Buscar

Atividade 1 - Fenômenos de transporte

A cavitação é um fenômeno que ocorre devido a uma redução da pressão em uma tubulação, abaixo da pressão de vapor, de um líquido que flui por essa tubulação. Desta maneira, são formadas bolhas que se rompem e agridem o metal da tubulação. O fenômeno da cavitação é a principal causa de manutenção em turbinas hidráulicas e térmicas, que devem ser acompanhadas de perto para que a produção de energia ou calor não seja comprometido. A cavitação pode ser benéfica quando a intenção é fazer uma limpeza ultrassônica em algum equipamento, por exemplo, em turbinas ou bombas afetadas por caramujos que grudam nas pás, mas na maioria das vezes tem um efeito danoso sobre a tubulação como: vibrações, redução do desempenho hidrodinâmico do equipamento e ruídos muito altos. Inclusive, quando a cavitação ocorre em cascos de navios, pode reduzir a velocidade da embarcação. Baseado nesse texto, deste importante tópico, e em uma pesquisa que você fará sobre cavitação, responda às questões abaixo sobre o que ocorre nos fenômenos de transporte de fluidos:

 

O que é cavitação e como ela pode ser controlada? Como esse fenômeno prejudica as instalações de água nas residências e prédios e no sistema de tratamento de água das cidades? Como a cavitação presente em turbinas prejudica o funcionamento e o aproveitamento, no nível ótimo, da força hidráulica de usinas elétricas? Quais os cuidados que se deve tomar com a manutenção destas instalações?

 


💡 2 Respostas

User badge image

Joao Batista

O fenômeno da cavitação em hidro turbinas é um problema frequente em grandes plantas geradoras. Devido à ação da aceleração, e devido ao fato de que a energia mecânica presente no fluido tende a se conservar, há uma redução na pressão da água quando ocorre o escoamento. Em alguns locais do equipamento, devido valor inferior à pressão de vaporização do fluido, e logo depois aumentar, ocorrendo à cavitação. Como consequências da Cavitação podemos citar a redução da Performance da Turbina A alteração no desempenho da máquina é devida à diferença de volume específico entre o líquido e o vapor, bem como à turbulência gerada pelo fenômeno. 

4
Dislike0
User badge image

Bill Silva

Atividade 1 – Fenômeno de Transportes

Cavitação

É um fenômeno físico que ocorre principalmente no interior de sistemas hidráulicos e que consiste na formação de bolhas de vapor no meio fluido transportado. Ou seja, a cavitação é a formação e acumulação de bolhas em torno de um impulsor de bomba. Isso tende a se formar em líquidos de qualquer viscosidade à medida que eles são transportados através e ao redor de um sistema de bombeamento. Quando cada uma dessas minúsculas bolhas entra em colapso ou estoura, cria uma onda de choque de alta energia dentro do liquido.

Como prevenir a Cavitação

Elevar o nível do líquido no tanque de sucção.

Baixar o ponto de sucção;

Manter a tubulação sempre cheia;

Dimensionar o sistema para que a bomba fique afogada;

Diminuir a temperatura do fluido;

Diminuir a velocidade de escoamento;

Selecionar um tipo de válvula que tenha uma queda de pressão menor;

Usar uma válvula com bitola maior que o DN da tubulação.


Sintomas de Cavitação

Como em qualquer problema que devemos nos atentar em maquinas e equipamentos, os problemas de cavitação também requerem a necessidade de um processo de manutenção confiável. Verificar os componentes e o desempenho dos sistemas de bombeamento é uma eficiente maneira de identificar sinais de possíveis problemas de cavitação. Logo devemos estar atentos à:

Fluxo de pressão ou pressão diminuídos: Se a bomba não estiver produzindo a quantidade de fluxo, conforme declarado pelo fabricante, isso pode significar que a cavitação está ocorrendo.

Vibrações inesperadas: A cavitação pode causar vibrações incomuns, não consideradas pelo equipamento usado e pelo liquido sendo bombeado.

Erosão do rotor: Peças do impulsor dentro do sistema, ou partes erodidas.

Falha de vedação e rolamento: vazamentos ou falha dos vedantes

Consumo anormal de energia: Se as bolhas estiverem se formando ao redor do impulsor, ou se o impulsor em si já começou a falhar.

Ruídos: Quando as bolhas implodem, podem fazer uma série de sons borbulhantes e rachados. Provocando um ruído anormal no sistema.

Quando a pressão do fluído na linha de sucção adquire valores inferiores ao da pressão de vapor do mesmo, formando-se bolhas de ar, isto é, a rarefação do fluído (quebra da coluna de água) causada pelo deslocamento das pás do rotor, natureza do escoamento e/ou pelo próprio movimento de impulsão do fluído. Estas bolhas de ar são arrastadas pelo fluxo e condensam-se voltando ao estado líquido bruscamente quando passam pelo interior do rotor e alcançam zonas de alta pressão. No momento desta troca de estado, o fluído já está em alta velocidade dentro do rotor, o que provoca ondas de pressão de tal intensidade que superam a resistência à tração do material do rotor, podendo arrancar partículas do corpo, das pás e das paredes da bomba, inutilizando-a com pouco tempo de uso, por consequente queda de rendimento da mesma. O ruído de uma bomba cavitando é diferente do ruído de operação normal da mesma, pois dá a impressão de que ela está bombeando areia, pedregulhos ou outro material que cause impacto. Na verdade, são as bolhas de ar "implodindo" dentro do rotor. Para evitar-se a cavitação de uma bomba, dependendo da situação, deve-se adotar as seguintes providências:

Reduzir-se a altura de sucção e o comprimento desta tubulação, aproximando-se ao máximo a bomba da captação.

Reduzir-se as perdas de carga na sucção, com o aumento do diâmetro dos tubos e conexões.

Refazer todo o cálculo do sistema e a verificação do modelo da bomba.

Quando possível, sem prejudicar a vazão e/ou a pressão final requeridas no sistema, pode-se eliminar a cavitação trabalhando-se com registro na saída da bomba "estrangulado", ou, alterando-se o diâmetro do rotor da bomba. Estas, porém são providências que só devem ser adotadas em último caso, pois podem alterar substancialmente o rendimento hidráulico do conjunto.



Efeitos da Cavitação em turbinas

O fenômeno da cavitação em hidro turbinas é um problema frequente em grandes plantas geradoras. Devido à ação da aceleração, e devido ao fato de que a energia mecânica presente no fluido tende a se conservar, há uma redução na pressão da água quando ocorre o escoamento. Em alguns locais do equipamento, devido valor inferior à pressão de vaporização do fluido, e logo depois aumentar, ocorrendo à cavitação. Como consequências da Cavitação podemos citar a redução da Performance da Turbina a alteração no desempenho da máquina é devida à diferença de volume específico entre o líquido e o vapor, bem como à turbulência gerada pelo fenômeno. 


Cuidados e manutenção preventiva

Utilizar revestimentos contra desgastes, como o de Carboneto de Tungstênio Cromo, aplicados pelo processo de aspersão térmica, podem ser uma excelente alternativa para reduzir o desgaste de turbinas hidrelétricas por cavitação e erosão e aumentar significativamente a vida útil desses equipamentos. Esse material possui elevadíssima resistência ao desgaste erosivo devido a sua dureza de superior a 1200 HV.

Usinas hidrelétricas que já possuem peças revestidas com esses materiais, aqui no Brasil, conseguiram aumentar a vida útil em mais de 400%.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais