Buscar

AVIII Final Objetiva - Perspectivas Profissionais

Prévia do material em texto

O Relatório do World Economic Forum (2016) descreve o contexto em que vivemos em plena Revolução Industrial desta nova geração, que provoca rupturas nos padrões de produção nunca antes vivenciados. Todas essas mudanças exigem habilidades específicas relacionadas ao trabalho no mundo atual. Estas habilidades podem ser divididas em três grupos. Quais são os grupos em que as principais habilidades relacionadas ao trabalho podem ser divididas de acordo com esse Relatório? FONTE: WORLD ECONOMIC FORUM. The future of jobs: Employment, skills and workforce strategy for the fourth industrial revolution. World Economic Forum, Geneva, Switzerland, 2016.
A
Habilidades simples, Habilidades Medianas, Habilidades Complexas.
B
Competência Cognitiva; Conhecimentos Multivariados; Capacidades Criativas.
C
Aptidões, Habilidades Básicas, Habilidades Multifuncionais.
D
Atributos Psicofisiológicos; Competências Cognitivas; Habilidades Sociais.
Um aspecto importante para criar oportunidades profissionais é a construção de um bom currículo, que tem como objetivo fornecer o perfil da pessoa para um empregador, podendo também ser usado como instrumento de apoio em situações acadêmicas. Com relação ao currículo, analise as afirmativas a seguir: I- O currículo é um resumo das suas atividades, portanto, quanto mais escrever melhor, mesmo que o recrutador tenha vários currículos para ler. II- Colocar os cursos feitos, habilidades com idiomas e informática. III- Cuidar com os dados pessoais, como endereço, e-mail, telefone, pois é por meio deles que poderá ser contatado para uma possível entrevista. IV- Reler sempre para se certificar de que está tudo dentro das normas gramaticais e de pontuação. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B
Somente a afirmativa IV está correta.
C
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
D
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Podemos classificar as Instituições de Ensino Superior (IES) de muitas maneiras, utilizando diferentes critérios, como o acadêmico, o administrativo e o de formação. Um modo de classificar as IES é identificando-as em dois grupos, se são públicas ou privadas. Sobre as IES públicas ou privadas, assinale a alternativa CORRETA:
A
As IES Confessionais fazem parte do grupo das distintas instituições públicas de ensino no Brasil, estando entre as mais requisitadas para a formação superior.
B
Entre as IES privadas, temos as Comunitárias e as Filantrópicas, esta última oferece seus serviços em caráter complementar às atividades do Estado conforme consta na LDB.
C
As Instituições de Ensino Superior mantidas pelo Poder Público podem ser ao nível Federal e Estadual, sendo que ao nível Municipal só há IES privadas, com ou sem finalidade de lucro.
D
Todas as Instituições de Ensino Superior que são privadas compartilham de pelo menos uma característica essencial, que as difere das públicas, que são os fins lucrativos.
O conhecimento científico pode ser compreendido como um saber sistematizado e ordenado em torno de uma teoria. Além disso, o conhecimento científico é considerado falível, ou seja, não é verdade absoluta ou definitiva, pois é passível de contestação e verificabilidade. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
Os principais elementos que caracterizam o conhecimento científico são a credibilidade, a confiança, a convicção e a aceitabilidade.
B
Os saberes tradicionais e a realidade cotidiana podem servir de estímulo para a realização de pesquisas e estudos científicos.
C
As práticas cotidianas não exercem influência sobre o conhecimento científico, tendo em vista que este privilegia a indústria da inovação.
D
Os conhecimentos científicos são cumulativos e indiscutíveis, tendo em vista que sua estrutura é construída por metodologias quantitativas.
Em uma análise historiográfica podemos perceber que a modalidade de ensino a distância teve seu início há alguns séculos. Iniciativas particulares e governamentais, de vários tipos propiciaram o seu surgimento e desenvolvimento pelos anos que passaram até chegar aos dias atuais. Contudo, ao compararmos a educação a distância atual com aquela do início podemos identificar o que as diferencia. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta este aspecto diferenciador da educação a distância do passado e a atual:
A
O aspecto diferenciador é que no passado não se faziam avaliações, o que ocorre nos dias atuais.
B
No passado era só iniciativa estatal, hoje é somente privada.
C
A diferença está nos meios de comunicação disponíveis em cada época.
D
Os tutores/docentes eram essenciais no passado, hoje o foco é autodidata apenas.
Determinadas posturas profissionais garantem um incremento na produtividade, tornando as ações dos funcionários mais evidentes. Com relação à produtividade, assinale a alternativa CORRETA:
A
As reuniões e os encontros são instrumentos de aumento da produtividade e, por isso, deve ser gasto o tempo necessário para isso.
B
Se controle não é sua atribuição, controlar o tempo das coisas também não é, por isso dedique-se com tranquilidade às atividades.
C
Organização é fundamental para se ter uma melhor produtividade, pois assegura que se saiba onde estão as coisas e quando devem ser feitas.
D
