Buscar

CONHECIMENTOS GERAIS 20222

Prévia do material em texto

Revisar envio do teste: Simulado
 
	Usuário
	CRUZ_EAD_Cst em Gestão da Qualidade_1A_20222
	Curso
	CONHECIMENTOS GERAIS – 20222
	Teste
	Simulado
	Iniciado
	30/09/22 09:52
	Enviado
	30/09/22 10:27
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	0 em 0 pontos  
	Tempo decorrido
	34 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
0 em 0 pontos
	
	
	
	“Mérito é uma farsa. É assim que Daniel Markovits, professor de Direito na Universidade de Yale, com um currículo invejável, começa seu livro The Meritocracy Trap (A armadilha da meritocracia, em tradução livre).
Se criticar a meritocracia não é novidade, o trabalho de Markovits chama atenção não só pela argumentação ao mesmo tempo profunda e acessível, mas principalmente por apontar que esse sistema não é bom nem mesmo para a elite.
De um lado, ele diz, a classe média não consegue pagar pela educação exclusiva da elite e fica excluída dos melhores salários, status e vantagens. De outro, os ricos têm enormes ganhos financeiros, mas levam vidas desgastantes e mais exigentes do que tinham as elites no passado.” Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-54373123
A respeito da meritocracia e de uma sociedade que o tempo todo avalia e promove a avaliação dos indivíduos, analise as afirmativas a seguir.
I. A meritocracia funda uma sociedade pautada em avaliações, na qual não existe desgaste ou desigualdade, mas a distribuição igual de oportunidades e possibilidades, conforme cada um consegue dar conta.
II. A cultura avaliacionista resulta em cobranças constantes, nas quais não existe um patamar para saber aonde se quer chegar, ou seja, não há limites evidentes.
III. Como nos apresenta Dunker e Karnal, quem desenvolve qualquer tipo de transtorno mental em uma sociedade de produção e eficiência acaba ofendendo a cultura e a educação que recebeu, como se as estivesse desperdiçando.
IV. A Síndrome do Esgotamento Profissional, conhecida com Burnout, é um sintoma presente em uma sociedade com essas características.
É correto o que se afirma somente em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
 II, III e IV.
	Resposta Correta:
	a. 
 II, III e IV.
	Comentário da resposta:
	Como nos apresenta Dunker e Karnal, quem desenvolve qualquer tipo de transtorno mental em uma sociedade de produção e eficiência acaba ofendendo a cultura e a educação que recebeu, como se a estivesse desperdiçando. A meritocracia funda uma sociedade pautada em avaliações as quais o tempo determina rendimento e engajamento das pessoas em suas próprias vidas. A cultura avaliacionista resulta em cobranças constantes, nas quais não existe um patamar para se saber aonde quer chegar, ou seja, o céu não é o limite. A Síndrome do Esgotamento Profissional, conhecida com Burnout, é um sintoma presente em uma sociedade com essas características.
	
	
	
· Pergunta 2
0 em 0 pontos
	
	
	
	Avalie as afirmativas a seguir sobre a visão preventiva da Medicina. Assinale a correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Essa visão preventiva em saúde rompe com as capacidades físico-funcionais e de bem-estar físico e mental dos indivíduos, e destaca a necessidade de mudanças de comportamento para adoção de estilos de vida saudáveis.
	Resposta Correta:
	e. 
Podemos estabelecer relações entre distintas concepções e possibilidades de articulação entre conceitos de saúde e de educação. De fato, tanto há perspectivas e tendências no campo caracterizadas por princípios e práticas de inspiração crítica, quer dizer, voltadas à construção de formas de transformação social, quanto aquelas que estão associadas a estratégias de controle e de ajuste dos indivíduos a padrões normativos.
	Comentário da resposta:
	.
	
	
	
· Pergunta 3
0 em 0 pontos
	
	
	
	A anedonia está no quadro de diversos transtornos psicológicos, como depressão, burnout, esquizofrenia, entre outros. Sobre essa, analise as afirmativas a seguir, marcando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).
É a perda da satisfação e interesse em realizar as atividades do dia a dia, como tomar um café com os amigos, passear com o cachorro ou levar os filhos num passeio diferente, por exemplo, que antes eram consideradas agradáveis. ( )
Este tipo de alteração é muito rara em pessoas que têm diminuição na produção de dopamina, um dos hormônios mais importantes quanto à sensação de prazer. ( )
A presença dos transtornos psicológicos, como a depressão e a esquizofrenia, aliados ao consumo de substâncias psicoativas, também pode estar na origem da anedonia. ( )
A identificação da causa dessa doença é de extrema importância para que o tratamento possa ser bem direcionado pelo psiquiatra. Podendo conter sessões de psiquiatria, uso de antidepressivos ou os dois tratamentos em conjunto. ( )
Os pacientes com anedonia ficam normalmente em uma situação de total indiferença consigo mesmos, não tendo apego por nada nem ninguém. Até mesmo pela própria vida, costumam ser resistentes a mudar a situação em que estão vivendo, nada fazendo para isso, só mudando diante da insistência de pessoas próximas, amigos ou entes queridos. ( )
Embora pessoas com anedonia sejam incapazes de sentir prazer em qualquer circunstância, há casos em que o problema se dá com aspectos específicos da vida, como apetite, sexo, relações sociais e atividades de lazer, por exemplo. ( )
Os pacientes com anedonia têm facilidades em suas relações sociais, tornando-se interessantes, criando curiosidade em torno do seu isolamento. ( )
As afirmativas são, respectivamente:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
 V, F, V, V, F, V, F.
	Resposta Correta:
	e. 
 V, F, V, V, F, V, F.
	Comentário da resposta:
	A cada aumento da temperatura, os impactos decorrentes das mudanças climáticas tornam-se mais recorrentes, portanto, intervenções que promovam a mitigação das mudanças climáticas são prioritárias.
A visão ecossistêmica reconhece a diversidade ecológica como sendo socialmente necessária para a saúde e qualidade de vida urbana
	
	
	
· Pergunta 4
0 em 0 pontos
	
	
	
	O Brasil é signatário do Acordo de Paris e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) (Agenda 2030, ONU Brasil) e sua comunidade científica tem contribuído fortemente com avanços científicos capazes de pautar as esferas das políticas públicas e estratégias de desenvolvimento socioeconômico, e também de orientar os tomadores de decisão quanto ao desenvolvimento sustentável do país. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/TRsRMLDdzxRsz85QNYFQBHs/?lang=pt. Acesso em 01. ago. 2022 (adaptado)
Considerando as informações apresentadas no texto, é correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
o Brasil precisa enfrentar os desafios impostos pela alteração climática e ambiental, que passam pelo estabelecimento de métricas e referências, de forma a contribuir na formulação de estratégias regionais e nacionais de detecção/atribuição, mitigação e adaptação aos seus efeitos.
	Resposta Correta:
	a. 
o Brasil precisa enfrentar os desafios impostos pela alteração climática e ambiental, que passam pelo estabelecimento de métricas e referências, de forma a contribuir na formulação de estratégias regionais e nacionais de detecção/atribuição, mitigação e adaptação aos seus efeitos.
	Comentário da resposta:
	O Brasil é signatário do Acordo de Paris e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) (Agenda 2030, ONU Brasil) e sua comunidade científica tem contribuido fortemente com avanços científicos capazes de pautar as esferas das políticas públicas e estratégias de desenvolvimento socioeconômico, e também de orientar os tomadores de decisão quanto ao desenvolvimento sustentável do país. O Brasil precisa enfrentar os desafios impostos pela alteração climática e ambiental, que passam pelo estabelecimento de métricas e referências, de forma a contribuir na formulação de estratégias regionais e nacionais de detecção/atribuição, mitigação e adaptação aos seus efeitos. O atendimento dos ODS e das metas do Acordo de Paris é um passo importante no caminho da sustentabilidade, masnão suficiente. Temos um longo caminho para a construção de uma nova sociedade que seja minimamente sustentável
	
	
	
· Pergunta 5
0 em 0 pontos
	
	
	
	Ao longo dos últimos 150 anos nossa sociedade fez avanços impressionantes em muitos indicadores (e não tão bons em outros), e a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento de florestas fizeram que nossa espécie Homo sapiens fosse responsável pela alteração da composição da atmosfera. Aumentamos a concentração de muitos gases-chave na manutenção do balanço energético de nossa atmosfera, como o CO2, metano (CH4), óxido nitroso (N2O), ozônio (O3), entre outros. Esses gases absorvem a radiação infravermelha, que é o calor emitido pelo nosso planeta para o espaço. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/TRsRMLDdzxRsz85QNYFQBHs/?lang=pt. Acesso em 01. ago. 2022 (adaptado)
Considerando as informações apresentadas no texto, é correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
A atmosfera, ao interceptar esses gases, armazena calor adicional e aumenta a temperatura da Terra.
	Resposta Correta:
	a. 
A atmosfera, ao interceptar esses gases, armazena calor adicional e aumenta a temperatura da Terra.
	Comentário da resposta:
	As mudanças climáticas são mudanças nos padrões de temperatura e clima, em especial, devido à da queima de combustíveis fósseis, tais como petróleo, gás natural e carvão.
Ao longo dos últimos 150 anos, nossa sociedade fez avanços impressionantes em muitos indicadores (e não tão bons em outros), e a queima de combustíveis fósseis e o
desmatamento de florestas fizeram que nossa espécie Homo sapiens fosse responsável pela alteração da composição da atmosfera.
Aumentamos a concentração de muitos gases-chave na manutenção do balanço energético de nossa atmosfera, como o CO2, metano (CH4), óxido nitroso (N2O), ozônio (O3), entre outros. Esses gases absorvem a radiação infravermelha, que é o calor emitido pelo nosso planeta para o espaço. A atmosfera, ao interceptar esses gases, armazena calor adicional e aumenta a temperatura da Terra.
	
	
	
· Pergunta 6
0 em 0 pontos
	
	
	
	O termo cidade sustentável surgiu a partir do conceito de desenvolvimento sustentável, vigente desde os anos 80.
Selecione a alternativa de descreve o que é uma cidade sustentável.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Uma cidade sustentável é aquela que gere suas políticas públicas e de desenvolvimento tendo em mente a preservação do meio ambiente e o uso consciente de seus recursos naturais, tendo por objetivo evitar o esgotamento do meio ambiente e garantir sua permanência para gerações futuras.
	Resposta Correta:
	d. 
Uma cidade sustentável é aquela que gere suas políticas públicas e de desenvolvimento tendo em mente a preservação do meio ambiente e o uso consciente de seus recursos naturais, tendo por objetivo evitar o esgotamento do meio ambiente e garantir sua permanência para gerações futuras.
	Comentário da resposta:
	O termo cidade sustentável surgiu a partir do conceito de desenvolvimento sustentável, vigente desde os anos 80. Uma cidade sustentável é aquela que gere suas políticas públicas e de desenvolvimento tendo em mente a preservação do meio ambiente e o uso consciente de seus recursos naturais, e tem por objetivo evitar o esgotamento do meio ambiente e garantir sua permanência para gerações futuras. As cidades e sistemas urbanos são entidades complexas com várias trocas de materiais e de energia. Além de seus limites, é necessário entender suas contribuições para a sustentabilidade, em vez de simplesmente julgar se uma especificidade da cidade é sustentável
	
	
	
Revisar
 
envio
 
do
 
teste:
 
Simulado
 
 
 
Usuário
 
CRUZ_EAD_Cst em Gestão da Qualidade_1A_20222
 
Curso
 
CONHECIMENTOS GERAIS 
–
 
20222
 
Teste
 
Simulado
 
Iniciado
 
30/09/22 09:52
 
Enviado
 
30/09/22 10:27
 
Status
 
Completada
 
Resultado
 
da
 
tentativa
 
0 em 0 pontos 
 
 
Tempo
 
decorrido
 
34 minutos
 
Resultados
 
exibidos
 
Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
 
·
 
Pergunta 1
 
0 em 0 pontos
 
 
 
 
“Mérito é uma farsa. É assim que Daniel Markovits, professor de Direito na Universidade de Yale, 
com um currículo invejável, começa seu livro The Meritocracy Trap (A armadilha da meritocracia, 
em tradução livre).
 
Se criticar a meritocracia não é novidade, 
o trabalho de Markovits chama atenção não só pela 
argumentação ao mesmo tempo profunda e acessível, mas principalmente por apontar que esse 
sistema não é bom nem mesmo para a elite.
 
De um lado, ele diz, a classe média não consegue pagar pela educação exclu
siva da elite e fica 
excluída dos melhores salários, status e vantagens. De outro, os ricos têm enormes ganhos 
financeiros, mas levam vidas desgastantes e mais exigentes do que tinham as elites no passado.” 
Fonte:
 
https://www.bbc.com/portuguese/geral
-
54373123
 
A respeito da meritocracia e de uma sociedade que o tempo todo avalia e promove a avaliação 
dos indivíduos, analise as afirmativas a seguir.
 
