Buscar

Tema 06 | O Mix de Marketing e Definições de Produto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Tema 06 | O Mix de Marketing e Definições de Produto
1. 
Uma empresa está enfrentando problemas para comunicar seus atributos de diferenciação ao mercado. Recentemente, você foi contratado como gestor de marketing e descobriu que nem mesmo a empresa conhece os quesitos que a diferenciam das demais. Diante disso, que ação você deve tomar?
Você acertou!
C. 
Definir o conjunto de valores que a empresa pode oferecer aos clientes, de forma a diferenciá-la dos demais concorrentes.
Uma vez identificados os atributos de diferenciação da empresa sob as cinco perspectivas de estratégias: de produto, de serviço, de pessoal, de canal e de imagem, é possível definir o conjunto de valores que podem ser oferecidos aos clientes, de modo a diferenciar a empresa dos demais concorrentes.
As demais alternativas preveem uma única ação focada em uma das cinco estratégias de diferenciação, esquecendo das demais: proporcionar experiência virtual no ponto de venda é um diferencial de serviço, identificar e comunicar características do produto por meio de campanha de marketing é um diferencial de produto, cadastrar a empresa no marketplace é um diferencial de canal e remodelar o logotipo da empresa, a fim de comunicar os seus pontes fortes, é um diferencial de imagem.
2. 
Você acaba de assumir a gerência comercial da empresa e sua primeira ação é investir em recursos tecnológicos, criar uma plataforma unificada capaz de convergir todos os canais de vendas do mundo real e mundo virtual, proporcionando uma experiência de compra positiva para o cliente em qualquer dia e a qualquer hora, bem como oferecendo conteúdo persuasivo e segmentado para atrair novos consumidores. Qual dos conceitos a seguir melhor explica a sua primeira ação na posição de gerente comercial?
Você acertou!
E. 
Omnichannel: o omnichannel propõe a unificação dos canais de venda tanto no mundo off quanto no mundo on-line, a fim de permitir que o consumidor tenha uma experiência de compra diferenciada.
Vender pela loja híbrida, manter site para e-commerce e ampliar a operação multicanal, focando no telemarketing, não garante a convergência de todos os canais de vendas. Por isso, por meio do omnichannel, o usuário é livre para usar todos os meios de vendas existentes, no mundo off e no mundo on-line, e visitar/acessar alternadamente cada um deles sem perder informações. Tudo isso através de recursos tecnológicos que permitem a criação de uma plataforma unificada, capaz de convergir todos os canais de venda, proporcionar uma experiência de compra positiva para o cliente, bem como oferecer conteúdo persuasivo e segmentado. Essa estratégia também garante que os consumidores desenvolvam um relacionamento personalizado com a marca. Dessa forma, eles passam a ver o negócio da empresa como uma organização social preocupada com o individual.
3. 
Uma empresa utilizou o critério de superioridade para comunicar seu posicionamento no mercado e, por isso, vendia seus produtos com preços muito superiores aos praticados pela concorrência. Ao assumir a diretoria comercial da organização, você percebeu que o posicionamento estava confuso, pois considera-se como critério de superioridade:
Você acertou!
A. 
O fato de um atributo oferecido aos clientes ser superior aos demais benefícios da oferta.
Dos cinco critérios de posicionamento (superioridade, importância, lucratividade, destaque e exclusividade), cabe à empresa comunicar o posicionamento de mercado que melhor retrata os atributos e os valores da organização. No critério de superioridade, o atributo nada tem a ver com a prática de preços de venda elevados, mas sim com a superioridade de um atributo específico frente aos demais benefícios da oferta. No critério de importância, o produto ofertado deve oferecer alto benefício aos clientes e não, necessariamente, preço alto. No critério de lucratividade, o atributo de diferenciação será capaz de trazer mais lucratividade para a empresa, mas não, necessariamente, por meio da prática de preços elevados. No critério de destaque, o benefício oferecido aos clientes, de fato, destaca-se na oferta, e eles são capazes de pagar uma diferença de preço para adquirir o produto desejado. No critério de exclusividade, o consumidor percebe que o benefício ofertado não pode ser facilmente copiado pela concorrência, o que explica a prática de preços mais elevados.
