Buscar

Cavitação: O que é e como controlar?

Prévia do material em texto

O que é cavitação e como ela pode ser controlada?
Cavitação é um fenômeno físico que indica a formação de bolhas em equipamentos, o mais comum são em bombas centrífugas. Isso acontece durante o escoamento do fluido. Quando ele atinge pressão igual ou inferior à inicial, está sujeito à cavitação. Em geral, esse fenômeno ocorre em ambientes com baixa pressão e alta temperatura..
Nessas circunstâncias, o fluido, que deveria ser bombeado, se transforma em vapor. Pequenas bolhas de ar são originadas e, por sua vez, levadas até à zona de alta pressão, assim como o fluido. Elas acabam colapsando e, consequentemente, implodindo e retornando ao estado líquido. Ao implodir, as bolhas de ar causam a cavitação. Jatos de ar de alta velocidade são disparados em média 25 mil vezes a cada segundo.
Como resolver o problema da cavitação?
1.  Aumente o nível de líquido do tanque de sucção
Essa é a solução mais simples e econômica para a maioria das situações de cavitação. Mas aumentar o nível de líquido do tanque de sucção não é viável se ela for um lago. 
2. Ajuste a pressão absoluta exercida na superfície do líquido
Normalmente, a pressão absoluta exercida na superfície do líquido é equivalente à atmosférica. Por esse motivo, está fora do controle da maior parte dos técnicos. Contudo, em alguns casos, é possível pressurizar o tanque de alimentação com nitrogênio ou ar comprimido.
3. Aumente a distância vertical entre a superfície do líquido e a linha da bomba 
Se a bomba começa a cavitar no momento em que o tanque esvaziar, o usuário deverá manter um nível mais alto de líquido. Aumentar a altura do tanque ou diminuir a altura da bomba também irá ajudar, mas pode ser impossível economicamente.
4. Diminuia a perda de carga na tubulação de sucção 
Por fim, em alguns casos, diminuir a parte de carga na tubulação de sucção pode resolver a cavitação. Para fazer isso, você pode reduzir o número de cotovelos, filtros e viscosidade do líquido com aquecimento. Além disso, é possível substituir a tubulação que está corroída por dentro.
Como esse fenômeno prejudica as instalações de água nas residências e prédios e no sistema de tratamento de água das cidades? 
A cavitação, nas instalações de água em residências e prédios, ocorre em função da velocidade e pressão da água, e sua presença prejudica na danificação dos materiais de transporte de água, como a presença de joelhos, tubulações e bomba de água.
Como a cavitação presente em turbinas prejudica o funcionamento e o aproveitamento, no nível ótimo, da força hidráulica de usinas elétricas? 
Os danos causados pela cavitação em componentes de turbinas hidráulicas tem envolvido não apenas custos elevados de reparo mas principalmente considerável perda de energia gerada por indisponibilidade das máquinas, limitação da flexibilidade operacional do sistema e redução da vida útil dos equipamentos afetados.
Quais os cuidados que se deve tomar com a manutenção destas instalações?
 
O que pode ser feito para evitar o surgimento da cavitação?
· Elevar o nível do líquido no tanque de sucção;
· Baixar o ponto de sucção;
· Manter a tubulação sempre cheia;
· Dimensionar o sistema para que a bomba fique afogada;
· Diminuir a temperatura do fluido;
· Diminuir a velocidade de escoamento;
· Selecionar um tipo de válvula que tenha uma queda de pressão menor;
· Usar uma válvula com bitola maior que o DN da tubulação.

Continue navegando