Buscar

Trabalho AET

Prévia do material em texto

...............................................................................................................................
PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
EDUARDO CÉSAR FARIA DE SOUZA - RA 549772019
aNÁLISE eRGONÔMICA DO tRABALHO
...............................................................................................................................
São paulo
2022
eduardo césar faria de souza
aNÁLISE eRGONÔMICA DO tRABALHO
Estudo de caso apresentado ao Curso de Pós- graduação em SST da Faculdade ENIAC para a disciplina Ergonomia.
Prof. José Luiz Tomiato Gonçalves.
São Paulo
2022
Respostas
.............................................................................................................
Para a Análise Ergônomica do Trabalho, segui a metodologia dos oito passos, a fim de entender a proposta de tarefa e atividade, para encontrar os pontos de interesse, num ponto de vista da análise da ergonomia do trabalhador. Neste trabalho, não foi escolhido uma grande empresa com maquinários pesados, foi pensado no pensado no pequeno trabalhador, que muitas vezes fica no desalento, sem ter quem o observe, às sombras da informalidade. 
1. Identificação da empresa
Foi realizada a análise do local de trabalho de minha noiva, um ateliê de produtos artesanais de decoração para festas. O setor de negócios é o de prestação de serviços, voltado ao arranjo de festas, com de itens em papelaria, exclusivos e personalizados. O grau de risco é baixo, ressaltando os movimentos repetitivos das mãos, cansaço visual e posturas inadequadas por longo período. 
2. Objetivo principal da análise ergonômica do trabalho
Do ponto de vista ergonômico e à luz da NR 17, é possível observar os movimentos repetitivos das mãos, cansaço visual e posturas inadequadas por longo período.
3. Perfil dos funcionários 
Por ser uma empresa pequena, em fase inicial, a empreendedora trabalha sozinha, exercendo as funções de planejamento, desenvolvimento de projetos, orçamentos, execução, acabamento, embalagem e entrega dos produtos ao cliente.
4. Organização do local de trabalho
Por ser um trabalho empreendedor e artesanal, a pessoa analisada trabalha sozinha e em uma estação de trabalho de 2m², com uma mesa de 1,2m de altura, onde ficam posicionadas a bancada de corte, local para armazenamento, impressora, máquina de corte 2D, ferramentas e insumos. Há uma cadeira plástica, sem ajustes.
5. Descrição das funções executadas
Das funções executadas: planejamento, desenvolvimento de projetos, orçamentos, execução, acabamento, embalagem e entrega dos produtos ao cliente.
6. Descrição das tarefas realizadas
Desevolvimento de projetos: por meio do uso de computador, os projetos são desenvolvidos por meio de softwares para design gráfico, onde são preparados os projetos, que serão preparados para produção. Cada projeto desenvolvido leva cerca de 1h30min de desenvolvimento, onde a profissional permanece sentada na maior parte do tempo na cadeira sem ajuste, muitas vezes com iluminação não adequada. 
Orçamentos: após o desenvolvimento do projeto, ocorre o dimensionamento de quantidade de insumo que será utilizado e quantas horas de trabalho serão necessárias para a conclusão, restando assim, o valor final que será repassado ao cliente.
Execução: A fase de execução demanda cerca de 02 a 03 horas de trabalho manual, onde são realizados diversos esforços repetitivos, onde a profissional trabalha em pé, operando as ferramentas (tesoura, compasso, estilete, pinças, bases de corte) e equipamentos (máquina de corte 2D e impressora).
Acabamento: A fase de acabamento leva cerca de 02 a 03 horas de trabalho manual, onde são montados os produtos conforme o desenvolvimento do projeto, onde por vezes, o trabalho é desenvolvido sob luz insuficiente. Nesta fase, as operações requerem concentração e coordenação motora fina, pois os trabalhos são delicados.
Embalagem: A fase de embalagem, ainda em pé, leva cerca de 30 minutos de atividade, sem muito refinamento. 
Entrega: a entrega é feita por meio de veículo 4 rodas, dirigindo, o que leva cerca de 40 minutos, em média. 
7. Fatores ambientais que geram impacto
Conforme já citado, os maiores problemas enfrentados neste cenário são baixa iluminação, movimentos repetitivos e erros de ergonomia.
8. Apresentação das medidas corretivas
As medidas corretivas apresentadas são:
· Melhoria na iluminação ambiente, com a instalação de luzes com de maior capacidade;
· Aquisição de uma cadeira com ajuste, que possibilite um melhor posicionamento e conforto, dada as várias horas em que a empreededora permanece sentada;
· Criar rotina de alongamentos, para evitar os sintomas de LER e DORT.
 
Bibliografia
Análise ergonômica do trabalho: o que é e como fazer? Acesso em: 27SET22. Disponível em: https://blog.sst.com.br/analise-ergonomica-do-trabalho/ .

Continue navegando