Buscar

Resoluções 92018 e 62019 do CFP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Testes Psicométricos
Curso: Psicologia 
4° Período 
Resoluções 9/2018 e 6/2019 do CFP
Resoluções como CFP 9/2018 e a 6/2019 são de suma importância para a prática profissional do psicólogo. A primeira resolução mencionada (CFP-9/2018) restringe o uso de avaliações psicológicas apenas aos profissionais habilitados como psicólogos, além de revogar as resoluções 2/2003, 6/2004 e n° 5/2012 e Notas Técnicas n° 01/2017 e 02/2017, além de regulamentar o sistema de avaliação de testes psicológicos, a resolução apresenta também o entendimento da avaliação psicológica como processo, retirando o foco dos chamados testes psicológicos como ferramentas exclusivas para sua realização, assim ampliando a noção de avaliação psicológica para além da testagem. A segunda resolução (CFP 6/2019) trás um aspecto técnico e ético para a elaboração de documentos produzidos por psicólogos no exercício da profissão, além de revogar a resolução 07/2003, vale ressaltar que uma das mudanças fundamentais dessa resolução é o desmembramento da categoria relatório psicológico que passa a ser diferente de laudo psicológico. Anteriormente o relatório psicológico era tido como documento decorrente de avaliação psicológica, pois era sinônimo de laudo, agora o relatório não é inerente à avaliação psicológica. 
Resolução CFP 9/2018 Artigo 2º
Art. 2º - Na realização da Avaliação Psicológica, a psicóloga e o psicólogo devem basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional da psicóloga e do psicólogo (fontes fundamentais de informação), podendo, a depender do contexto, recorrer a procedimentos e recursos auxiliares (fontes complementares de informação).
O presente artigo mencionado trás algo muito importante a respeito dos métodos usados, a partir dele se explicita a autonomia dada ao psicólogo para decidir quais métodos, técnicas e instrumentos que o profissional utilizará no processo de avaliação psicológica. Contudo, essa escolha deve estar devidamente fundamentada na literatura científica psicológica e nas normativas vigentes do CFP. Inserir tal informação em uma regulamentação do CFP é de suma importância para a categoria profissional, pois possibilita ao psicólogo amparo legal para não se submeter a imposições relacionadas a determinados contextos de trabalho. 
Resolução CFP 6/2019 Artigo 13
Art. 13 - O laudo psicológico é o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida.
A nova resolução estabelece uma diferença entre relatório e laudo psicológico, nesse artigo pode-se discutir um pouco mais a respeito do laudo psicológico. É necessário ressaltar que o relatório psicológico visa comunicar a atuação profissional do psicólogo em diferentes processos de trabalho que estão finalizados ou em andamento, já o laudo psicológico é o documento resultante do processo de avaliação psicológica. Para o Laudo Psicológico, a estrutura de apresentação do documento segue os mesmos princípios da resolução anterior, com o acréscimo de uma seção de referências. Neste sentido, o laudo deve ser composto pelos seguintes itens: identificação, descrição da demanda, procedimento, análise, conclusão e referências.

Outros materiais