Buscar

Teologia sistemática 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teologia sistemática 1
Auto atividade de teologia sistemática 1
Cap. 1
Questões
1- O que é Teologia sistemática? 
R: Teologia sistemática é o estudo organizado das principais doutrinas da Fé Cristã. Se teologia significa literalmente “estudo de Deus” e, portanto, é o estudo da revelação que Deus faz de si mesmo nas Escrituras, a teologia sistemática é o exame de toda a informação bíblica a fim de apresentar de forma cuidadosa e coerente o que a Escritura como um todo afirma sobre determinado assunto.
2- Qual a definição de teologia?
R: Teologia é o estudo da existência de Deus, das questões referentes ao conhecimento da divindade, assim como de sua relação com o mundo e com os homens. Do grego “theos” (deus, termo usado no mundo antigo para nominar seres com poderes além da capacidade humana) + “logos” (palavra que revela), por extensão “logia” (estudo).
3- Quais são os objetivos da teologia?
R: A teologia tem o objetivo de fornecer a relação sistematizada de informações extraídas da Bíblia. A verdade deve sempre ser tratada com um raciocínio coordenado para produzirmos respostas claras e inteligíveis, porque crer é também pensar. A teologia trabalha com a sistematização da revelação registrada: a Escritura Sagrada.
4- No que consiste o trabalho do teólogo? ( cite o que você entendeu)
R: Quando pensamos no trabalho de um teólogo, provavelmente a ideia que vem à cabeça é a figura de um líder religioso, como padre ou pastor evangélico. Porém, há outras áreas em que o teólogo pode atuar, entre as quais ensino religioso em escolas e universidades, produção editorial, pesquisa científica e trabalho social.
Cap. 2
Questões
1- Se uma pessoa, argumentando com você, afirmasse que Deus não existe, e desejasse que você explicasse por que crê na existência de Deus, o que você responderia com base no que estudamos neste capítulo? 
R: Algumas pessoas acham que Deus é uma realidade mentirosa. Procuram logo dizer que Ele não existe, que é algo da criação do homem para fugir da verdade concreta. Dizem que para colocar a culpa de suas fraquezas, fracassos e decepções, o ser humano criou Deus da sua própria imaginação, assim dizia o filósofo Sartre.
Segundo Sartre, “não há Deus, mas há o ser que projeta ser Deus, isto é, o homem: projeto que é, ao mesmo tempo, ato de liberdade humana e destino que a condena à falência”.
O que dizer para uma pessoa que não crê na existência de Deus
Santo Tomás de Aquino nos apresenta as vias que provam a existência de Deus
Alguns que se dizem serem ateus negam de primeira a existência de Deus, mas, na verdade, não existem ateus, porque só se pode negar algo, verdade ou realidade, que existam na inteligência e no conhecimento do homem. Não se pode negar algo que não existe ou que não tenha já falado ou criado.
Um ex-ateu testemunha sobre isto: “Falando sobre ateísmo, por ter estudado sua dimensão psíquica e filosófica, opino que não há ateu, pois todo ateu é ‘deus de si mesmo’. Por quê? Porque, apesar de desconhecer inúmeros fenômenos da existência, tais como os mistérios do universo, os segredos do tempo e os segredos da construção da inteligência humana, os ateus possuem uma crença ateísta tão absolutista de que Deus não existe, e isso só um ‘deus’ poderia ter” (Augusto Cury).
Eles negam Deus para se sentirem livres e fazerem o que querem, pensando que Deus proíbe o homem de fazer as coisas. Porque se Deus não existe, é mais fácil prestar contas de minha vida. Engano, a consciência do ser humano nunca fica tranquila negando a Deus. Ele não cobra nenhum de nossos atos e pecados, apenas ama e ama, sem querer nada em troca. Cada um faz da sua liberdade e sua vida o que quer.
Deus criou o mundo
Olhando a realidade concreta do mundo, as coisas existentes, isso mostra que alguém fez, pois nenhuma explosão, ser humano ou coisa seria capaz de criar aquilo que nossos olhos estão “apalpando”, mesmo que se acontecesse uma explosão ou uma junção de átomos, precisaria de alguém para organizar o caos que ficou. E o único Ser capaz de fazer tudo isso é Deus.
