Buscar

Momento ENADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercícios de fixação
	Nome RA: 
	Professor: Prof. Marcelo Mariano Pereira
	Turma:
	Turno: M1( ) N1( ) N2 ( )
	Disciplina: Introdução ao estudo do Direito Penal
	Nota:
Questão 1
Alguém publica em uma página pessoal na rede mundial de computadores, fotos de crianças e adolescentes (entre 8 e 16 anos) nuas ou em situações que denotam atividade sexual. O Ministério Público não conseguiu, ainda, desvendar a identidade do autor, mas tem provas de que as fotos estão disponíveis em um site controlado por uma empresa estrangeira. Conseguiu provar, também, que foram disponibilizadas na rede mundial de computadores por meio de um computador situado no Brasil e que todos os acessos a tais fotos ocorreram por meio de computadores também situados no Brasil. Com base nos dados acima, é possível afirmar que o crime
Escolha uma:
a. está sujeito à aplicação da lei brasileira, já que praticado no Brasil, independentemente da nacionalidade do agente.
b. não está sujeito à aplicação da lei brasileira, já que praticado por estrangeiro no Brasil.
c. está sujeito à aplicação da lei brasileira, já que praticado por brasileiro no exterior.
d. não está sujeito à aplicação da lei brasileira, já que praticado no país da sede da empresa estrangeira.
e. está sujeito à aplicação da lei brasileira, já que o Brasil se obrigou a reprimi-lo por meio de um Tratado Internacional.
Questão 2
Apesar de pretender se ocupar exclusivamente de condutas especialmente graves, a lei penal, em virtude de seu caráter abstrato e generalíssimo, pode alcançar condutas praticamente insignificantes, a deslegitimar a intervenção penal, motivo pelo qual a doutrina sistematizou o que hoje conhecemos por princípio da insignificância.
Fonte: QUEIROZ, P. S. Direito penal: parte geral. 7 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011 (adaptado). 
A respeito do princípio da insignificância, mencionado no texto, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. A adoção desse princípio, no caso concreto, constitui uma excludente de ilicitude, pois, embora formalmente típica, a conduta não traduz uma lesão digna de tutela penal.
b. O reconhecimento desse princípio constitui critério de interpretação restritivo, com base na concepção material do tipo penal.
c. O fato típico, com o reconhecimento de sua insignificância, constitui violação relevante ao bem jurídico tutelado, merecedora da tutela penal.
d. A aplicação desse princípio produz fatos penalmente atípicos, desde que o comportamento resulte na ínfima lesão ao bem jurídico tutelado.
e. A configuração da tipicidade, de acordo com esse princípio, requer uma análise formalmente valorativa das circunstâncias do caso concreto.
Questão 3
Relativamente ao direito penal, analise as afirmativas a seguir:
I. Os crimes omissivos são aqueles em que o agente viola o dever jurídico de agir, imposto pela norma, e basta a desobediência ao comando da norma para caracterizar o delito. São condições para a ocorrência dos crimes omissivos o conhecimento da situação típica da qual surge o dever e a possibilidade física real de realizar a ação ordenada.
II. Os crimes omissivos são aqueles em que o agente viola um dever de conduta, imposto pela norma, devendo iniciar a prática de um ato concreto para que ele se materialize. São condições para a ocorrência dos crimes omissivos o conhecimento da situação típica, da qual surge o dever e a possibilidade psíquica real de realizar a ação ordenada.
III. A diferença entre os crimes omissivos próprio e impróprio é que, no primeiro, a obrigação de agir decorre da norma; ao passo que, no segundo a obrigação é resultado de um especial dever jurídico de agir. Se a mãe deixa de alimentar o filho, que morre em decorrência dessa omissão, pratica o crime de homicídio. Se um terceiro pratica a mesma conduta, pratica o crime de omissão de socorro qualificada.
IV. Em regra, todos os crimes comissivos podem ser praticados por omissão, salvo aqueles em que é necessária uma atividade do agente. São elementos do crime comissivo por omissão a abstenção da atividade que a norma impõe, a superveniência do resultado típico em virtude da omissão, a ocorrência da situação de fato da qual deflui o dever de agir.
Estão CORRETAS somente as afirmativas
Escolha uma:
a. I e II.
b. I e III.
c. II e IV.
d. II e III.
e. I, III e IV.
Questão 4
A Constituição da República, no seu art. 5º, prevê a existência do Tribunal do Júri com a organização a ser definida por lei, que, no caso, é o Código de Processo Penal. No entanto, devem ser assegurados na sua organização os seguintes princípios:
Escolha uma:
a. ampla defesa; sigilo das votações; soberania dos veredictos e a competência para julgamento dos crimes dolosos contra a vida.
b. ampla defesa; contraditório; sigilo das votações e soberania dos veredictos.
c. plenitude de defesa; contraditório; sigilo das votações; soberania dos veredictos e a competência para julgamento dos crimes dolosos contra a vida.
d. plenitude de defesa; sigilo das votações; soberania dos veredictos e a competência para julgamento dos crimes dolosos contra a vida.
e. plenitude de defesa; sigilo das votações; soberania dos veredictos e a competência para julgamento dos crimes dolosos e culposos contra a vida.

Continue navegando