você se considere uma espécie de divindade, certamente esta frase já lhe saiu da boca ou estampou seus pensamentos um cem número de vezes. O erro é parte da condição da imperfeição humana e convivemos com ele desde os primórdios de nossa existência.
 Toda a construção da evolução de nossa espécie passa, obrigatoriamente, pelos erros vindos de nossa imperfeição, de nossas avaliações equivocadas acerca de algum assunto, e por outras vezes, de nossas próprias escolhas.
 Quem eu não errei “,viche ” e agora “deu ruim meu ”, ao indagar sobe o erro ele e parte da construção e evolução do idioma , pela complexidade do nosso idioma estamos em constante evolução ao ponto de erros tornarem-se parte do idioma como temos o exemplo de: a vossa mercedes , o nosso conhecido você . 
 A competência soma uma sequência performática da língua em sua ação principal tornar-se bela ao ouvir sem aquela duvida que o som e daquele lugar como musica afinada 
 Competência linguística
 Competência linguística é um termo que denomina a capacidade do usuário da língua de produzir e entender um número infinito de sequências linguísticas significativas, que são denominadas sentenças, frases ou enunciados, a partir de um número finito de regras e estruturas. 
 Assim julgamos que “O menino comeu a maçã” é uma frase da língua portuguesa, gramatical, isto é, produzida de acordo com a gramática da língua, as regras ou normas internalizadas.
 Desempenho Linguístico
 Definido por Chomsky como “conjunto de imposições que limitam o uso da competência. É a imperfeita manifestação do sistema. É o uso real da língua em uma situação concreta.”
 De fato, um bom exemplo o uso de uma linguagem adequada em uma entrevista a uma vaga de emprego onde seu entrevistador está à espera de um erro portanto não custa estar afiado nesses momentos.
 Um bom desempenho linguístico... requisito básico para a empregabilidade
 O uso do gerundismo configura uma recorrência bastante significativa. “Vamos estar transferindo”, “Vamos estar conferindo”, são hábitos que não soam bem, portanto, merecem ser banidos do nosso discurso. Por que não dizermos: vamos transferir? Com certeza denotará uma ideia mais precisa e segura.
 Recursividade como propriedade das línguas naturais
 A natureza recursiva da sintaxe tem sido destacada, no âmbito da Teoria Gerativa desde os anos 1950, como uma das propriedades fundamentais das línguas naturais. As analogias entre os sistemas numérico e linguístico baseadas nessa propriedade não são raras na literatura (CHOMSKY, 1998; 2007).
 Recursividade é o mecanismo básico para repetições nas linguagens funcionais.
 Recursividade' é um termo usado de maneira mais geral para descrever o processo de repetição de um objeto de um jeito similar ao que já fora mostrado. Um bom exemplo disso são as imagens repetidas que aparecem quando dois espelhos são apontados um para o outro.
 Referências 
https://www.dicionarioinformal.com.br/
https://www.dialogosviagenspedagogicas.com.br/
https://www.ceale.fae.ufmg.br/
https://www.portugues.com.br/gramatica/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Recursividade 
 resposta do quadro 
De fato, um bom exemplo o uso de uma linguagem adequada em uma entrevista a uma vaga de emprego onde seu entrevistador está à espera de um erro portanto não custa estar afiado nesses momentos, os exemplos citados de formas gramaticais e suas funções dentro de uma oração só enfatizam essa pratica da linguagem e suas consequências aos ouvintes enquanto maior sua eficácia melhor será sua recepção para o ouvinte ,utilizando exemplos diretos chegamos a resolução das dúvidas citadas neste desafio.

Continue navegando