Buscar

O BRT é um sistema de ônibus de alta velocidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O BRT é um sistema de ônibus de alta velocidade, baseado nas cidades, no qual os ônibus circulam por faixas dedicadas. O novo estudo da EMBARQ, Impactos Sociais, Ambientais e Econômicos do BRT, analisou os sistemas BRT e concluiu que o sistema contribui melhorando a qualidade de vida nas cidades de quatro maneiras chaves: diminuindo o tempo de deslocamento, reduzindo emissões de poluentes e gases de efeito estufa, aprimorando a segurança viária e estimulando a atividade física.
A escolha de BRT como modal troncal principal, foi devido a topografia da cidade e o custo-benefício em relação a tempo de construção e orçamento serem mais vantajosos, o projeto é focado em vias de fácil acesso que conectam as extremidades de Campinas, principalmente áreas com maior densidade demográfica, da forma mais rápida possível com o mínimo de interferência de vias locais. 
As principais cidades que utilizam esse sistema de modal, tem vias planejadas e pensadas nos principais conceitos de urbanismo e estruturas viárias (por exemplo Curitiba e Rio de Janeiro), em outras cidades que não foram projetadas (teve um crescimento mais orgânico) e/ou houve intervenções, a utilização de vias mais largas já existentes, como avenidas que dão acesso a áreas importantes para a passagem do troncal. 
Para o Sistema Secundário utilizamos apenas os ônibus, que serão ramificados a partir do BRT e circularam nos bairros, o estilo de modal é diferenciado pela via utilizada, e não pelo modelo de transporte, então alguns ônibus iram circular apenas entre as estações do BRT e outros além, por dentro dos bairros. 
A ciclovia é a mais importante infraestrutura de circulação para as bicicletas nas áreas urbanas, sendo constituída de estrutura totalmente segregada do tráfego motorizado e, portanto, é a via que apresenta o maior nível de segurança e conforto aos ciclistas. A ciclovia é parte de um sistema cicloviário que consiste em uma rede integrada composta por diversos elementos com características que atendam o usuário da bicicleta em seus deslocamentos em áreas urbanas, especialmente em termos de segurança e conforto.
Sendo o sistema terciário utilizado, as Ciclovias, seguiram por quase o todo o percurso dos ônibus, até chegar a uma estação BRT, onde terão bicicletários. Além disso foi pensado na segurança e no conforto ao escolher as vias por onde elas passam, levando em consideração fatores como a topografia.

Outros materiais