Ele criou por amor e não espera nada em troca. Olhe para você e o que és, somente Deus poderia criar uma criatura perfeita.
A ciência pode ir até determinado ponto, mas se for além, não tem como provar ou explicar; somente por meio da fé. Com o limite da ciência, só nos resta nos inclinarmos diante do grande mistério de que é Deus, onde somente a nossa fé alcança, ainda que limitada.
Cap. 3
Questões
1- Qual a definição teológica de Deus?
R: Deus é o Ser Supremo Espírito Infinito, Eterno, Imutável em seu Ser, Sabedoria, Poder, Santidade, Justiça, Bondade, Verdade e Amor, Único, Perfeito, Criador e Sustentador do universo, Pessoal e subsiste em três Pessoas ou Distinções: Pai, Filho e Espírito Santo.
2- Como a bíblia define Deus?
R: “Ele é a Rocha; suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são justos; Deus é fiel e sem iniqüidade; justo e reto é ele” (Deuteronômio 32:4).
3- Eu pedi para você refletir sobre a grandeza do nome de Deus. De acordo com o estudo realizado, quais são as suas reflexões?
R: Servimos à um Deus grandioso, muitas vezes falamos e cantamos essa verdade, no entanto nem sempre entendemos a dimensão disso. De fato, com nossa mente limitada é impossível compreender a Sua imensidade, Ele é infinito e nós finitos. No entanto, a criação nos dá um vislumbre da grandeza que somente vamos compreender plenamente quando conhecermos Ele como também somos conhecidos.
É possível ver a grandeza de Deus através da sua maravilhosa criação. Paulo diz em Romanos 1.20 que “os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas”. Deus deixou suas “digitais” por todos os cantos do universo.
4- Em relação às características da Natureza Divina, assinale as afirmativas com “V” para verdadeiro, e “F” para falso:
	1
	Deus é um ser humano melhorado ou aperfeiçoado, ou superior, ele é divino.
	F
	2
	Deus é vivo e auto existente, ou seja, é um Deus vivo com vida latente.
	V
	3
	A espiritualidade é a sua essência. Deus é espírito.
	V
	4
	Teofanias são manifestações visíveis e corpóreas de Deus para percepção do homem.
	V
	5
	Deus é incomensurável, não podemos medi-lo em nenhum sentido.
	V
	6
	A perfeição de Deus não é apenas uma característica Dele, é sua substância.
	V
	7
	Deus é a própria verdade. Não há nada falso nEle.
	V
	8
	A graça de Deus é uma expressão sublime do seu amor. Ele é gracioso.
	V
	9
	Os nomes de Deus expressam suas qualidades e sua relação com seu povo.
	V
 5- Se a bíblia diz que “Ninguém jamais viu a Deus”, ou seja, que Ele é espírito invisível, explique como podemos conhecê-lo e ter comunhão com Ele e, ainda, vê-lo face a face na eternidade.
R: A Bíblia nos diz que ninguém jamais viu a Deus (João 1:18), exceto o Senhor Jesus Cristo. Em Êxodo 33:20, Deus declara: “Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá.” Essas passagens aparentam contradizer outras passagens que descrevem várias pessoas “vendo” a Deus. Por exemplo, Êxodo 33:19-23 descreve Moisés falando com Deus “face a face”. Como Moisés pôde falar com Deus “face a face” se ninguém pode ver a face de Deus e viver? Nesse exemplo, a frase “face a face” é uma figura de linguagem que indica que eles tiveram comunhão bem próxima. Deus e Moisés estavam falando um com o outro como se fossem dois seres humanos tendo uma conversa íntima.
Em Gênesis 32:30, Jacó viu a Deus aparecendo como um anjo – Ele não viu a Deus realmente. Os pais de Sansão ficaram atemorizados quando perceberam que tinham visto a Deus (Juízes 13:22), mas na verdade O tinham visto apenas como um anjo. Jesus era Deus em carne (João 1:1,14); quando as pessoas O viram, estavam vendo a Deus. Então, sim, Deus pode ser “visto” e muitas pessoas têm “visto” a Deus. Ao mesmo tempo, ninguém tem visto a Deus revelado em toda a Sua glória. Na nossa condição humana de pecado, se Deus fosse totalmente se revelar paranós, seríamos consumidos. Portanto, Deus se transforma e aparece em formas nas quais possamos “vê-lo”. No entanto, isso é diferente de ver a Deus com toda a Sua glória e santidade exibidas. Pessoas têm visto visões de Deus, imagens de Deus e aparecimentos de Deus – mas ninguém tem visto a Deus em toda a sua plenitude (Êxodo 33:20).
Cap. 4
Questões
1- Explique a predestinação de acordo com a palavra de Deus e a doutrina quadrangular a respeito.
R: A predestinação significa que Deus faz todo o trabalho que você não consegue, para que você possa ser salvo: enviou Jesus para pagar seus pecados, fez com que essa mensagem chegasse até você hoje, fez isso captar sua atenção e chamou você para aceitar Seu grande amor por você. Ele até dá o dom da fé a quem pedir!
2- Por que não há contradição e tensão entre os atributos de Deus: amor e justiça?
R: Deus não pode ser definido por uma palavra ou por uma frase. Portanto, é necessário que tentemos, mesmo que de forma limitada, descrever as “qualidades de Deus”, ou seus “atributos”.
Essa descrição é limitada, pois Deus é incompreensível a nós. Por isso, o descrevemos com base apenas no que ele nos revelou a seu respeito. Tais descrições apontam igualmente para o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
3- O que é justiça retributiva e remunerativa?
R: Então se a justiça remunerativa trata das recompensas para os justos, a justiça retributiva trata da punição aos injustos. Por ser justo, Deus castiga àqueles que andam na transgressão da Sua lei (Romanos 1:32; 12:19; 2 Tessalonicenses 1).
4- O que é onisciência e qual a distinção entre Transcendência e Imanência?
R: A imanência e a transcendência de Deus dizem respeito à relação de Deus com a Criação. Quando falamos que Deus é totalmente superior e está acima de Sua criação, estamos afirmando que Ele é transcendente. Já quando falamos que Deus pode ser encontrado ativamente dentro de Sua criação, estamos afirmando que Ele é imanente.
5- Por que os atributos morais de Deus são relacionais?
R: Os atributos morais de Deus descrevem seu caráter. Um entendimento adequado dos atributos morais de Deus é essencial para um entendimento adequado da doutrina do pecado, Cristo e salvação. Os três atributos morais fundamentais de Deus são santidade, amor e verdade.
 Cap. 5
Questões
1- Por que combatemos a doutrina do triteísmo?
R: As três pessoas da Trindade são Deus, mas não são três deuses diferentes. Em vez disso, elas compartilham da mesma substância divina.
Três pessoas, uma só substância divina. Essa é a expressão apropriada.
2- Por que combatemos a doutrina do sabelianismo?
R: A razão do sabelianismo está extinto é que desde o quarto século os descrentes tem regularmente admitido que Cristo era uma pessoa. Ele negam que ele era uma Pessoa divina. Nem eles agora tentam muito defender suas visões em bases bíblicas, porque eles repudiaram inerrância.
3- O que é Trindade? Quem são seus membros?
R: A Trindade, também conhecida como Santíssima Trindade, é um termo usado para descrever o Deus do cristianismo, que é apenas um, mas formado por três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Assim, o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo também é Deus, mas Deus é apenas um, por isso o cristianismo é monoteísta.
4- Explique a afirmação da Confissão de Westminster sobre a Trindade?
R: A CFW diz que Deus é autoexistente em si mesmo. É o criador não criado. É a causa não causada. Não há ascendente e nem descendente. Não há nada e ninguém acima dele e para que lhe determine seus atos e exerça juízo sobre seus feitos.

Outros materiais