Buscar

Direito Constitucional Internacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Ref.: 722496
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	A Canção do exílio, de Gonçalves Dias, transcrita abaixo, abre o livro Primeiros Cantos e marca a obra do autor como um dos mais conhecidos poemas da língua portuguesa no Brasil. Foi escrita em julho de 1843, em Coimbra, Portugal. O poema, por conta de sua contenção e de sua alusão à pátria distante, tema tão próximo do ideário do Romantismo, tornou-se emblemático na cultura brasileira. "Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar - sozinho, à noite - Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que desfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu'inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá." O Direito Internacional costuma distinguir duas dimensões de nacionalidade. Levando-se em consideração o poema de Gonçalves Dias, pode-se dizer que a dimensão mais próxima do sentido do texto é:
		
	
	dimensão vertical
	 
	dimensão política
	
	dimensão diagonal
	
	dimensão oblíqua
	 
	dimensão horizontal
	Respondido em 16/09/2022 12:52:23
	
	
	 2.
	Ref.: 722513
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	O Tribunal Penal Internacional tem jurisdição sobre pessoas responsáveis pelos crimes de maior gravidade com alcance internacional (art. 1º do Estatuto de Roma, 1998). São crimes de competência desse tribunal:
		
	
	Crimes de guerra, violação dos direitos humanos e tráfico de drogas.
	
	Crime de agressão, tráfico de crianças e mulheres e atos de terrorismo.
	
	Crimes políticos e conexos.
	
	Tráfico de drogas, crime organizado transnacional e crimes contra a humanidade.
	 
	Genocídio, crimes contra a humanidade, crimes de guerra e crime de agressão.
	Respondido em 16/09/2022 12:08:46
	
	
	 3.
	Ref.: 722510
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Assinale a opção correta segundo a orientação jurisprudencial do STF:
		
	 
	O tratado genérico equivale a lei ordinária.
	
	Os tratados sobre direitos humanos celebrados pelo Brasil, a qualquer tempo, são equivalentes às emendas constitucionais.
	
	Os tratados genéricos são equivalentes às emendas constitucionais.
	
	Os tratados sobre direitos humanos tem natureza de supraconstitucionalidade.
	 
	Existe paridade entre a norma brasileira de produção doméstica e a norma brasileira de produção internacional.
	Respondido em 16/09/2022 12:11:58
	
	
	 4.
	Ref.: 722490
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Assinale a alternativa correta:
		
	
	É livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observados, dentre outros preceitos, o caráter nacional e o funcionamento parlamentar de acordo com a lei.
	 
	O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de dezoito anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de setenta anos, os estrangeiros residentes do País, os conscritos, durante o período de serviço militar obrigatório, e os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.
	 
	São privativos de brasileiros natos os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, de Deputado Federal, de Senador, de Ministro do Supremo Tribunal Federal, da carreira diplomática, de oficial das Forças Armadas e de Ministro de Estado da Defesa.
	
	Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros domiciliados há, pelo menos, um ano ininterrupto no País, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
	
	É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, independentemente de qualificações profissionais que a lei vier a estabelecer.
	Respondido em 16/09/2022 12:16:07
	
	
	 5.
	Ref.: 722492
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	São brasileiros naturalizados:
		
	
	Os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país.
	
	Os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição consular brasileira situada no exterior.
	
	Os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira.
	 
	Os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral.
	
	Os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil.
	Respondido em 16/09/2022 12:20:58
	
	
	 6.
	Ref.: 722504
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Assinale a alternativa falsa:
		
	
	Os tratados de direitos humanos devem passar pelo processo de incorporação ao direito interno.
	
	Com a vigência da EC45/04, os tratados de direitos humanos ao serem incorporados pelo ordenamento jurídico brasileiro adquirem o status de norma constitucional, se aprovados em cada casa do Congresso, em dois turnos, por 3/5 de seus membros.
	
	O STF entende que o tratado internacional equivale, ou seja, tem status de lei ordinária e, portanto, segue o princípio de que lei posterior derroga lei anterior.
	
	O STF entende que o caso de o Brasil ratificar um tratado internacional que conflite com a Constituição, esta deverá prevalecer.
	 
	Após a EC 45/04, todos os tratados de direitos humanos em que a República Federativa do Brasil for parte equivalem à norma constitucional.
	Respondido em 16/09/2022 12:23:25
	
	
	 7.
	Ref.: 722495
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Sobre o instituto da Nacionalidade no Brasil leia as proposições abaixo e marque a alternativa CORRETA: I Aos portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor dos brasileiros, serão atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro, salvo os casos previstos nesta Constituição. II. São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira III Será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que tiver cancelada sua naturalização por sentença judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional. IV. Serão brasileiros naturalizados os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral.
		
	
	I e III são falsas e II e IV são verdadeiras
	 
	Todas são verdadeiras
	
	I e II são verdadeiras e III e IV são falsas
	
	I e IV são verdadeiras e III e II são falsas
	
	Todas são falsas
	Respondido em 16/09/2022 12:48:49
	
	
	 8.
	Ref.: 722509
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Nas hipóteses de grave violação de direitos humanos, o Procurador-Geral da República, com a finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos, poderá suscitar, perante o Superior Tribunal de Justiça, em qualquer fase do inquérito ou processo, incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal. Tal fenômeno denomina-se:
		
	
	Justiça universal.
	 
	Federalização das causas de direitos humanos.
	
	Federalização de crimes transnacionais.
	
	Avocação constitucional estadual.
	
	Avocação de jurisdição internacional.
	Respondido em 16/09/2022 12:43:06
	
	
	 9.
	Ref.: 722500
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	São brasileiros, nos termosda CF/88: I - os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, que estejam a serviço de seu país. II - os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil; III - os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que venham a residir na República Federativa do Brasil; IV - os estrangeiros de qualquer nacionalidade residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira; V - os portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor de brasileiros. A opção verdadeira a respeito deste conjunto de afirmativas é:
		
	
	Nenhum item está certo.
	 
	Somente dois itens estão certos.
	
	Somente um item está certo.
	 
	Somente três itens estão certos.
	
	Somente quatro itens estão certos.
	Respondido em 16/09/2022 12:36:46
	
	
	 10.
	Ref.: 722517
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Com relação ao Tribunal Penal Internacional, é CORRETO afirmar que:
		
	
	Trata-se de tribunal "ad hoc".
	
	Tem como sujeitos os Estados e as Organizações Internacionais.
	
	Tem como objetivo julgar os crimes cometidos durante as guerras de independência na ex-Iugoslávia e no genocídio de Ruanda.
	
	Ainda não se encontra em funcionamento.
	 
	É independente e permanente, voltado para o julgamento de crimes contra a humanidade, de genocídio e de guerra.

Outros materiais