Buscar

DIREITO CIVIL QUESTAO0 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 02
“Já decidiu o Superior Tribunal de Justiça que “o direito de ação por dano moral é de natureza patrimonial e, como tal, transmite-se aos sucessores da vítima”. Desse modo, o nascituro, como titular de direito eventual (CC, art. 130), só poderá compor medidas de conservação de seus direitos, por seu representante legal, não se podendo sequer em se falar em antecipação de tutela, que exige a titularidade da pretensão, titularidade esta que só será adquirida se o nascituro nascer com vida. O que se pode admitir é a aplicação do jus superveniens, representado pelo nascimento do lesado após o ajuizamento da ação.” (Carlos Roberto Gonçalves). 
a. Com base na assertiva acima, como tem decidido a jurisprudência hodierna dos Tribunais pátrios acerca da nova ordem jurisprudencial no que tange o início da personalidade da pessoa natural? 
OBS: Não tem apenas uma decisão ou uma exatidão quanto ao Nascituro, existem várias divergências sobre análise dos direitos de um nascituro após pesquisas nas decisões jurisprudenciais podemos verificar que as teorias Natalista e de concepção não são unanimes e ainda defendem a teoria da personalidade condicional, entretanto nos últimos tempos cresceram as decisões que têm adotado a Teoria Concepcionista
RESPOSTA
“Tribunal de Justiça de Santa Catarina TJ – SC – Apelação Cível: AC 20150016243 Itajaí 2015.001624-3
RELATOR: Desembargador Saul Steil
Ementa
APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE COBRANÇA. SEGURO OBRIGATÓRIO DPVAT. AÇÃO PROPOSTA PELO FILHO DA VITIMA. ILEGITIMIDADE ATIVA AVENTADA EM SEDE PRELIMINAR PELA SEGURADODA RÉ. AUTOR QUE AINDA ESTAVA NO VENTRE DE SUA GENITORA À ÉPOCA DO ACIDENTE. PAGAMENTO REALIZADO AOS SEUS AVÓS. PRELIMINAR DE ILEGITIMIDADE ATIVA, ACOLHIDA. PRESCRIÇÃO DA PRETENSÃO RECONHECIDA PELO MAGISTRADO. SETENÇA EXTINTA SEM RESOLUÇÃO DE MÉRITO (ART. 267, INC. VI DO CPC). IRRESIGNAÇÃO DO AUTOR. ILEGITIMIDADE ATIVA AFASTADA. DIREITOS DO NASCITURO GARANTIDOS POR LEI DESDE O MOMENTO DA SUA CONCEPÇÃO. EXEGESE DO ART. 4° DO CÓDIGO CIVIL DE 1916, EM VIGR À ÉPOCA DA CONCORRENCIA DO SINISTRO (ART. 2° DO CÓDIGO CIVIL DE 2002). PRESCRIÇÃO. INOCORRÊNCIA. TERMO INICIAL DO PRAZO PRESCRICIONAL QUE SE INICIOU A PARTIR DO MOMENTO EM QUE O AUTOR COMPLETOU DEZESSEIS ANOS DE IDADE. PRESCRIÇÃO QUE NÃO OCORRE EM RELAÇÃO AOS ABSOLUTAMENTE INCAPAZES. INTELIGÊNCIA DOS ARTS. 3° E 198, DO CÓDIGO CIVIL DE 2002. SETENÇA ANULADA. CAUSA MADURA. POSSIBILIDADE DE JULGAMENTO NESTA INSTÂNCIA. ART. 515, 3°, DO CPC. PAGAMENTO REALIZADO DE BOA-FÉ AOS ASCENDENTES DA VÍTIMA. APLICAÇÃO DO ART. 935 DO CÓDIGO CIVIL DE 1916 (ART. 309 DO CC/2002). CERTIDÃO DE ÓBITO CONTENDO A INFORMAÇÃO DE QUE DE CUJOSERA SOLTEIRO E NÃO DEIXOU FILHOS. TEORIA DA APARÊNCIA. OBRIGAÇÃO QUITADA. DIREITO DE REGRESSO RESSALVADO. PRETENSÃO ADUZIDA NA EXORDIAL JULGADA IMPROCEDENTE. RECURSO CONHECIDO E PARCIALMENTE PROVIDO. ”
b. Quais os efeitos jurídicos acarretado às partes segundo as decisões dos tribunais?
2º A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.
Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.

Outros materiais