Buscar

Normatização dos Testes Psicológicos pdf

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Testes Psicométricos
Curso: Psicologia 
4° Período 
Normatização dos Testes 
A avaliação psicológica está entre uma das contribuições mais importantes das ciências psicológicas para nossa sociedade. Tais avaliações fornecem informações fundamentais para a tomada de decisão e impactam na vida dos indivíduos, grupos e na sociedade como um todo. Considerando que a testagem é um dos recursos utilizados nas avaliações, ressalta-se, no entanto, que nem todos os testes são bem construídos, nem todas as práticas de testagem são adequadas ou benéficas. Há evidências que documentam a utilidade de testes quando bem construídos e bem interpretados. Testes bem desenvolvidos e que são válidos para seus propósitos pretendidos têm potencial de oferecer benefícios efetivos para avaliadores e avaliados. 
No intuito de garantir o melhor material para a sociedade há resoluções do Conselho Federal de Psicologia que dizem a respeito da construção e normatização dos testes psicológicos. Há vários quesitos a serem avaliados para a padronização dos testes, como a padronização das condições de administrações dos testes, e também a normatização da interpretação dos resultados, o primeiro quesito tem a finalidade de garantir uma coleta de dados de boa qualidade, além de dados estritamente confiáveis, situações implicantes nessa coleta de dados dizem respeito as condições do ambiente, do material, comportamentos do aplicador, e claro, da própria administração do teste, já que uma má aplicação pode obter resultados inválidos. 
Há também critérios de interpretação dos testes, que levam em conta o nível de desenvolvimento do indivíduo, como a idade mental, série escolar, e os estágios de desenvolvimento, é levado em conta também as normas intragrupo que dizem respeito a um grupo padrão constituído pela população típica para qual o teste é construído, além de um critério externo, que no caso é utilizado para testes de aprendizagem.

Outros materiais