Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA AOL5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA AOL5
EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS
Iago da Silva Costa
03245759
Engenharia Elétrica
A energia elétrica está presente de forma indispensável na vida do ser humano, sendo utilizada em grande quantidade e vital não apenas para o bem-estar, mas também para o desenvolvimento e movimentação dos processos em todo o mundo, contudo, não alcançando 100% dos lugares, sendo por dificuldades de acesso ou custos. Sabemos que desde sua descoberta, houveram outras descobertas, em relação formas de gerar energia, como por exemplo: energia geradas por usinas térmicas, hidráulicas, eólicas, solares e entre outros, e durante esse período, houve o desenvolvimento de como seria entregue a energia de forma econômica e com qualidade, como conhecemos, são as redes de transmissão de energia elétrica, onde, consiste em extensas redes de fios, que conduzem a energia produzida até o consumidor final.
1. Vantagens das redes de distribuição automatizadas.
A energia elétrica continua sendo uma ferramenta útil atualmente, desse modo, com o rápido crescimento das demandas nas atividades e da população, se faz necessário uma otimização nos processos da sua distribuição, de forma a evitar perdas e melhorar a qualidade garantindo uma produção mais viável, acompanhando a evolução da tecnologia e a modernização. 
Uma das formas de melhorar e agilizar os sistemas de distribuição de energia é a automação, onde tem como objetivo a melhoria do processo de entrega de energia, sendo um salto tecnológico bastante necessário, resultando na diminuição de custos operacionais e tempo, além de garantir segurança e proteção contra uma série de fatores. 
Esse sistema tem como vantagens:
Menores custos com operadores;
Maior rapidez de operação;
Diminuição no tempo de detecção e atuação em cima do local a ser corrigido;
Aumento da segurança e prevenção das Instalações e aos colaboradores, podendo abranger a sociedade de forma geral e equipamentos domésticos;
Menores necessidades de manutenção;
Diagnósticos sobre a rede mais precisos e eficientes, exemplo simples, fazer atualizações nos medidores de energia, para medidores eletrônicos inteligentes, que viessem de forma ágil e prático, detectar falhas, gerar laudos e até calcular de forma automática o valor dos kW, tornando o sistema mais comunicativo entre consumidor e fornecedor;
Adequação às necessidades que hoje a indústria e a sociedade precisam com o alto crescimento das demandas e o desenvolvimento que tem como grande aliada a energia elétrica para funcionamento de pequenos a grandes processos no mundo inteiro. 
O sistema de automação permite que o controlador e/ou colaborador monitore e reconheça em tempo falhas e energia, condutores rompidos, descoordenação e sobrecargas, também podendo identificar exatamente onde está a falta e como resolvê-la. Permitindo uma operação mais eficiente e direcionada.
Em casos de interrupção de energia ou religamento de um ponto de rede. Uma vez que o equipamento detectar falhas na energia, o operador pode solucionar o problema de forma remota e também o equipamento podendo atuar de forma automática. Agilizando a recomposição do suprimento evitando o deslocamento de equipes para o local.
Com tudo, uma das maiores vantagens é a segurança dos profissionais atuantes e as medidas de contenção, pois, a supervisão e controle do processo, pode ser feita sem que os profissionais estejam em campo.
Outras vantagens da automação:
· Estipular melhores estratégias, no caso de ter que desconectar a energia, atingindo o menor número de clientes;
· Prover uma reestruturação na rede, de moto a ficar inteligente;
· Avaliar diretamente o status da rede do consumidor e realizar ações diretamente em campo nos dispositivos de forma remota ou automática;
· Aumentar a sensibilidade do sistema de proteção de forma geral, evitando perdas e/ou desvios de energia;
· Comunicação transparente entre fornecedor e consumidor.
Um exemplo de um sistema de automação que promete melhorar e inovar a dinâmica no fornecimento de energia elétrica, é o Smart Grids. 
É um sistema composto por uma série de automações e tecnologias, que tem como objetivo, a segurança, comodidade e sustentabilidade ao fornecimento de energia. Tem como vantagens: 
Possui medidores inteligentes, onde os consumidores irão poder acompanhar de perto de forma dinâmica o seu consumo.
Conta com um sistema chamado de Self-Healing, onde identifica e corrige possíveis falhas, em poucos segundos, com alternativas para que a energia chegue até o consumidor.