4. 
A empresa em que você trabalha contratou um Menor Aprendiz que nunca trabalhou e, por isso, nada sabe sobre o mundo dos negócios nos ambientes off e on-line. No primeiro dia de trabalho dele, cabe a você recepcioná-lo, bem como explicar as características de cada um dos ambientes no qual a empresa faz negócios. Sendo assim, assinale a alternativa cujas características descrevam o ambiente virtual, também chamado de mundo on-line.
Você acertou!
B. 
São características do mercado on-line a facilidade de acesso em qualquer lugar, a atualização constante de dados e informações e a interatividade entre pessoas e os canais de venda da empresa.
Atualmente, aumenta cada vez mais a convergência dos dois mundos (on-line e off), e isso permite que o cliente encontre solução para sua demanda, não importando a hora, o dia e o lugar. O mundo on-line tem como características: a compra em qualquer lugar e por meio de notebooks, tablets e telefones, a consulta a detalhes e especificações técnicas do produto, a possibilidade de ver as avaliações dos outros consumidores que já adquiriram o produto anteriormente e de acompanhar campanhas de vendas, o monitoramento da variação dos preços e a interação com a marca, participando de todas as etapas do processo de compra.
Pegar o produto no ponto de venda, passar pelo caixa para efetuar o pagamento, solicitar embalagem para presente e levar o material para casa, assim como utilizar os cinco sentidos para manusear, cheirar, provar e experimentar os produtos são características do mundo off e de empresas que têm lojas físicas. Nesse mundo, também estão incluídos o contato humano direto, a possibilidade de ter as dúvidas esclarecidas de forma imediata, a flexibilidade na negociação (tanto de preço quanto de forma de pagamento) e a facilidade para efetuar a troca de um produto. Por fim, também característica do mundo off, a ambientação no ponto de venda é o conjunto de elementos e acessórios que contribuem para a exposição de produtos dentro das lojas e visam a estabelecer uma identidade da marca com o consumidor.
5. 
As empresas terão que rever seus atributos na cadeia de valor tanto no ambiente off quanto no on-line, pois a diferenciação nasce de um posicionamento inovador, com altaperformance e propósito. Das estratégias a seguir, qual delas melhor exemplifica ações de empresas que aplicam os conceitos de diferenciação e posicionamento?
Você acertou!
D. 
Empresas que estabelecem um propósito para o negócio, disponibilizam produtos exclusivos, mantendo a preocupação de serem cada vez mais inclusivas e focam mais no coletivo e menos no indivíduo.
Empresas que estabelecem um propósito para o negócio, disponibilizam produtos exclusivos, mantendo a preocupação de serem cada vez mais inclusivas, migram para estruturas horizontais através do beneficiamento de mais pessoas e focam mais no coletivo e menos no indivíduo, compreenderam a importância de ter uma base de valores sólida.
Empresas tradicionais, que também passam a fazer negócios no ambiente virtual, mas seguem mantendo os mesmos atributos de diferenciação e os mesmos critérios de posicionamento, não compreenderam as novas exigências do mercado, não desenvolveram novos atributos e não estabeleceram novos critérios de posicionamento, a fim alcançar algum destaque.
Empresas virtuais que percorrem o caminho inverso, saindo do ambiente virtual para constituir lojas físicas, até conseguem melhorar a experiência de compra dos seus clientes, mas seguem obstinadas a fazer mais dinheiro e correm o risco de dar pouca importância à sua base de valores.
Empresas que implementam a transformação digital desejam reestruturar a forma de fazer negócio, ampliar a culturadigital e ganhar mercado frente aos seus concorrentes. Transformação digital não é comprar um software novo, mas compreender as novas exigências do mercado e desenvolver novos atributos de diferenciação.
Empresas que pretendem buscar investidores para, então, fazer negócios no ambiente virtual, precisam repensar seu propósito. Integrar o mundo off ao mundo on-line é questão de sobrevivência e não de convergência. Para alcançar algum destaque no mercado, a empresa terá que se adaptar rapidamente aos novos tempos tecnológicos.

Outros materiais