Buscar

Avaliando Aprendizado De Hist Art Ciclo 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

"Se na Renascença mundo da arte via-se dominado por Florença e Veneza, no barroco o grande centro artístico foi Roma, visitado por pintores de toda Europa. A Igreja católica, tendo sobrevivido à Reforma, apresentou-se mais vigorosa do que nunca, como resultado de seu próprio processo de revitalização, a Contrarreforma". (Wendy Beckett, História da Pintura, Ática, 1997.). Quanto a pintura barroca em seu contexto histórico, analise itens abaixo e em seguida marque a ÚNICA alternativa CORRETA.
	
	
	
	
	A pintura barroca, assim como a escultura e a arquitetura, é caracterizada pelo exagero e pelo grotesco, como representação dos excessos da Igreja Católica no período.
	
	
	Há uma tendência para a utilização da cor preta, e as cores de tons azul e rosa são banidos da pintura.
	
	
	A valorização da experimentação científica como o caminho para a investigação dos fenômenos da natureza e da arte.
	
	
	As composições são extremamente regulares e matematicamente definidas, de forma a explicar com a maior clareza possível o evento referido.
	
	
	Na pintura, frequentemente uma luz incide diretamente sobre aquilo que o pintor quer valorizar na tela, evidenciando a atmosfera misteriosa e sobrenatural relativa ao período barroco.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		"O estilo é a expressão de uma época, ele muda quando muda a sensibilidade. A renascença devia morrer, porque já não reproduzia a pulsação da época, já não exprimia aquilo que a preocupava, o que era sentido como essencial...A necessidade de mudar não lhe vem de fora, mas de dentro, o sentimento das formas se esgota segundo suas próprias leis." Wolfflin. Considerando o texto, entre as alternativas abaixo, assinale aquela que só apresenta características do estilo Barroco:
	
	
	
	
	Beleza Ideal, Movimento e Hierarquia.
	
	
	Simplicidade, Movimento e Beleza Expressiva.
	
	
	Estabilidade, Beleza Ideal e Movimento.
	
	
	Razão, emoção e complexidade.
	
	
	Emoção, Ornamentação e Beleza Expressiva.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Segundo o historiador da arte Enerst Gombrich, "o termo barroco foi empregado pelos críticos de uma período posterior, contrários às tendências do século XVII, com intuito de ridicularizá-las." Sobre a Arte Barroca, analise as seguintes afirmativas:
I - Os tons suaves e pastéis, o equilíbrio simétrico, a luz diagonal e a composição bidimensional fazem parte do estilo barroco.
II -  Na representação barroca a figura humana, diversas vezes, aparece levemente geometrizada, revelando uma preocupação naturalista.
III -  Do ponto de vista pictórico, as obras barrocas apresentam uma iluminação basicamente simétrica em relação a perspectiva linear utilizada.
IV -  Nas obras barrocas as cenas representadas envolvem - se num acentuado contraste de claroescuro, o que intensifica a expressão de sentimento.
	
	
	
	
	I, II e III estão corretas.
	
	
	I, II, III e IV estão corretas.
	
	
	Somente Ie II estão corretas.
	
	
	Somente III e IV estão corretas.
	
	
	Somente II e IV estão corretas.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Em meados do século XVIII, a Inglaterra foi pioneira no processo de industrialização, que substituiu a produção artesanal pelas máquinas. Além de alterar a estrutura socioeconômicas das cidades, a industrialização interferiu na arquitetura porque: 
	
	
	
	
	Negou o entendimento das cidades como organismos dinâmicos e complexos 
	
	
	Preconizou a ornamentação de fachadas em detrimento à racionalização construtiva 
	
	
	Empregou materiais e técnicas da construção utilitária para construir edifícios de forma rápida e eficiente 
	
	
	Valorizou o artesanato e o papel dos artesãos na sociedade 
	
	
	Ressaltou a importância do historicismo na produção arquitetônica 
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		"Poderíamos empregar a palavra 'moderno' de forma bastante vaga para significar 'do presente', ou o que é atual. Neste sentido informal, ela se refere ao que é contemporâneo e é definida por sua diferença em relação ao passado. Mas mesmo quando a usamos de um modo que nos parece neutro, descritivo, é bom ter em mente que só o fazemos seletivamente, para nos referirmos a alguns aspectos do presente em contraposição a outros que vemos como fora de moda ou tradicionais e de certa forma remanescentes do passado: ou seja, usamo-la para demarcar diferenças dentro do presente tanto quanto em relação ao passado. Quando aplicado à arte, o termo 'moderno' pode designar um período da história (embora a questão de quando esse período começa esteja sujeita a interpretações diferentes), e pode ser usado para discriminar entre diversos tipos de arte produzidos nesse período. Na linguagem da crítica de arte, portanto, o termo também é usado seletivamente. 'Arte moderna' não significa necessariamente o mesmo que 'arte do período moderno', pois nem toda a arte produzida nesse período é julgada 'moderna' - considera-se que só certos tipos de arte fazem jus ao título." (FRASCINA, Francis et alii. Modernidade e modernismo. Trad. Tomás Rosa Bueno, São Paulo: Cosac & Naify Edições Ltda., 1998, p. 07). Com base no texto, qual afirmativa é a correta acerca da palavra "moderno":
	
	
	
	
	Moderno em relação à História é usado para separar a arte em termos de crítica negativa.
	
	
	Quando usamos o termo "moderno", usamos de forma seletiva, que pode indicar um período da história.
	
	
	Quando usamos o termo aplicado à arte, o termo moderno pode designar do presente.
	
	
	A palavra "moderno" refere-se somente ao que é contemporâneo, pois o que consideramos moderno vai se alterando ao longo do tempo e não pode se referir a um tempo passado.
	
	
	A palavra "moderno" nasceu no presente e se refere à obras que se constroem na atualidade.

Continue navegando