Buscar

para estudar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 Os vírus são capazes de causar diferentes doenças provocando danos em diferentes sistemas do organismo. Por isso foram classificados oficialmente de acordo com as normas do Comite Internacional de Taxonomia de vírus (CITV). Descreva como é realizada sua classificação.
	MORFOLOGIA: referente ao tamanho, forma, tipo de simetria estrutural do capsídeo, presença de glicoproteínas e envelope.
	REPLICAÇÃO e organização do GENOMA: diz respeito ao tipo de ácido nucleico (DNA ou RNA), forma de replicação, tamanho do genoma, número de fitas, (simples ou dupla), forma do ácido nucleico (linear ou circular), entre outras.
	PROPRIEDADES DE PROTEÍNAS VIRAIS: relativa ao número, tamanho e atividades de proteínas estruturais e não estruturais, sequencia de aminoácidos, tipos de modificações (fosforilação, metilação e glicosação), estrutura tridimensional da proteína e atividades funcionais especiais.
	PROPRIEDADES DE LIPIDIOS E CARBOIDRATOS: referem-se a composição e ao teor de lipídios e carboidratos presentes.
	PROPRIEDADES FISICO-QUIMICAS: referentes a massa molecular do vírion, densidade de flutuação, estabilidade e variações de pH e suscetibilidade ao calor, ions divalentes, detergentes e radiação.
	PROPRIEDADES ANTIGENICAS: referentes as relações sorológicas.
	PROPRIEDADES BIOLOGICAS: dizem respeito a variabilidade dos hospedeiros naturais, modo de transmissão na natureza, distribuição geográfica, relações com vetores, patogenicidade, tropismos, patologias e histo-patologicos.
2 Por mto tempo os fungos foram considerados um grupo dentro do reino plantae e em 1969 eles forma considerados organismos diferentes das plantas, ganhando um reino próprio. Disserte sobre as principais diferenças entre os fungos e as plantas.
	As células do fungo possuem parede celular de quitina e glicanos, já as células vegetais tem celulose. Fungos não são capazes de produzir seu próprio alimento e por isso são chamados de heterotróficos, já as plantas são autótrofas, realizam fotossíntese, coisa que os fungos noa são capazes de realizar.
LEMBRAR: 
	FUNGOS
	PLANTAS
	Heterotróficos
	Autotróficos
	Não produzem seu alimento
	Produtores de energia
	Parede cel de quitina e glicano
	Parede cel. Celulose
	Não realizam fotossíntese
	Fazem FOTOSSINTESE
3 Para obter uma cultura de fungos em laboratório é necessário que estes sejam processados de forma adequada. Além do processamento, é necessário ficar atento as condições para que estejam favoráveis para o crescimento do fungo. Disserte sobre os fatores essenciais pra o crescimento fúngico em laboratório clinico:
	Os 4 fatores essenciais: 
Fonte de alimento; respiração celular; temperatura; umidade. 
Um meio de cultura adequado com os nutrientes corretos auxiliará no crescimento do fungo, bem como analisar como é sua respiração pois em alguns casos podem ser anaeróbios facultativos. A maioria dos fungos é mesofilo com temperatura ótima em 15 a 40 graus. No entanto fungos patogênicos crescem em temp 30 a 37 graus. A umidade é extremamente importante para o crescimento juntamente com temperaturas adequadas.
4 Esta não é a primeira vez que o mundo está enfrentando uma pandemia, no início do século XX a gripe espanhola levantou uma ampla discussão em meio a comunidade cientifica a respeito da sua natureza e do seu agente causal. Os vírus são considerados simples apesar de q apresentam particularidades. Descreva as principais características desses microrganismos explicando como eles são capazes de infectar um hospedeiro humano, dando um exemplo de uma doença viral.
1. Estes microrganismos tem um único tipo de acido nucleico: DNA ou RNA, nunca os dois;
2. Contém um revestimento proteico (as vezes recoberto por um envelope de lipídios, proteínas e carboidratos) que envolve o ácido nucleico;
3. Multiplicam-se no interior das células vivas, utilizando a maquinaria sintética da célula;
4. Induzem a síntese de estruturas especializadas que podem transferir o acido nucleico viral para outras células.
5. Os vírus apresentam espiculas que as capazes de se ligarem a determinados receptores celulares, no caso d HIV, em que a doença ataca as células TCD4 e se liga nos receptores gp41 e gp120.
5 Fungos são seres dispersos no meio ambiente, em vegetais ar atmosférico, solo e agua e embora sejam estimados em 250 mil espécies, menos de 150 foram descritas como patógenos aos seres humanos. Portanto, os fungos tem seu papel positivo e negativo. Pensando nessa linha de raciocínio, disserte sobre os pontos positivos e negativos que os fungos apresentam.
	Existe uma diversidade de funções benéficas para nos humanos devido a sua ação saprófita, mts industrias do ramo alimentício vem utilizando fungos para produção de queijos, pães, bebidas alcoólicas. Bem como consumo do próprio fungo comestível, como shimeji e shitake. É importante ressaltar ainda sua fundamental atribuição no ramo da indústria farmacêutica como o penicilium utilizado no desenvolvimento de fármacos como a ciclosporina e penicilina. Entretanto existem fungos caracterizados como agentes causadores de doenças brandas como micoses cutâneas e onicomicose e ate mesmo doenças graves como as micoses oportunistas que afetam o individuo imunocromprometido, levando a óbito.
6 O HIV é uma doença causada por um retrovírus. No Brasil, o primeiro caso foi em 1980 mas confirmado dois anos mais tarde quando a AIDS foi reconhecida. Descreva como deve ser realizado o diagnóstico laboratorial desta doença.
	É realizado por vários testes como testes rápidos, que são simples de detecção para anticorpos contra HIV, os quais utilizam amostras de sangue obtidas por uma punção capilar sendo o resultado disponibilizado em minutos. Após o resultado, em caso positivo eh necessária a realização de outros testes para confirmar o resultado, realizando os testes imunoenzimaticos do tipo ELISA e posterior a realização de um teste molecular a fim de eliminar um resultado falso-reagente.
7 Os sintomas da COVID-19 são gripais, como febre, fadiga, tosse seca, dispneia etc., com ou sem congestão nasal, coriza ou outros sintomas do trato respiratório superior. Sobre as amostras associe os itens, utilizando o código a seguir:
I - Exame físico ( III ) isolamento viral
II - Exame de imagem ( I ) Avaliação dos sinais e sintomas do paciente
III - Padrao ouro ( II ) avaliação da situação pulmonar
8 Os vírus apresentam estruturas que auxiliam no processo de infecção. São considerados microrganismos com estruturas simples, pois utilizam da maquinaria da célula hospedeira para realizarem a replicação. De acordo com a figura que demonstra uma estrutura viral, classifique V e F.
( F ) A envelope viral
(V ) B nucleocapsídeo
( F ) C Cápsula 
( V ) D espículas
 
