Buscar

AV1 TEP 1

Prévia do material em texto

Disciplina: TEP I
Prof: Talitta Saboya
Centro Universitário Estácio do Ceará
 
 
 
AV1
Adriana de Sousa Salustiano – 201512206903
Beatriz Araújo Rocha – 201903520452 
Evelise Guimarães de Lima – 202008589487
João Lucas Marinho Nogueira – 201903189381 
Marcio Bruno Gomes Uchoa – 201908181559 
 
1. O Conselho Federal de Psicologia emprega alguns esforços para normatizar o uso de testes no Brasil com a legitimidade para exigir dos psicólogos que utilizem, no exercício da profissão, instrumentos eficazes. Dentre estes esforços encontramos o sistema SATEPSI. Contudo, apesar de todos estes esforços, em 2021 o STF através da ADI 3481veda a limitação de acesso a testes psicológicos a profissionais habilitados. Comente sobre a importância das ações do CFP para normatizar o uso e acesso aos testes no Brasil e quais implicações tal decisão do STF poderá acarretar. (2 pontos)
 Os testes psicológicos têm como intuito avaliar uma amostragem do comportamento humano e é um ótimo instrumento de material que auxilia uma avaliação psicológica. A decisão do STF de permitir a comercialização desses testes por qualquer tipo de individuo além do profissional regularizado no Conselho Federal de Psicologia, isso poderá implicar em uma má utilização desses testes e até mesmo na desqualificação do profissional da psicologia. As ações do CFP têm grande relevância pois visam restringir o acesso a esses testes apenas a profissionais e estudantes de psicologia garantindo a legitimidade da profissão e o uso adequado dessas avaliações psicológicas.
2. Os testes servem para fornecer informações sobre os indivíduos para a tomada de alguma decisão com respeito a estes. Eles visam fornecer dados confiáveis para alguma intervenção. Como o comportamento humano ocorre nas mais variadas situações, por razões e objetivos diferentes, os testes também deverão ter objetivos diferenciados: um teste pode ser apropriado para uma situação e menos apropriado para outra. Conceitue para que os testes servem, citando suas cinco finalidades básicas. (1 ponto)
Os testes psicológicos são extremamente importantes para definir características quanto também às diferenças entre diversas pessoas, ou seu comportamento em diferentes situações.
São pré-requisitos para preenchimento de vagas em empresas, cargos públicos, aquisição de documentos, etc. Esses testes têm como objetivo conhecer a personalidade do cidadão, assim como algumas das suas habilidades. 
Os cinco propósitos mais comuns são: classificação diagnóstica, descrição, predição, planejamento de intervenções e acompanhamento
3. Na aplicação dos testes psicológicos um dos pontos importantes é o viés do examinador: O modo de ser e de atuar do aplicador pode afetar os resultados do teste. O psicólogo deve estar consciente da possível influência de tais fatores e procurar minimizá-los. Atualmente, os comitês de ética em Psicologia vêm elaborando normas que devem ser seguidas na aplicação de testes. Cite e explique quais cuidados a serem tomados no uso dos testes como instrumento da avaliação psicológica. 
O aplicador do teste psicológico deve estar seguro do objetivo visado na investigação e apresentar conhecimento atualizado da literatura e pesquisa, deve conhecer profundamente o material utilizado, pois, desta forma transmitirá segurança 	nas respostas a possíveis questões levantadas pelo candidato, 	tendo também propriedade na hora da correção. 
Deve evitar conversar com qualquer pessoa que esteja participando ou assistindo à aplicação, pois, interferências e interrupções desnecessárias pode prejudicar o andamento da aplicação.
É muito importante observar o uso da linguagem, utilizando vocabulário adequado e compreensível ao grupo ou sujeito. Deve transmitir seriedade, segurança e confiança aos testandos, movimentar-se discretamente na sala (utilizar sapatos que não façam barulho) e vestir-se de forma discreta á não chamar atenção.
O psicólogo é um ser humano com seus dilemas e problemas, mas também é um técnico e deve comportar-se da melhor forma para não interferir no resultado do teste.
4. Para que um instrumento psicológico possa ser comercializado é necessário que ele cumpra critérios psicométricos. Ou seja, são a base para que se possa confiar nos resultados daquele instrumento. Qual a segurança que as propriedades psicométricas garantem ao teste? Explique-as.
 A segurança colocada em questão diz respeito aos testes serem embasados teoricamente e passarem por estudos de padronização e aferição de sua validade e precisão, a partir dessas propriedades é possível para o pesquisador em questão fazer a melhor escolha de ferramenta a ser utilizada. A confiabilidade e a validade são consideradas as principais propriedades de medida de tais instrumentos, são principalmente esses dois fatores que são preponderantes quando a questão é segurança para a realização do teste escolhido.
5. Por motivos muitas vezes relacionados à comercialização dos testes, alguns autores e editoras começaram a usar a palavra avaliação nos títulos de seus testes. Por isso, aos olhos do público leigo os termos avaliação e testagem muitas vezes são sinônimos. Explique os motivos pelos quais a distinção entre os termos deve ser preservada.
A Avaliação Psicológica consiste num processo técnico-científico com coleta de dados através de estratégias psicológicas como entrevistas, protocolos ou registros de informações, testes psicológicos aprovados pelo SATESPSI, e complementado com outras fontes com respaldo na literatura científíca da área e documentos técnicos, para depois de estudar e analisar os conteúdos dá um parecer, essa avaliação comtempla mais de um fenômeno e tem caráter explicativo.
O teste psicológico visa medir determinado comportamento através de escalas ou de categorias, entra como um complemento da avaliação psicológica.
 
* Todo o trabalho deve se basear nas normas da ABNT; Fonte: Times New Roman, tamanho 12; Papel A4, cor branca; Espaçamento entre linhas: 1,5; Espaçamento entre parágrafos: 0 pt.

Continue navegando