Buscar

Atividade - Microbiologia Básica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Microbiologia Básica
João Victor
Maria Eduarda
Terceiro módulo, 2022
1. Os microrganismos são antigos na Terra, provavelmente, surgiram há bilhões de anos atrás. Porém, só foram descobertos após a descoberta do microscópio.
2. Organismos pequenos que só podem ser vistos apenas através de lentes; já foram até chamados de “animálculos”.
3. Após um holandês degustador de vinhos descobrir eles em uma de suas explorações com lentes microscópicas. Com estas, ele observava rios, urina, fezes e anotava tudo que via. Assim, descobriu tais organismos pequenos.
4. Além de observar a natureza com seu microscópio, Leuwenhoek era um zelador da prefeitura e tinha como hobby, polir lentes de vidros, e descobriu o microscópio.
5. Por serem organismos pequenos, o microscópio foi essencial para o estudo da Microbiologia, pois, permitiu cientistas a observarem características e prioridades de diversos microrganismos, além de poder refutar o conceito da Abiogênese ou Geração Espontânea
6. Leuwenhoek foi pioneiro na descoberta dos microrganismos, pois, o microscópio era realmente necessário para analisá-los e por ter sido ele quem descobriu essa ferramenta, obteve vantagem sobre os outros, além de, Leuwenhoek, ser um curioso da natureza.
7. Através de pequenas lentes que ele mesmo colecionava. Leuwenhoek foi o primeiro a ver uma bactéria e glóbulos vermelhos. Só não foi possível enxergar os vírus, pois estes são 100x menor que uma bactéria, podendo ser vistos apenas por microscópicos eletrônicos.
8. Abiogênese ou Geração Espontânea, é um conceito que, diversos cientistas acreditavam que os micróbios surgiam em materiais putrificados ou seres não vivos.
9. Biogênese é um conceito no qual afirma que os microrganismos surgem através de outros seres vivos.
10. Redi, Spallanzani e Pasteur demonstraram que os microrganismos não surgiam de forma espontânea fazendo experimentos com um caldo nutritivo em frascos de vidro. Alguns frascos eram fechados e outros ficavam abertos, com um tempo, percebeu que havia micróbios apenas nos frascos abertos que vinham através de moscas ou outro ser vivo pelo ar. Pasteur foi o último a refutar, de fato, a abiogênese, conquistando até um prêmio com isso.
11. Experimento do pescoço de cisne, de Louis Pasteur.
12. Pasteur foi um químico francês que dedicou sua vida ao estudo dos microrganismos e derrubou, definitivamente a teoria da abiogênese em um dos seus experimentos.
13. Processo de Pasteurização no qual microrganismos eram eliminados através do aquecimento
14. Microbiologia é o estudo dos microrganismos que só podem ser observados através de lentes
15. A Microbiologia estuda as características físico-químicas dos microrganismos, seus malefícios e benefícios ao homem, sua reprodução etc.
16. Microbiologia vem do grego mikros “pequeno”, bio e logos “estudo da vida”.
1. É uma estrutura típica microscópica comum a todos os seres vivos;
2. Núcleo e citoplasma;
3. O núcleo, que é circundado pelo citoplasma, contém todas as informações genéticas do organismo, sendo responsável pela hereditariedade. Já o citoplasma, é a sede primária dos processos de síntese e o centro das atividades funcionais em geral;
4. É um conjunto de membranas que reveste o núcleo celular de organismos eucariotos, separando o conteúdo nuclear do conteúdo citoplasmático;
5. Eucarióticas;
6. Procarióticas;
7. os protozoários, os fungos e a maior parte das algas;
8. as bactérias e o pequeno grupo de algas azul-verdes;
9. Seu único papel parece ser o de proteção contra injúrias mecânicas e impedem, principalmente, a ruptura osmótica quando a célula é colocada em ambiente com alto teor de água;
10. foi baseada a partir da maneira pela qual o organismo obtém nutrientes de sua alimentação;
11. reino Monera, reino Protista, reino Plantae, Animalia e Fungi. Foi proposto por Robert H. Whittaker;
12. Fotossíntese, absorção e ingestão;
13. Reino Monera: absorção, reino Protista: fotossíntese, absorção e ingestão, reino Plantae: fotossíntese, Animalia: ingestão, e Fungi: absorção;
14. Reino protista, reino Monera e Fungi;
15. Protozoários: são microrganismos eucarióticos celulares, ingerem partículas alimentares, não apresentam parede celular rígida e não contêm clorofila. Movem-se através de cílios, flagelos ou pseudópode.
Algas: participa do processo de fotossíntese e apresentam uma parede celular rígida. São eucariotos e podem ser unicelulares ou multicelulares com vários metros de comprimento. Podem ser nocivas por produzirem toxinas, obstruir caixas d’água ou crescerem em piscinas. Entretanto, algumas espécies são usadas nas indústrias de alimentos, farmacêuticas, cosméticos e para o uso em laboratório.
Fungos: podem ser unicelulares ou multicelulares. São eucariotos e possuem parede celular rígida. Os fungos não ingerem alimentos e obtêm os nutrientes do ambiente através de absorção.
Bactérias: são procariotos, carecem de membrana nuclear e outras estruturas celulares organizadas observadas em eucariotos.
Vírus: representam o limite entre as formas vivas e as sem vida. Não são células como as descritas anteriormente, contêm somente um tipo de ácido nucleico, RNA ou DNA que é circundado por um envelope proteico ou capa. Devido à ausência de componentes celulares necessários para o metabolismo ou reprodução independente, o vírus pode multiplicar-se somente dentro de células vivas, por isso não são considerados seres vivos por não possuírem vida própria

Outros materiais