9 A gripe, tb cinhecida por influenza é altamente contagiosa e causa epidemoas sazonais e pandemias imprevisíveis. Sobre ela analise as sentenças:
I - os vírus influenza pertencem a família Orthomyxoviridae, os três gêneros influenzavirus de maior interesse clinico contém uma espécie cada: FLUAV, FLUBV e FLUCV
II- Virus da influenza A em humanos origina-se de pássaros e suínos.
III- vírus influenza é transmitido de pessoa a pessoa por gotículas respiratórias produzidas qd tosse ou espirra.
IV- os sintomas iniciam abruptamente após um período de incubação de 7 a 10 dias.
RESPOSTA: I – II e III estão corretas
10 Os vírus são intracel obrigatórios e a partir do momento q entram na cel hospedeira conseguem se multiplicar. Sobre isso avalie a seguir:
I – na transmissão vertical o vírus pode ser transmitido de mae pra filho
PORQUE:
II – Alem de terem a capacidade de infectar a célula mãe podem infectar o feto e causar danos mais leves.
RESPOSTA: I é verdadeira e a II é falsa.
11 São partículas infecciosas compostas inteiramente por proteínas. Eless não possuem DNA nem RNA. São capazes de modificar outras proteínas celulares saudáveis em proteínas doentes. Qual?
RESPOSTA: PRIONS!
A influenza é uma infecção respiratória que causa febre,coriza, tosse, cefaleia, e mal estar. Um aumento nas taxas de mortalidade pode ocorrer durante períodos de epidemias e em casos de pacientes de alto risco. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I – A maioria dos casos de influenza é diagnosticada por suas manifestações clinicas e não há necessidade de exames laboratoriais.
Porque 
II dada a natureza autolimitada da doença em indivíduos saudáveis, não há necessidade de testes de diagnostico em todos os casos apresentados.
?

Continue navegando