Buscar

Aula prática 01 - Normas de Segurança

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE TECNOLOGIA – CTC
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
TURMA 2
NORMAS DE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO
ANTONIO FERNANDO HAAS RA 131669
PROFESSORA: MARIETE BARBOSA MOREIRA
MARINGÁ
2022
As normas de segurança em um laboratório foram implantadas com o objetivo de diminuir o risco de acidentes preservando a integridade das pessoas que os frequentam bem como a sua estrutura física e o meio ambiente de qualquer possível contaminação por materiais contaminantes.
Segundo definição em conceitos (2014), “laboratório é o local provido de instalações, aparelhagem e produtos necessários a manipulações, exames e experiências efetuados no contexto de pesquisas científicas, de análises médicas, análises de materiais ou de ensino científico e técnico”.
De acordo com o manual de segurança (UEM 2006), os laboratórios compõem um papel fundamental em uma instituição de ensino, pois fomentam a pesquisa e apresentam uma significativa contribuição para o ensino aprendizagem. 
Laboratórios são locais de trabalho onde as normas de segurança devem ser rigorosamente cumpridas, e a negligência não deve fazer parte da rotina.
Conforme a Diretoria de Segurança do Trabalho – Instituto de Química (UNICAMP), embora os laboratórios sejam essenciais, os mesmos podem oferecer risco a saúde e integridade dos seres humano, riscos estes que podem ser de ordem químicos: vapores, poeiras, fumos, névoas, gases, compostos ou produtos químicos em geral. Riscos físicos: ruídos, vibrações, radiações ionizantes, não ionizantes, frio, calor, pressões anormais. E em alguns casos há presença de riscos biológicos tais como: vírus, bactérias, protozoário, fungos, parasitas, bacilos entre outros.
Estatisticamente é comprovado que grande quantidade de acidentes nos laboratórios são ocasionados pela falta ou até mesmo o uso incorreto de EPI e EPC, imprudência no manuseio de materiais e insumos, negligência e até mesmo imprudência das pessoas que os utilizam.
O manual de segurança (UEM 2006), aponta que laboratoristas muitas vezes desconhecem as normas de segurança de trabalho, por serem visadas apenas as condições técnicas e cabendo ao chefe do laboratório a responsabilidade de repassar aos seus comandados as instruções de segurança.
A lei 6514, de 22 de dezembro de 1977, regulamentados através da Portaria 3214 de 08 de junho de 1978 que estabelece as Normas Regulamentadoras (NRs). Em seu artigo 1º aprova o uso de Equipamento de Proteção Individual – EPI nas atividades laboratoriais, está obrigatoriedade evita e minimiza os riscos de acidentes. 
O uso correto do laboratório e a obediências as normas de segurança são responsabilidade de todos.
Podemos destacar entre elas:
Professor e/ou laboratorista:
a. Alertar os alunos quanto aos cuidados de segurança necessários para execução dos experimentos;
b. Realizar um treinamento prévio com o(s) aluno(s) para orientação dos procedimentos a serem realizados; 
c. Exigir do aluno o uso dos EPIs.
Alunos:
2. Manter a bancada limpa e organizada;
3. Não é permitido beber, comer, fumar, mastigar lápis, canetas, roer unhas ou aplicar cosméticos dentro do laboratório;
4. Não usar sandálias ou outros sapatos abertos; 
5. Usar sempre calças compridas; 
6. Tomar os devidos cuidados com os cabelos, mantendo-os presos; 
7. Ao derramar qualquer substância, contatar os técnicos dos laboratórios para providenciar a limpeza 
8. No caso de quebra ou dano de vidrarias, materiais ou equipamentos, comunicar imediatamente ao professor ou ao técnico responsável; 
9. Não jogar nenhum material sólido ou líquido dentro da pia ou rede de esgoto comum;
10. No local de trabalho e durante a execução de uma tarefa, falar apenas o estritamente necessário;
11. Ao término dos experimentos, desligar todos os equipamentos, fechar pontos de água e registro de gás; 
12. Ao sair do laboratório, verificar se tudo está em ordem. Caso for o último ao sair, desligar os equipamentos e as luzes, exceto quando indicado pelas normas do Laboratório;
13. Ao trabalhar com chama, evitar fazê-lo próximo a solventes e a equipamentos que possam gerar faíscas; 
14. . Todo laboratório deve ter um professor responsável e um técnico responsável, cuja atribuição é zelar pelo bom funcionamento do mesmo, pela segurança dos seus usuários, pela preservação do seu patrimônio e pelo atendimento das necessidades das disciplinas usuárias.
15. Em caso de acidente (por contato ou ingestão de produtos químicos) procure o médico indicando o produto utilizado.
Pictogramas de perigo e seus usos em produtos químicos conforme a recomendação da ABNT estão sinalizadas em (IFRN – 2016), que a segurança quando bem elaboradas, cumprem o seu objetivo principal de chamar a atenção para o risco e perigo. A esses símbolos chamamos de pictogramas, ou seja, são figuras que obedecem um sistema internacional padronizado, aceitos no mundo inteiro, para comunicar perigos e ações sem o uso das palavras, facilitando a compreensão e memorização.
Pictogramas de perigo é uma forma gráfica que indica a natureza do perigo, é facilmente reconhecível e compreensível de alertar as pessoas sobre os perigos que certas substâncias ou misturas químicas podem proporcionar. Nos rótulos das substâncias, os pictogramas apresentam recomendações de prudência, dados sobre o produto e o fornecedor.
 
O Diagrama de Hommel é uma simbologia bastante aplicada em diversos países, embora não seja obrigatória é o diamante de Hommel, também conhecido como diagrama de Hommel.
Esse diagrama não informa qual é a substância química, mas indica os riscos envolvendo o produto. 
De acordo com Cetesb (2022), com esse diagrama as cores apresentam papel importante na identificação da simbologia.
Como podemos perceber nas embalagens abaixo o diagrama de Hommel está presente nas embalagens.
 
	
Referências Bibliográficas: 
https://cetesb.sp.gov.br/emergencias-quimicas/aspectos-gerais/simbologia/diamante-de-hommel/,
consultado em 26/07/2022, 
 https://conceitos.com/laboratorio/, consultado em 27/07/2022 
https://iqm.unicamp.br/arquivos/seg_lab_quimico.pdf, consultado em 26/07/2022
https://portal.ifrn.edu.br/ifrn/campus/natalcentral/cissp/lateral/manuais/manual-de-seguranca-dos-laboratorios-v.01, consultado em 26/07/2022
http://www.pfi.uem.br/wp,content/uploads/2015/09/manual_de_seguranca_curso_de_extensao.pdf, consultado em 26/07/2022

Continue navegando