Buscar

Resumo Movimentos Sociais

Prévia do material em texto

Iema Pleno Dom Hamleto de Angelis 
Viana-MA, 15 de Setembro de 2022
Aluna: Yngrid Cristina Nunes Santos Turma: 202
 Resumo de Sociologia 
 Os movimentos sociais são ações coletivas mantidas por grupos organizados da sociedade que visam lutar por alguma causa social. Os primeiros movimentos sociais visavam resolver os problemas de classes sociais e políticos, como a ampliação do direito ao voto. 
 Hoje, os movimentos sociais baseiam-se, em grande parte, nas pautas identitárias que representam categorias como gênero, raça e orientação sexual. Os movimentos sociais clássicos são aqueles que surgem no século XIX e XX. Estão relacionados à organização dos trabalhadores diante da instituição do capitalismo e da industrialização. Os movimentos sociais dessa época se organizam, principalmente, por meio da greve.
 Em 1960, ocorre uma ebulição de movimentos sociais. Nesse período, a sociedade capitalista também passa por mudanças e outras questões, que não puramente de ordem econômica, emergem como questões centrais para disputas, lutas e reivindicações de direito e espaço. A partir de 1990, surgem novas configurações de movimentos sociais, esses movimentos começam a utilizar a Internet para promover a conscientização e mudanças sociais.

Continue navegando