2. Descreva os problemas enfrentados pelas equipes de manutenção em redes antigas sem automação.
Devido as linhas de distribuição serem extensas redes de fios que conduzem energia elétrica por grandes territórios, fica difícil a identificação de problemas, quando não da a utilização de equipamentos automatizados, resultando em uma margem maior de tempo utilizado para tomadas de ações afim de corrigir tal falha.
Havendo também, outros problemas enfrentados pelas equipes que atuam diretamente na área, como por exemplo, o próprio risco de se expor diretamente, riscos de queda, animais peçonhentos, riscos ambientais, chuva, acidentes, riscos físicos, entre outros. Podendo ser diminuído esses riscos pela instalação de atualizadores.
Os profissionais atuantes, sofrem também com as mudanças climáticas, no caso, uma chuva formada repentinamente, influencia no atraso de entrega nos serviços de manutenções preventivas ou corretivas, causando estresse a população.
Outro ponto, é o tempo perdido, procurando o lugar onde houve a falha, quando não se sabe ao certo o motivo pelo qual parou o fornecimento em determinado local. Gerando estresse aos consumidores, e atraso nos processos econômicos.
Entre outros.
3. Exemplifique projetos de sucesso na implantação de automação e os benefícios resultantes para a concessionária de energia com a automação da sua rede de distribuição. 
Exemplo 1: Religador Automático
O que é?
É um equipamento que age como um interruptor elétrico automático de alta tensão, quando é detectado por ele um problema na rede, como um curto-circuito. Esse equipamento testa automaticamente a linha elétrica local, para determinar se o problema foi resolvido, geralmente, ele tenta fazer o reestabelecimento da energia 3 vezes, quando não consegue, ele desarma a rede, e manda um sinal por rádio frequência para central, e então, é enviado uma equipe para o local, para fazer uma intervenção de forma manual. Se o problema for apenas temporário, ele é redefinido de forma automática dessa forma restaurando a energia elétrica. 
Em outras situações, esse equipamento por se comunicar por radiofrequência, ele pode receber telecomandos, atuando de forma remota, podendo desligar um determinado circuito de um bairro, setor ou uma região, e também podendo desviar esse circuito para um outro alternativo para que se possa reestabelecer a energia em uma região de forma automática e remota.
Esses religadores, são aplicados para linhas aéreas de transmissão e distribuição de energia, tem como vantagem, a redução do tempo de interrupção no fornecimento de energia, no caso de problemas não permanentes, exemplos: raios caindo sobre um isolador, ramificações de arvores tocando linhas energizadas, animais transitando entre linhas energizadas e superfície aterradas, entre outros.
Exemplo 2: Parametrização de relé em Subestações.
Os relés são dispositivos responsáveis pelo gerenciamento e monitoramento das grandezas elétricas em um determinado circuito. São projetados para sentir perturbações no sistema elétrico e automaticamente executar ações de controle sobre dispositivos de junção, afim de proteger.
Na subestação, esse equipamento tem como objetivo, dividir o sistema elétrico em zonas separadas, protegendo e desconectando de forma individual na ocorrência de uma falha, permitindo que outra parte do sistema continue trabalhando de forma segura.
E a sua programação ou parametrização, tem como objetivo inserir adequadamente os ajustes de proteções, com base nos estudos de seletividadee definição dos tipos de relé, dependendo de cálculos para proteção conforme cada concessionaria nos mais variados tipos.
Referencias:
https://alugagera.com.br/noticias/problemas-energia-eletrica-como-afetam
https://eletrorede.eng.br/blog/2018/10/25/automacao-distribuicao-energia/#:~:text=AS%20VANTAGENS%20DA%20AUTOMA%C3%87%C3%83O&text=Desta%20forma%2C%20diminui%20custos%20operacionais,solucionar%20o%20problema%20a%20dist%C3%A2ncia.
https://www.abradee.org.br/setor-eletrico/redes-de-energia-eletrica/#:~:text=Al%C3%A9m%20das%20linhas%20de%20transmiss%C3%A3o,esses%20componentes%20em%20maiores%20detalhes.
https://certi.org.br/blog/tecnologias-para-automacao-do-sistema-de-distribuicao-de-energia-eletrica/
https://www.eaton.com/br/pt-br/products/medium-voltage-power-distribution-control-systems/reclosers/reclosers--fundamentals-of-reclosers.html#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20um%20religador,%2C%20como%20um%20curto%2Dcircuito.
https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=smart+grid&btnG=&oq=smart+
https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/6099519
https://www.pabloguimaraes-professor.com.br/post/rele-de-protecao-de-subestacao