Ser produtivo nem sempre garante o destaque, pois muitos colegas podem ser produtivos também, por isso, é importante as amizades com os superiores.
Diversas habilidades são requeridas na esfera do trabalho, incluindo um conjunto de habilidades consideradas multifuncionais. As habilidades multifuncionais envolvem habilidades sociais, de gerir recursos, sistêmicas, de resolução de problemas complexos e técnicas. Com relação às habilidades multifuncionais do tipo habilidades técnicas, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) Operação de equipamentos. ( ) Análise de sistemas. ( ) Programação. ( ) Gestão de tempo. ( ) Manutenção e reparo de equipamentos. ( ) Resolução de problema. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F - F - V - F.
B
F - V - V - V - V - V.
C
V - V - V - F - F - F.
D
V - F - V - F - V - V.
A inserção das tecnologias acarretou mudanças na sociedade e na forma como as pessoas passaram a interpretar os fatos do cotidiano, mudou a forma de pensar, agir e alterou as relações de trabalho. Com o avanço da multiplicidade das fontes de informação por meio das tecnologias, Litto e Formiga (2011), afirmam que a informação abundante e veloz passou a fazer parte da vida das pessoas, com um impacto cada vez maior. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. Educação a distância: o estado da arte. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
A
Os programas de televisão de educação favorecem os alunos em termos do horário em que são transmitidos e facilitam a interação entre professor e aluno.
B
O fato de não ter acesso a muita informação, acaba facilitando o aprendizado dos alunos que buscam a educação a distância para concluir seu curso de graduação.
C
A tecnologia está disponível para todos, isso significa que tudo o que estiver nas redes sociais é verdadeiro e pode ser aproveitado.
D
Hábitos, costumes e valores são facilmente modificados por meio de novelas, os noticiários conseguem influenciar a população e até alterar os resultados eleitorais.
Atualmente, o Brasil compartilha de uma concepção de universidade que, resultou de um processo de construção com base nas IEs de outras partes do mundo. Hoje, algumas universidades apresentam interesse na realização de projetos relacionados a questões sociais. Sobre o contexto histórico das universidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A extensão é considerada o berço do ensino superior, tendo em vista seu potencial para transformar os cenários econômicos. ( ) A prática de extensão requer significativos investimentos na área de laboratórios, bem como na área de equipamentos de ponta. ( ) A extensão na universidade brasileira surge a partir de movimentos políticos e sociais realizados naUniversidade Livre de São Paulo. ( ) O movimento extensionista surge nas universidades inglesas, fruto de reivindicações das comunidades marginalizadas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - F.
B
V - V - F - F.
C
F - F - V - V.
D
V - F - F - V.
O ensino a distância passou por cinco gerações distintas num processo evolutivo, começando pelo ensino por correspondência oferecido pelo Instituto Monitor e Instituto Universal brasileiro até chegar aos dias atuais com a modernização das tecnologias de informação e comunicação. Nesse sentido, gerações de educação a distância foi o termo criado para determinar o período em que ocorrem os avanços tecnológicos e, consequentemente, resulta em avanços nesta modalidade de ensino. Acerca da quarta geração (1995-2005), assinale a alternativa CORRETA:
A
Múltiplas mídias.
B
Multimídia conectada e contextual.
C
Multimídia colaborativa.
D
Multimídia interativa.
(ENADE, 2018) No cenário atual, o desenvolvimento e a construção das carreiras dos funcionários deve se dar de forma compartilhada entre as organizações e os próprios funcionários. Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Os profissionais devem planejar suas carreiras de forma a garantirem sua competitividade no mundo do trabalho. PORQUE II- A motivação dos profissionais com as suas carreiras resulta também no crescimento da organização onde trabalham. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: FRANÇA, A. C. L. Práticas de Recursos Humanos: ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2011 (adaptado).
A
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C
As asserções I e II são proposições falsas.
D
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
(ENADE, 2014) O trabalho é uma relação social fundamental dos homens com a natureza, que leva à criação do indivíduo e da sociedade. Essa atividade do homem, em sua apropriação e transformação do mundo, é, ao mesmo tempo, processo histórico e processo de humanização, desencadeados pela dupla relação dos homens com a natureza e entre si. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- O homem é mais que sua individualidade, é ator de mudança nas interações sociais. PORQUE II- A transformação permanente do homem, em seu contato com a natureza e com os outros homens, gera a constante mudança da sociedade. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA:
A
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
B
As assertivas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D
As assertivas I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Continue navegando