Buscar

Filosofia de Ciências Sociais

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA – FACEDI
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
PROFESSOR: LEONARDO VASCONCELOS
DISCIPLINA: Filosofia de ciências sociais 
Iasmin dos Santos Nascimento ¹
QUESTÕES
1) Que crenças silenciosas sustentam nossas afirmações, negações, avaliações e condutas na vida cotidiana? 
2) Que é passar da atitude ingênua do senso comum à atitude filosófica? 
3) Quais as principais características da filosofia? 
4) Tem sentido perguntar "para que filosofia"? 
5) Por que a filosofia é diferente dos outros tipos de conhecimentos? 
6) Quais as definições da filosofia existentes? Quais podemos aceitar e por quê? 
7) Pode-se dizer que a filosofia é útil? Quando e por quê? 
RESPOSTAS
1) Cremos no espaço, no tempo, na realidade, na qualidade, na quantidade, na verdade, na diferença entre realidade e sonho ou loucura, entre verdade e mentira; cremos também na objetividade e na diferença entre ela e a subjetividade, na existência da vontade, da liberdade, do bem e do mal, da moral, da sociedade.
2) A Filosofia começa dizendo não às crenças e aos preconceitos do senso comum e, portanto, começa dizendo que não sabemos o que imaginávamos saber; por isso, o patrono da Filosofia, o grego Sócrates, afirmava que a primeira e fundamental verdade filosófica é dizer: “Sei que nada sei”. Para o discípulo de Sócrates, o filósofo grego Platão, a Filosofia começa com a admiração; já o discípulo de Platão, o filósofo Aristóteles, acreditava que a Filosofia começa com o espanto.
3) A primeira característica da atitude filosófica é negativa, isto é, um dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às ideias da experiência cotidiana, ao que “todo mundo diz e pensa”, ao estabelecido. A segunda característica da atitude filosófica é positiva, isto é, uma interrogação sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos. A face negativa e a face positiva da atitude filosófica constituem o que chamamos de atitude crítica e pensamento crítico.
4) Não , com a filosofia, nós podemos desenvolver o lado curioso e questionador sobre as coisas que nos cercam, a querer saber a resposta de algo, passamos a ter nossas próprias opiniões. 
5) Porque a filosofia trabalha com dúvidas e questionamentos sobre tudo e todos.
6) Existe uma quantidade enorme de definições, nenhuma delas pode ser considerada certa ou errada. Definir Filosofia é uma tarefa subjetiva - cada Filósofo define filosofia de acordo c om a sua própria concepção de filosofia. O objeto de estudo da filosofia é muito abrangente, ela estuda tudo aquilo que rodeia o homem e que o preocupa. Logo, é difícil abarcar uma definição de tudo aquilo que ela trata. A definição de Filosofia não é algo de acabado, não é intemporal, tal como a filosofia evoluí ao longo da história, também a sua definição está em construção, é algo que se vai fazendo. 
7) Sim, pois ela ajuda a compreender a realidade e desenvolver o espírito crítico. Ela é útil quando acreditamos já saber tudo sobre algo e nos deparamos com um problema cotidiano para o qual não possuímos solução: é exatamente neste momento que nos vemos obrigados a refletir sobre aquilo que julgávamos saber e podemos expandir o nosso conhecimento, aceitando que, de fato, não éramos sábios e que precisávamos rever aquilo que julgávamos saber.

Continue navegando