Buscar

Desafio MATERIAS PRIMAS


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio - Matérias-primas utilizadas em formulações cosméticas
Já faz algum tempo que, ao comprar um protetor solar, é preciso se preocupar não apenas com o fator de proteção contra os raios UVB, mas, também, com a proteção anti-UVA. Recentemente, muitos produtos estão apresentando, além da proteção contra a radiação ultravioleta, ativos contra a luz visível e azul.
Imagine a seguinte situação: a cliente Marta chega ao seu consultório com um produto que acabou de comprar, mas está em dúvida quanto aos efeitos. Observe o rótulo do produto.
Agora, responda:
1. Como você explicaria para a cliente por que existem dois números de fotoproteção, e qual a importância de cada um?
2. Qual a importância da proteção contra luz visível, azul e infravermelho?
3. Que tipos de ativos podem auxiliar nessa proteção?
1. Marta, a numeração do FPS se refere apenas à proteção contra os raios UVB. Esses raios atingem a pele mais superficialmente e são os principais causadores de queimaduras. Todavia, o sol também emite radiação ultravioleta A, que penetra mais profundamente na pele em nível dérmico, causando envelhecimento precoce devido à destruição do colágeno e da elastina, além de provocar alterações no DNA que podem originar câncer. Por isso, é muito importante o protetor solar conter filtros que protegem contra raios UVB e UVA.
2. Além das radiações UVB e UVA, a luz visível e infravermelha emitida pelo sol também podem causar danos à pele. A radiação infravermelha também está presente em tudo que produz calor, inclusive no secador de cabelo e na chapinha, e sua principal consequência é o envelhecimento precoce da pele. A luz azul está dentro do espectro da luz visível e é a luz que podemos ver. Ela é emitida pelo sol, mas também por telas dos computadores, lâmpadas fluorescentes, tabletes, celulares e televisão. A luz azul também é responsável pelo envelhecimento cutâneo, pois gera muitos radicais livres, destruição das fibras de elastina e colágeno, além de aparecimento de manchas.
3. Não existem filtros específicos para proteção contra a luz azul e infravermelho, porém os filtros físicos, como o óxido de zinco e dióxido de titânio, ajudam a refletir a radiação. Antioxidantes também podem ser utilizados para neutralizar os radicais livres produzidos, como, por exemplo, vitaminas E, C, luteína, entre outros. Alguns produtos, além de fatores de proteção, são, também, maquiagem e pigmentos, como o óxido de ferro, e auxiliam na proteção contra a luz azul.

Continue navegando