I. A meritocracia funda uma sociedade pautada em 
avaliações, na qual não existe desgaste ou 
desigualdade, mas a distribuição igual de oportunidades e possibilidades, conforme cada um 
consegue dar conta.
 
II. A cultura avaliacionista resulta em cobranças constantes, nas quais não existe um patamar 
para sab
er aonde se quer chegar, ou seja, não há limites evidentes.
 
III. Como nos apresenta Dunker e Karnal, quem desenvolve qualquer tipo de transtorno mental 
em uma sociedade de produção e eficiência acaba ofendendo a cultura e a educação que 
recebeu, como se as
 
estivesse desperdiçando.
 
IV. A Síndrome do Esgotamento Profissional, conhecida com Burnout, é um sintoma presente em 
uma sociedade com essas características.
 
É correto o que se afirma somente em:
 
 
 
 
Resposta
 
Selecionada:
 
a.
 
 
 
II,
 
III
 
e
 
IV.
 
Resposta
 
Correta:
 
a.
 
 
 
II,
 
III
 
e
 
IV.
 
Comentário
 
da
 
resposta:
 
Como nos apresenta Dunker e Karnal, quem desenvolve qualquer tipo de 
transtorno mental em uma sociedade de produção e eficiência acaba ofendendo 
a cultura e a educação que recebeu, como se a estivesse desperdiçand
o. A 
meritocracia funda uma sociedade pautada em avaliações as quais o tempo 
 
 
 
Revisar envio do teste: Simulado 
 
Usuário CRUZ_EAD_Cst em Gestão da Qualidade_1A_20222 
Curso CONHECIMENTOS GERAIS – 20222 
Teste Simulado 
Iniciado 30/09/22 09:52 
Enviado 30/09/22 10:27 
Status Completada 
Resultado da tentativa 0 em 0 pontos 
Tempo decorrido 34 minutos 
Resultados exibidos Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários 
 Pergunta 1 
0 em 0 pontos 
 
 
“Mérito é uma farsa. É assim que Daniel Markovits, professor de Direito na Universidade de Yale, 
com um currículo invejável, começa seu livro The Meritocracy Trap (A armadilha da meritocracia, 
em tradução livre). 
Se criticar a meritocracia não é novidade, o trabalho de Markovits chama atenção não só pela 
argumentação ao mesmo tempo profunda e acessível, mas principalmente por apontar que esse 
sistema não é bom nem mesmo para a elite. 
De um lado, ele diz, a classe média não consegue pagar pela educação exclusiva da elite e fica 
excluída dos melhores salários, status e vantagens. De outro, os ricos têm enormes ganhos 
financeiros, mas levam vidas desgastantes e mais exigentes do que tinham as elites no passado.” 
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-54373123 
A respeito da meritocracia e de uma sociedade que o tempo todo avalia e promove a avaliação 
dos indivíduos, analise as afirmativas a seguir. 
I. A meritocracia funda uma sociedade pautada em avaliações, na qual não existe desgaste ou 
desigualdade, mas a distribuição igual de oportunidades e possibilidades, conforme cada um 
consegue dar conta. 
II. A cultura avaliacionista resulta em cobranças constantes, nas quais não existe um patamar 
para saber aonde se quer chegar, ou seja, não há limitesevidentes. 
III. Como nos apresenta Dunker e Karnal, quem desenvolve qualquer tipo de transtorno mental 
em uma sociedade de produção e eficiência acaba ofendendo a cultura e a educação que 
recebeu, como se as estivesse desperdiçando. 
IV. A Síndrome do Esgotamento Profissional, conhecida com Burnout, é um sintoma presente em 
uma sociedade com essas características. 
É correto o que se afirma somente em: 
 
Resposta Selecionada: 
a. 
 II, III e IV. 
Resposta Correta: 
a. 
 II, III e IV. 
Comentário 
da resposta: 
Como nos apresenta Dunker e Karnal, quem desenvolve qualquer tipo de 
transtorno mental em uma sociedade de produção e eficiência acaba ofendendo 
a cultura e a educação que recebeu, como se a estivesse desperdiçando. A 
meritocracia funda uma sociedade pautada em avaliações as quais o tempo

Continue navegando