Buscar

tics hipófise

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Maria Eduarda Brito Gonçalves | Sistemas Orgânicos Integrados 2 | TICS
Hipófise
Quais as porções da hipófise e suas peculiaridades?
A hipófise ou glândula pituitária é uma glândula localizada em uma cavidade do osso esfenoide. Ela é dividida em duas porções: o lobo anterior e o lobo posterior. O lobo anterior é a adeno-hipófise e o lobo posterior é a neuro-hipófise. A neuro-hipófise é uma porção que não produz hormônios, apenas realiza armazenamento e secreção. Por outro lado, a adeno-hipófise produz e secreta hormônios. 
Quais os hormônios de cada uma delas?
São secretados pela hipófise: hormônio folículo-estimulante, hormônio luteinizante, hormônio estimulador da tireoide, hormônio adrenocorticotrófico, prolactina, hormônio do crescimento, ocitocina, hormônio antidiurético.
E sua relação com o hipotálamo?
Essa relação é conhecida como eixo hipotálamo-hipofisário. O hipotálamo é uma região do diencéfalo, que faz a ligação do sistema nervoso com o sistema endócrino. É ele quem coordena a atividade da hipófise, por meio de hormônios liberadores. Esse determinado hormônio liberador chega à hipófise e a estimula, fazendo com a glândula secrete o hormônio. 
A interação com a neuro-hipofise se dá por axônios que partem do hipotálamo e se estendem até o lobo posterior da hipófise. São dois os axônios que chegam à hipófise e trazem o mesmo número de hormônios. Um dos axônios é o prolongamento do núcleo supra-óptico e outro axônio é o prolongamento do núcleo paraventricular, núcleos esses que estão localizados no hipotálamo. Assim, dois hormônios são produzidos, a ocitocina e o ADH (Hormônio antidiurético), por células localizadas no hipotálamo, são transportados até a hipófise pelos axônios, e na hipófise são armazenados e posteriormente secretados. Já a interação do hipotálamo com a adeno-hipófise, já que a conexão se dá pela circulação sanguínea. Há uma rede de capilares que levam os hormônios liberadores produzidos pelo hipotálamo até o lobo anterior da hipófise. E, ao chegar na adeno-hipófise, a estimulam a produzir e secretar o hormônio.
REFERÊNCIAS:
SILVERTHORN, D. Fisiologia Humana: Uma Abordagem Integrada, 7ª Edição, Artmed, 2017.

Continue navegando