Buscar

A Ética no Uso de Testes no Processo de Avaliação Psicológica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Testes Psicométricos
Curso: Psicologia 
4° Período 
A Ética no Uso de Testes no Processo de Avaliação Psicológica
A palavra portuguesa deriva de dois termos gregos muito semelhantes no seu significado e pronúncia. Éthos significa hábito ou costume. Assim, o ético poderia traduzir-se por modo ou forma de vida, no sentido mais profundo da palavra, compreendendo as disposições do homem na vida, o seu carácter, costumes e, claro, também a moral.
A prática profissional do psicólogo está permeada pela ética, tendo em vista que o mesmo trabalha com promoção a saúde mental e cuidado com vidas humanas. Nesse contexto a atuação com avaliação psicológica e aplicação de testes tem critérios éticos básicos a serem seguidos para garantir os melhores cuidados e resultados possíveis. Há seis delineamentos de padrões básicos e norteadores feitos pela American Psychological Association (APA) a serem respeitados na formação de psicólogos, esses princípios estão presentes nos códigos de éticas dos psicólogos em vários países, além de serem aplicados em vários campos da psicologia, há muitos pesquisadores que os usam como orientação para sua docência e pesquisas. São eles competência, integridade, responsabilidade cientifica e profissional, respeito pela dignidade e direitos das pessoas, preocupação com o bem-estar do outro e responsabilidade social. 
O princípio da competência, definido pela APA, estabelece que o psicólogo deve procurar sempre manter os mais altos padrões de excelência no seu trabalho. Neste sentido, ele deve reconhecer os limites da sua competência e as limitações de sua especialidade, oferecendo assim somente os serviços nos quais se sente adequadamente habilitado. Além de ter que se manter atualizado quanto à conteúdos, estudos, e literatura científica. 
Na questão da integridade, a APA define o comportamento e atitudes éticas tanto no seu aspecto científico quanto nas relações entre o ensino e a prática da Psicologia. Assim sendo, em suas atividades, espera-se que o psicólogo tenha comportamentos honestos, justos e respeitosos na sua atuação, qualquer que seja o âmbito de seu trabalho. Por outro lado, é esperado que este psicólogo tenha consciência do seu sistema de valores e os efeitos que estes possam ter na sua prática diária.
O princípio de responsabilidade científica e profissional estabelece que o psicólogo deve reconhecer a importância do seu comportamento e atuação, procurando sempre atender, com técnicas específicas, as necessidades de diferentes tipos de clientela.
O respeito à dignidade das pessoas, tal como definido pela APA, refere-se à necessidade do reconhecimento do direito de privacidade, confidencialidade, autodeterminação e autonomia dos indivíduos atendidos. Tal princípio determina não só a guarda sigilosa da informação recebida, mas também o direito à recusa de continuar determinado tratamento.
A preocupação com o bem-estar alheio deve ser constantemente buscada na ética profissional, segundo a APA. Nesse sentido, quaisquer conflitos que possam ocorrer na prática profissional têm de ser sempre resolvidos para de minimizar riscos envolvidos. Assim sendo, os psicólogos devem estar sensíveis à relação de poder no atendi' mento ao outro, evitando qualquer atitude que envolva engano ou exploração da pessoa envolvida.
Já a responsabilidade social está para como o psicólogo tem que contribuir para a melhoria da sociedade, esse quesito não diz respeito a prática apenas do psicólogo, mas de qualquer área de atuação do mercado, tendo em vista que a responsabilidade social trás sustentabilidade em todos os âmbitos para a sociedade. 
Tendo em vista os critérios citados acima, ainda há vários cuidados éticos que devem ser observados no processo de avaliação que são divididos por etapas, que são as etapas de seleção de testes e escalas para avaliação psicológica, administração de testes e escalas psicológicas, correção e interpretação dos resultados psicológicos e elaboração de laudos psicológicos e entrevistas de devolução, os cuidados com essas etapas trazem não só uma conduta ética mas também uma boa qualidade da avaliação psicológica.

Outros materiais