Buscar

Estudo de caso - PED 08 - Competências Comunicativas no Contexto Escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Reconhecimento Social: Martín-Barbero nos trás um viés onde o reconhecimento social esta relacionado ao cenário cotidiano do indivíduo, este o qual se caracteriza por meio dos imaginários e por meio das expressões. Em contraponto Paulo Freire considera o educador como tendo o papel fundamental, uma vez que o reconhecimento se dá através do respeito, o qual é adquirido por meio do conhecimento.
2. Constituição e expressão dos imagináveis: Entende-se que é através do imaginário que o indivíduo idealiza tanto o tempo como o mundo. Martín-Barbero relaciona as questões percebidas no indivíduo, tais como temor – pelo quê ou porquê temer – aos seus sentimentos. Enquanto Paulo Freire nos trás a ideia de que a criatividade não pode ser ensinada, a qual necessita de uma imaginação e curiosidades, fatores os quais podem ser exercitados.
3. Comunicação unidirecional: Trata-se de uma comunicação ultrapassada, muito vista na pedagogia tradicional, onde se tinha o professor como detentor de toda a verdade e os alunos eram meros expectadores, Paulo Freire exemplifica essa comunicação em “educação bancária” que trás o professor depositando no aluno o conhecimento, como se dessa forma o conhecimento do aluno fosse enriquecido. Martín-Barbero acrescenta que deve haver uma diversificação e descentralização do saber, pois assim a sociedade será capaz de ter autodeterminação, a qual irá gerar contribuição no processo educativo.

Continue navegando