Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Teorias da Personalidade II Prof. Leda Maia
Estudo dirigido II-Primeiro Estágio
Questões:
1- Descreva o experimento clássico de condicionamento de Pavlov com cães. Como ele extinguiu as respostas condicionadas?
Com o objetivo de descobrir o que causava a salivação nos cachorros, ele trouxe alguns cães para o laboratório. Primeiramente, analisou a quantidade de salivação quando viam a comida, apenas. Depois, colocaram uma porta de madeira, impedindo que o cão visse o que estava acontecendo, e começaram a produzir um barulho que não têm relação com comida, e só depois, puseram a comida do cão. Nesse caso, o cão apenas salivou após ver a comida. 
Com o passar dos dias, após as repetições, o cão passava a salivar antes mesmo de ver a comida, apenas ao ouvir o som que antecedia o aparecimento do alimento. Até que chegou ao ponto do cão salivar apenas ao ouvir o som, antes de ver o alimento, tanto quanto salivava no primeiro experimento onde não havia nenhum barulho, chegando a chamar esse resultado de “reflexo condicionado”.
A experiência de Pavlov consistiu em associar um estímulo não condicionado (comida) com a apresentação de um estimulo neutro (som de uma campainha).
 2- Qual a diferença entre o comportamento respondente e o operante? 
O comportamento respondente tem suas respostas produzidas ou originadas a partir de estímulos ambientais específicos, enquanto o comportamento respondente é emitido espontânea ou voluntariamente e atua no ambiente para modifica-lo.
3- Qual o papel do reforço na modificação do comportamento e como ele se relaciona ao comportamento supersticioso? 
O reforço trata de fortalecer uma resposta através da recompensa, o que aumenta a probabilidade de que a resposta seja repetida. Em relação ao comportamento supersticioso, trata-se de um comportamento persistente que tem uma coincidência, e não uma relação funcional com o reforçamento recebido.
4- Defina reforço positivo, reforço negativo e punição. Segundo Skinner, quão eficiente é cada técnica para modificar o comportamento? 
Reforço positivo: tipo específico de consequência que vai inserir um estímulo agradável para o indivíduo; aumenta a taxa de resposta (comportamento).
Reforço negativo: tipo específico de consequência que retira um estímulo desagradável/aversivo; aumenta a taxa de resposta (comportamento).
Punição: tipo de consequência que adiciona um estímulo desagradável para o indivíduo(positiva) ou retira um estímulo que é agradável/reforçador para o indivíduo(negativo); diminui a taxa de resposta(comportamento).
5- Explique como um comportamento complexo, tal como aprender a falar, é adquirido por meio da aproximação sucessiva. 
Na aproximação sucessiva, o organismo é reforçado conforme o seu comportamento for se aproximando, em estágios sucessivos ou consecutivos, do comportamento final desejado. Por exemplo, o processo de aprender a falar se inicia com os bebês balbuciando sons espontâneos e sem sentido, que são reforçados à medida que os pais riem, sorriem e conversam com eles. Com o passar do tempo, o reforçamento vai se tornando cada vez mais restrito, fornecido apenas quando do uso e da pronúncia adequados. 
6- Descreva técnicas para o autocontrole do comportamento. 
Evitação do estímulo: evita uma pessoa ou situação que o deixa irritado, reduzindo o controle que a pessoa ou situação tem sobre seu comportamento.
Saciedade auto-administrada: exercemos controle para nos curarmos de maus hábitos ao enxergar o comportamento; exemplo: eliminação do hábito de fumar.
Estimulação aversiva: trata-se de consequências desagradáveis ou repugnantes, o que acaba por impedir que alguns comportamentos aconteçam, por causa da aversão à possível consequência.
Auto-reforço: quando nos recompensamos por exercermos comportamentos bons ou desejáveis. 
7- Descreva a abordagem de economia de fichas para a modificação do comportamento. 
É uma técnica de modificação do comportamento na qual fichas, que podem ser trocadas por objetos valiosos ou por privilégios, são concedidas devido a comportamentos desejáveis. 
8- Qual técnica os skinnerianos usam para avaliar o comportamento humano?
A análise funcional, que é a abordagem do estudo do comportamento que envolve avaliar a frequência de um comportamento, a situação na qual ele ocorre e os reforçadores associados a ele.