Buscar

ECAE Projeto Educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ECAE – ATIVIDADE 1 – 31/10
Sabemos que o pedagogo tem um campo muito grande de atuação como, por exemplo: parques, camping e hotéis. Deste modo para compreender melhor a necessidade desse profissional nestes espaços pesquise e elabore uma atividade recreativa que envolva o brincar como um ato que necessita de supervisão de um PEDAGOGO.
A atividade deve conter os seguintes itens: Tema, objetivo, metodologia, recursos/materiais e avaliação.
Tema
Explorando a prática da leitura e o aprendizado através das histórias de Monteiro Lobato.
Objetivo
Proporcionar às crianças o contato com a literatura infantil brasileira de modo a valorizar e incentivar a prática da leitura como forma de lazer e aquisição de informação e conhecimento.
Metodologia
O trabalho será desenvolvido em um parque da cidade de São Paulo, quatro sábados seguidos no mês de outubro em homenagem ao mês de comemoração do Dia das crianças. O evento terá duração de uma hora e abordará a leitura de texto adaptado com performances teatrais, de modo a se tornar mais atrativo, interativo e interessante para as crianças. Permitirá o livre a todo o público, visando atingir especificamente a uma faixa etária.
Evento: Leitura e representação teatral das histórias de Monteiro Lobato.
Duração: 01 hora por 04 sábados sequenciais.
Local: 01 parque público da cidade de São Paulo.
Faixa etária: Crianças de 7 a 16 anos, preferencialmente.
Recursos Humanos: 
01 contador de histórias;
Atores representando os personagens principais de cada história.
Recursos Materiais: 
04 livros de Monteiro Lobato com adaptações teatrais – Dom Quixote das Crianças, A Menina do Narizinho Arrebitado, O Minotauro, O Poço do Visconde;
Cenário de fundo específico para cada tema, construído a partir de placas de Madeirit pintadas e decoradas de acordo com a história a ser abordada;
Roupagem e fantasia especial para os personagens principais característicos de cada história.
Acessórios específicos de acordo com cada história.
Avaliação:
O incentivo de crianças à iniciação da leitura é uma maneira de lhes proporcionar a oportunidade de conhecer o mundo encantado dos livros, especialmente através dos clássicos da literatura infantil, os quais despertam seu potencial imaginativo e aguçam a sua criatividade através do faz-de-conta.
A contação de histórias contempla uma das formas mais ricas de atrair a atenção das crianças para o desenvolvimento pelo gosto pela leitura, pois as crianças se encantam com o contador, com sua entonação de voz, com os gestos que reproduz e, tudo aquilo que traz emoção para o momento. 
Ao final de cada apresentação, será dada a oportunidade às crianças de interagir com o contador e os personagens de modo a promover um momento de exploração da capacidade reflexiva e crítica do público, no intuito de perceber o que cada um pode aprender e compreender através da leitura e representação e também conhecer o momento mais marcante para cada criança. Dessa forma, o projeto permitirá a conclusão juntamente com as crianças sobre quão prazeroso podem ser os momentos dedicados à leitura e o quanto o conteúdo lido pode despertar nossa imaginação e capacidade de reflexão e crítica sobre diferentes temas.

Outros materiais