Buscar

PCC - BIOLOGIA METABÓLICA

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
BIOLOGIA METABÓLICA
NOME: PAULA LOPES GONÇALVES
MATRÍCULA: 2052350
POLO SERRA II - ES
2020
“Por causa da estrutura da Vitamina D e da sua função, ela pode ser considerada como um hormônio”
A principal função da Vitamina D no organismo é facilitar a absorção de cálcio pelo organismo, regulando o metabolismo ósseo e agindo como hormônio mantendo em quantidade adequada o cálcio e fósforo presentes no sangue através do aumento ou diminuição da absorção desses componentes no intestino delgado. Consiste também como função a prevenção de doenças como obesidade e diabetes.
Os benefícios da Vitamina D são obtidos através do consumo regular de alimentos ricos nessa vitamina e principalmente a exposição solar que ativa a produção de Vitamina D através da epiderme. Encontrada em alimentos como peixes, frutos do mar, óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, entre outros.
A falta de Vitamina D no organismo é identificada através do exame chamado 25(OH)D, e o diagnóstico de tal deficiência é identificada quando seu resultado atinge menos que 30ng/ml.
O excesso de Vitamina D no organismo causa o enfraquecimento dos ossos e a elevação dos níveis de cálcio na corrente sanguínea, o que pode levar ao desenvolvimento de cálculo renal e arritmia cardíaca.
A vitamina D é um pró-hormônio biologicamente inativo que, para se tornar ativo, deve passar por duas sucessivas hidroxilações: primeiro no fígado, formando a calcidiol; depois nos rins, formando seus dois principais metabólitos: a calcitriol, e o 24-hidroxicalcidiol (4,6). O ponto mais importante na regulação do sistema endócrino da vitamina D ocorre no rim, por meio do controle rigoroso da atividade da enzima 1-hidroxilase. A produção do calcitriol pode ser produzido em diversos outros tecidos do organismo. Os efeitos biológicos são mediados pelo fator de transcrição nuclear conhecido como receptor de vitamina D (VDR) (4-8).

Continue navegando