Buscar

Fontes de informação 2

Prévia do material em texto

13/11/2020	UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
13/11/2020	UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
13/11/2020	UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
1. Diferentes estudos efetuados demonstram que uma informação criada especificamente para a necessidade de um público-alvo bem definido possui um impacto altamente positivo para o crescimento do conhecimento dentro de uma organização. Alguns critérios são fundamentais para que seja possível atingir um impacto no cotidiano do seu público-alvo e também importante para o direcionamento do autor no seu processo de criação. Sobre esses critérios, assinale a alternativa CORRETA:
a) Individualidade; Sincronismo; Análise de Dados.
b) Simples; Mediana; Complexa.
c) Primário; Secundário; Terciário.
d) Acessibilidade; Interpretabilidade; Precisão; Relevância.
2. Os critérios e características de avaliação da informação podem variar conforme o posicionamento de cada autor. Por exemplo, os autores Sena e Pires (2012) trazem uma abordagem focada na particularidade e a conexão com o uso da informação em pesquisa. Para eles, a qualificação de uma fonte de informação está vinculada a 15 dimensões ou categorias. Sobre esses critérios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Contextualização: é atraente ao público consumidor.
( ) Precisão: informação detalhada para o pronto uso.
( ) Atualidade: informação atualizada em um intervalo de tempo satisfatório.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SENA. A.; PIRES, E. A. N. Qualidade da informação: uma breve abordagem sobre a contribuição do periódico científico para a ciência. Revista Múltiplos Olhares em Ciências da Informação, v. 2. Belo Horizonte, 2012.
 a)
V - V - V.
 b)
V - V - F.
 c)
F - V - V.
 d)
V - F - V.
3. A qualidade é um substantivo abstrato para conceituação, geralmente materializado pelo senso comum. Existe uma abordagem em cinco dimensões que pode nos auxiliar na definição da qualidade de uma informação de forma sistemática. Sobre essas dimensões, assinale a alternativa CORRETA:
· a) Baseada na fonte, baseada no tempo, baseada no tamanho, transcendente e baseada no usuário.
· b) Transcendente, baseada no tamanho, baseada na produção, baseada no tempo e baseada no usuário.
c) Baseada no usuário, baseada no produto, baseada na qualidade como um aspecto de valor, baseada na produção e baseada no tamanho.
d) Transcendente, baseada no usuário, baseada no produto, baseada na produção e baseada na qualidade como um aspecto de valor.
4. A percepção de qualidade está diretamente ligada à experiência que a pessoa tem em contato com a informação. A informação deve ser observada por quem a consome e, para ter qualidade, a informação precisa satisfazer os desejos desse indivíduo. O produto de qualidade deve ter a capacidade de se ajustar aos padrões e as preferências do seu consumidor. Existe uma abordagem em cinco dimensões que auxilia na definição da qualidade de uma informação de forma sistemática. Sobre o exposto, associe os itens, utilizado o código a seguir:
I- Baseada na produção.
II- Baseada no usuário.
III- Baseada no produto.
( ) Considerando a necessidade do usuário, ao adequá-la a essa realidade, pode-se considerar uma informação com qualidade na sua produção.
( ) É possível identificar a qualidade e medi-la, quando se trata como um objeto, mediante atributos e características. 
( ) Com base na expectativa e necessidade do usuário, quando a informação atende a esses requisitos, ela terá qualidade para ele. Esse caso é bastante subjetivo e será variável de indivíduo para indivíduo, sem possibilidade de automatização ou operacionalização. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)
III - II - I.
 b)
I - III - II.
 c)
II - III - I.
 d)
II - I - III.
5. Quando uma informação é criada especificamente para a necessidade de um público-alvo bem definido, ela possui um impacto altamente positivo para o crescimento do conhecimento dentro de uma organização. Alguns critérios são fundamentais para que seja possível atingir um impacto no cotidiano do seu público-alvo e também importante para o direcionamento do autor no seu processo de criação. Sobre esses critérios, assinale a alternativa CORRETA: a) Primário, secundário e terciário.
b) Transcendente, baseada no usuário, baseada no produto e baseada na produção.
c) Acessibilidade, interpretabilidade, precisão, e relevância.
d) Individualidade, sincronismo e análise de dados.
6. A gestão da informação é fundamental para qualquer organização. Com isso, para uma boa gestão da informação, são necessários três pilares fundamentais. Sobre esses três pilares, assinale a alternativa CORRETA:
a) Informações internas, informações externas e informações originais.
b) Informação primária, informação secundária e informação terciária.
c) Fonte importante, fonte pouco relevante e fonte regular.
d) Necessidade da informação, classificação das informações e resultado da informação.
7. Existe um modelo aplicado de fontes de informação que a separa por objetivo e uso da informação, ou seja, realiza a categorização de fontes de informação. Esse modelo apresenta as fontes de informação separadas em duas faces. Sobre essas duas faces, assinale a alternativa
CORRETA:
 a) Fonte pessoal e fonte documental.
 b)
Fonte original e fonte posterior.
 c)
Fonte principal e fonte secundária.
 d)
Fonte simples e fonte complexa.
8. A informação deve ser observada por quem a consome, e para ter qualidade, a informação precisa satisfazer os desejos desse indivíduo. Sempre o produto de qualidade deve ter a capacidade de se ajustar aos padrões e preferências do seu consumidor. Existe uma abordagem em cinco dimensões que auxilia na definição da qualidade de uma informação de forma sistemática. Sobre o exposto, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Transcendente
II- Baseado na produção
III- Baseado na qualidade como um aspecto de valor
( ) Toda informação possui um valor determinado para cada um dos indivíduos, e com base nisso define-se a sua qualidade como um atributo desse valor.
( ) Quando a informação é inquestionável, possui um reconhecimento universal e absoluto sobre o tema. Podemos atribuir isso, em grande parte, a estudos em fontes primárias, por exemplo, poemas e fórmulas matemáticas. 
( ) Considerando a necessidade do usuário, ao adequá-la a essa realidade pode-se considerar uma informação com qualidade na sua produção. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)
II - III - I.
 b)
I - III - II.
 c)
III - II - I.
 d)
III - I - II.
9. O controle bibliográfico possui suas dificuldades naturalmente, se observarmos o Brasil, temos um desafio ainda maior por se tratar de um país continental. A bibliografia possui mecanismos capazes de controlá-la e cada um deles possui seu objetivo específico. Sobre o exposto, associe os itens, utilizado o código a seguir:
I- Catalogação na fonte.
II- Identificação numérica dos documentos.III- Bibliografia nacional/comercial.
( ) Refere-se a publicações editadas dentro de cada país.
( ) Refere-se à catalogação da sua publicação.
( ) O sistema padronizado de números para identificação de conteúdo - por exemplo ISBN.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)
I - III - II.
 b)
III - I - II.
 c)
II - I - III.
 d)
II - III - I.
10.O controle bibliográfico tem como seu principal objetivo criar um sistema mundial para controle e troca de informações. Esse conceito pressupõe o estabelecimento de controles bibliográficos nacionais entre os países. Esse controle está intimamente ligado a três principais níveis de conservação. Sobre esses principais níveis, assinale a alternativa CORRETA: a) Geral, particular e interno.
b) Interpretabilidade, precisão e relevância.
c) Primário, secundário e terciário.
 d) Transcendente,usuário e produção.Prova finalizada com 
10
 acertos
 e 
0
 questões erradas
.
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php	1/4
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php	1/4
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php	1/4

Continue navegando