Buscar

Estudo dirigido - Skinner

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA
BACHARELADO EM PSICOLOGIA 
COMPONENTE CURRICULAR: TEORIAS DA PERSONALIDADE II
DOCENTE: LEDA MAIA
DISCENTE: HAISSA RAYANNA FERREIRA
RMG: 28194101
ESTUDO DIRIGIDO - SKINNER
1- Descreva o experimento clássico de condicionamento de Pavlov com cães. Como ele extinguiu as respostas condicionadas?
 Pavlov trabalhava com cães e descobriu que eles salivavam em resposta a estímulos neutros, tal como o som dos passos do tratador. A salivação tinha sido motivada em reação a um estímulo que é a visão da comida. Ele fazia soar um sino antes de alimentar o cão e após uma série de badaladas duplas seguidas de comida, o cão começou a salivar ao som do sino. Levando assim ao condicionamento do cão ao responder ao sino. A Resposta do cão deslocou-se da comida para o que, no início, havia sido um estímulo neutro. Os cães não aprenderiam a responder os sinos, a menos que fossem recompensados pela comida. Pavlov formulou uma lei fundamental para o aprendizado que não se pode estabelecer uma resposta condicionada à ausência de reforço. O ato de reforçar uma resposta fortalece e aumenta a probabilidade de que a resposta se repita. Ele extinguiu uma resposta condicionada não fornecendo mais nenhum reforço ou recompensa.
2- Qual a diferença entre o comportamento respondente e o operante?
 O comportamento respondente envolve uma resposta produzida ou originada a partir de um estímulo específico e o comportamento operante é emitido espontaneamente ou voluntariamente não sendo necessário a um estímulo, que atua no ambiente para modificá-lo
3- Qual o papel do reforço na modificação do comportamento e como ele se relaciona ao comportamento supersticioso?
 O comportamento pode ser modificado por meio de reforço contínuo, ou seja, oferecer reforço depois de cada resposta. Então Skinner decidiu examinar como ocomportamento poderia ser modificado se ele variasse a razão em que era reforçado. Já o comportamento supersticioso é uma coincidência, e não possuem uma relação funcional com os reforçadores sendo uma conexão involuntária.
4- Defina reforço positivo, reforço negativo e punição. Segundo Skinner, quão eficiente é cada técnica para modificar o comportamento?
 No reforço positivo, o ambiente se maquia em consequência do comportamento, usando o estímulo para aumentar determinado comportamento que é considerado "bom". Na punição, a maioria das aplicações de condicionamento operante envolve reforço em vez de punição, que era ineficiente para mudar o comportamento de indesejável para desejável ou de anormal para normal. O reforço negativo, não é o mesmo que punição. Um reforçador negativo é um estímulo aversivo ou nocivo cuja remoção é recompensadora. Assim, como o reforçador positivo o ambiente se modifica em consequência.Skinner opunha-se ao uso de estímulos para modificar o comportamento. Além disso, o reforço negativo nem sempre funciona, ao passo que o positivo é consideravelmente mais eficaz. 
5- Explique como um comportamento complexo, tal como aprender a falar, é adquirido por meio da aproximação sucessiva.
 As aproximações sucessivas, é um procedimento experimental. O organismo é reforçado conforme for se aproximando, em estágios sucessivos ou consecutivos do comportamento final desejado. Skinner sugeriu que é dessa maneira que as crianças aprendem o comportamento complexo da fala. Os bebês emitem sons espontâneos e desprovidos de sentidos, que os pais reforçam ao sorrir ou conversar.
6- Descreva técnicas para o autocontrole do comportamento.
 Autocontrole é a capacidade de exercer controle sobre as variáveis que determinam nosso comportamento. Na evitação do estímulo é quando você evita uma pessoa ou situação que o deixa irritado, assim você reduz o controle que a pessoa ou a situação tem sobre o seu comportamento. Na saciedade autoadministrada, exercemos controle para nos curarmos de maus hábitos ao exagerarmos o comportamento. Na estimulação aversiva envolve consequências desagradáveis ou repugnantes. No auto reforço, nós nos recompensamos por exibir comportamentos bons ou desejáveis.
7- Descreva a abordagem de economia de fichas para a modificação do comportamento.
 A economia de fichas, estavam vinculadas aos pacientes que não poderiam ser tratadas por meio de tratamentos convencionais. Tinham sido internadas a muito tempo e eram incapazes de se tratar sozinhas. Foram oferecidas oportunidades às pacientes de trabalhar em serviços nas quais elas receberam fichas que funcionam como dinheiro, que poderiam comprar mercadorias e privilégios para melhorar a qualidade de vida. Antes que as fichas tivessem início, essas pacientes eram consideradas incapazes e sem rumo. A auto estima delas teve melhora e elas se tornam menos dependentes. Porém as fichas são eficientes apenas no âmbito no qual foram implementadas
8- Qual técnica os skinnerianos usam para avaliar o comportamento humano?
 As três abordagens para avaliar o comportamento são: observação direta, auto-relato e mensurações fisiológicas. Na observação, conduzem a observação para assegurar precisão e confiabilidade, na técnica de auto-relato é realizada por meio de entrevistas e questionários, na qual a pessoa observa o seu próprio comportamento e o relato examinador e na mensuração fisiológica de comportamento, que é possível avaliar os efeitos fisiológicos, que podem ser exibidos na taxa de batimento cardíaco ou tensão muscular. Seja qual for a técnica para avaliar o comportamento o objetivo é modificar o comportamento.

Continue navegando