Buscar

ATIVIDADE A2 SAUDE COLETIVA nota 9 0

Prévia do material em texto

ATIVIDADE A2 – SAUDE COLETIVA
As iniquidades em saúde são grandes desafios que o setor precisa passar. Trata-se de situações sistemáticas e relevantes, que são evitáveis, injustas e desnecessárias, sendo um dos traços mais marcantes da situação de saúde do Brasil e um dos principais marcos relacionados aos Determinantes de Saúde.
BUSS, P. M.; PELLEGRINI FILHO, A. Iniquidades em saúde no Brasil, nossa mais grave doença: comentários sobre o documento de referência e os trabalhos da comissão nacional sobre determinantes sociais da saúde. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 9, p. 2005-2008, set. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2006000900033&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 1 jun. 2020.
Sobre os Determinantes Sociais na Saúde, analise as opções a seguir.
I. O modelo de Dahlgren e Whitehead inclui os DSS dispostos em diferentes camadas, iniciando com as camadas mais próximas aos determinantes individuais, até as mais generalistas.
II. Segundo o modelo de Dahlgren e Whitehead, os indivíduos estão na base do modelo, com suas características individuais/intrínsecas, como: idade, sexo e fatores genéticos.
III. Desigualdades e iniquidades são palavras sinônimas, referindo-se a situações evitáveis.
IV. Equidade se refere a dar de forma igualitária o que o outro precisa, independente do que se precisa.
Está correto o que se afirma em:
· 
III, IV.
· II, III, IV.
· I, II, III e IV.
· I e II.
· I, II e III.
 
O modelo de representação dos Determinantes Sociais de Saúde de Dahlgren e Whitehead organiza os determinantes em diferentes camadas, segundo seu nível de abrangência, desde uma camada mais próxima aos determinantes individuais até a camada mais distante. Sendo uma forma de elucidar graficamente as influências e relações existentes entre as situações de vida e processo saúde doença.
SOBRAL, A.; FREITAS, C. M. Modelo de organização de indicadores para operacionalização dos determinantes socioambientais da saúde. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 35-47, mar. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902010000100004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 1 jun. 2020.
Nesse modelo, qual o nível mais distante do centro?
· Comportamento e os estilos de vida individuais.
· Condições de vida e trabalho.
· Redes sociais e comunitárias.
· Fatores étnicos e genéticos.
· Condições socioeconômicas, culturais e ambientais da sociedade.
DATASUS é o departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil. Trata-se de um órgão da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, com a responsabilidade de coletar, processar e disseminar informações sobre saúde. Existe uma versão on-line e aberta ao público para consultas e acompanhamentos.
DATASUS: Departamento de informática do SUS. Ministério da Saúde.  DATASUS. Disponível em: https://datasus.saude.gov.br/sobre-o-datasus/. Acesso em: 1 jun. 2020.
Sobre os Sistemas de Informação em Saúde, analise as opções a seguir.
I. O instrumento de coleta de dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade é a Declaração de Óbito.
II. O instrumento de coleta de dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos é a Declaração de Nascido Vivo.
III. O Sistema de Informações Hospitalares tem como instrumento as fichas de atenção básica.
IV. O Sistema de Informação de Agravos de Notificação tem como instrumento de coletas as Fichas de Notificação.
Está correto o que se afirma em:
· I, II e IV.
· I, II e III.
· I, II, III, IV.
· III e IV.
· II e IV.
 PULAR 
Vigiar: verbo transitivo direto. Estar atento a; observar atentamente. Observar oculta ou secretamente; espreitar. Cuidar atenciosamente; olhar por; velar. Estar atento ou desperto. Fazer a verificação de; controlar, fiscalizar. Ficar de guarda, de sentinela; estar alerta. Estar ou ficar prevenido; acautelar-se, precaver-se.
DICIONÁRIO Brasileiro da Língua Portuguesa. MICHAELIS, 2020. Disponível em:
https://michaelis.uol.com.br/palavra/4bqam/vigiar/. Acesso em: 7 jun. 2020.
Levando em consideração a Vigilância em Saúde, analise as alternativas a seguir e identifique a opção correta.
· A Vigilância em Saúde compreende a intervenção de forma não participativa nas atividades e necessidades da população.
· A abordagem em grupo, vendo de forma geral e não específica, é uma das maiores peculiaridades da Vigilância em Saúde.
· A abordagem individual é a principal característica da Vigilância em Saúde, pois o caráter subjetivo e peculiar de cada ser é levado em consideração.
· As demandas da Vigilância em Saúde se centram em práticas individuais, detendo-se as atividades curativistas.
· A Vigilância em Saúde é compreendida como uma forma de monitorar, acompanhar e identificar situações relacionadas a doenças e possíveis agravos, individuais ou coletivas.
 PULAR 
João Pedro é gestor municipal da Atenção Básica de uma cidade metropolitana, no exercício de suas atividades ele identifica o aumento considerável no número de notificação de tuberculose em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Ao analisar esses dados, ele percebe que o aumento se dá majoritariamente no público masculino, com faixa etária de 20 a 25 anos, e mesmo local de trabalho.
Nesse contexto, como o gestor deve proceder?
· Para a gestão de saúde não é importante considerar esses dados, pois a tuberculose não é uma doença de importância clínica.
· Nesse caso não há necessidade de intervenção, é normal tais acréscimos.
· João Pedro precisa verificar se esses dados são fidedignos, pois é comum subnotificação, não sendo importante considerar esses dados.
· João Pedro deve marcar uma reunião com a equipe de saúde e encontrar uma forma de penalizá-la por irresponsabilidade.
· João Pedro diante dessa situação deve buscar reunir-se com as equipes de saúde das unidades e buscar formas de intervenção e melhoramento do panorama de saúde.
 PULAR 
Leia o trecho a seguir.
“O termo informação, segundo o dicionário Houaiss, tem, entre outras acepções, as seguintes: a) comunicação ou recepção de um conhecimento ou juízo; b) o conhecimento obtido por meio de investigação ou instrução; esclarecimento, explicação, indicação, comunicação, informe; c) acontecimento ou fato de interesse geral tornado do conhecimento público ao ser divulgado pelos meios de comunicação; notícia; d) conjunto de atividades que têm por objetivo a coleta, o tratamento e a difusão de notícias junto ao público; e e) conjunto de conhecimentos reunidos sobre determinado assunto.”
MUNCK, A. B.; MORENO, C. M.; COELI, S. Informação em saúde. Dicionário da Educação Profissional em Saúde.Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/infsau.html. Acesso em: 1 jun. 2020.
Sobre a informação e os Sistemas de Informação em Saúde, analise as opções a seguir.
I. A informação pode funcionar como uma forma de diminuir as incertezas sobre determinada patologia, viabilizando a tomada de decisão por profissionais e gestores.
II. A informação atua em um processo de reflexão, avaliação e tomada de decisões para se superar determinada situação de saúde.
III. A aplicabilidade das informações em saúde acontece por meio das informações epidemiológicas e da gestão dos serviços de saúde, não tendo relação com a consolidação nos Sistemas de Informação em Saúde.
IV. Os dados sobre saúde, como o número de casos de pessoas acometidas por uma doença, quantidade de óbitos, nascidos vivos ou reposta a um determinado tratamento, são consolidados e integrados em Sistemas de Informação.
Está correto o que se afirma em:
· I, II, III e IV.
· II e IV.
· I, II e IV.
· I, II e III.
· II, III e IV.
 PULAR 
Os Sistemas de Informação em Saúde, são importantes instrumentos de trabalho na gestão e assistência em saúde, capazes de fortalecer a tomada de decisão e as possibilidades de melhor atuação dentro do setor de saúde. O compartilhamento de informações e divulgação de panoramas de saúde também são muito utilizados.
Em relação às funções dos Sistemas de Informação em Saúde, analiseas opções a seguir.
I. Dar embasamento à gestão diária e a operação do dia, semana, mês ou ano.
II. Conhecer e monitorar a situação de saúde da população e o panorama socioambiental.
III. Dificultar o planejamento, a supervisão e o controle e avaliação das situações e serviços de saúde.
IV. Possibilitar os processos decisórios em seus diversos níveis de decisão e ação.
Está correto o que se afirma em:
· I, III e IV.
· II e IV.
· I, II e IV.
· I, II e III.
· I e II.
 PULAR 
A construção do entendimento ampliado de saúde e doença, como parte de um processo de determinação social, é algo relativamente recente no nosso país, que ganhou maior notoriedade após a Constituição de 1988 e o estabelecimento das leis orgânicas da saúde: 8.080/90 e 8.142/90. Na lei 8.080/90, artigo 3º consta que “Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.”
BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, 19 set. 1990.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm. Acesso em: 8 jun. 2020.
Diante do exposto, analise as opções a seguir.
I. Determinantes Sociais de Saúde são as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham, traduzindo-se nos modos de levar a vida.
II. As condições correlacionadas ao ciclo de vida: nascer, crescer e envelhecer em comunidade, são situações que dizem respeito aos determinantes de saúde.
III. As relações sociais estabelecidas entre os sujeitos, no que diz respeito à construção e interação consigo e com os outros, não são fatores importantes a serem considerados.
IV. Alimentação, moradia, condições sanitárias, meio ambiente, renda, educação, atividade física, transporte, lazer, são importantes fatores a serem considerados dentro do contexto dos Determinantes Sociais de Saúde.
Está correto o que se afirma em:
 
· I e IV.
· II e III.
· I, II, III e IV.
· I, II e IV.
· II, III e IV.
 PULAR 
Leia o trecho a seguir.
“A Vigilância em Saúde é responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira”.
BRASIL, Ministério da Saúde.  A Vigilância em Saúde. Disponível em: https://www.saude.gov.br/vigilancia-em-saude/atuacao. Acesso em: 1 jun. 2020.
Sobre as ações da Vigilância em Saúde, avalie as opções a seguir.
I. Vigilância da situação de saúde da população, com produção das análises que fomentam o planejamento, a seleção de prioridades e as estratégias de enfrentamento, monitoramento e avaliação das questões de saúde pública.
II. Vigilância sanitária dos riscos oriundos da produção e uso dos produtos, serviços e tecnologias de importância para a saúde.
III. Vigilância das doenças crônicas não transmissíveis, além das situações de acidente e violência.
IV. Vigilância do processo de gestão dos serviços de saúde, no sentido da logística financeira e destinação de recursos para estabelecimentos de saúde.
Está correto o que se afirma em:
· I, II e III.
· I, III e IV.
· II, III e IV.
· I, II e IV.
· II e III.
 PULAR 
Determinantes sociais são compreendidos como fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. Tais fatores de risco influenciam nos riscos e vulnerabilidades que estão imersos quanto indivíduos e coletividades.
BUSS, P. M.; PELLEGRINI FILHO, A. A saúde e seus determinantes sociais. Physis, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 77-93, 2007.
Qual alternativa a seguir corresponde a um determinante social da saúde?
· 
Cor do cabelo e olhos.
· Interações hormonais.
· Cor da pele.
· Fatores biológicos.
· Grau de inclusão social e educação.
 PULAR

Continue navegando

Outros materiais