Buscar

AOL 03-Citologia e Embriologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conteúdo do exercício 
Pergunta 1
O ovócito ativado deve ser capaz, por sua vez, de promover o desenvolvimento e fusão de pronúcleos de ambos gametas: de fazer o intercâmbio de cromossomas e de restaurar o número próprio de cromossomas da espécie, sobretudo:
Bloquear a entrada de novos espermatozoides; 
Pergunta 2
A clivagem é caracterizada por uma série de mitoses consecutivas, que tem por finalidade gerar qual tipo de célula? Assinale a alternativa correta. 
Blastômeros;
Pergunta 3
A cromatina é uma proteína composta por um grande número de aminoácidos, ligada aos ácidos nucléicos, sendo representada por uma molécula de DNA. Com relação a cromatina, assinale a alternativa que representa a resposta correta:
No núcleo interfásico a coloração da cromatina pode se apresentar de duas formas distintas; 
Pergunta 4
A replicação, divisão do DNA e das organelas ocorre de forma ordenada, devido a atuação de uma rede complexa de proteínas reguladoras que fazem parte do sistema de ___________________ este sistema garante que os processos mais importantes do ciclo celular como a replicação de DNA e mitose, ocorram de maneira eficiente, desta forma cada processo deve acabar antes que a próxima etapa aconteça para evitar possíveis erros, este processo denomina-se ___________________
Marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Controle do ciclo celular, retroalimentação; 
Pergunta 5
A ______________________ é uma estrutura fibrilar formada por um endoesqueleto nuclear, equivalente ao citoesqueleto do citoplasma. Marque a alternativa que melhor preencheria esta lacuna.
Matriz nuclear; 
Pergunta 6
Após a fertilização, a célula diploide que foi gerada (o zigoto), sofre consecutivas divisões mitóticas, estas divisões ocorrem sem a fase de crescimento da célula. Podemos dizer que estas divisões consecutivas, são chamadas de?
Clivagem 
Pergunta 7
A mitose (Gr. Mitos, tecer com fios), refere-se aos fios cromossômicos que se tornam mais visíveis durante a divisão celular. é um tipo de divisão onde um uma célula "mãe" origina duas novas células "filhas" com o mesmo número de cromossomos. Esse processo forma as células somáticas do corpo (não envolvidas com as células reprodutivas) e pode levar de horas a meses, dependendo da célula. Para facilitar o estudo da mitose, ela foi dividida em cinco fases, que ocorrem sempre na ordem? 
Prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase.
Pergunta 8
É uma série de fenômenos que consistem na penetração do ovócito pelo gameta masculino, na fusão dos pronúcleos dos gametas e na restauração do número de cromossomas próprios da espécie.
Assinale a alternativa que melhor explica esta sentença.
A Fertilização; 
Pergunta 9
Os nucléolos são estruturas esféricas e densas que coram-se intensamente. Tem um diâmetro de 1 a 3 um e localizam-se dentro do núcleo. Quando observado ao microscópio eletrônico, o nucléolo aparece como uma massa densa e compacta, com suas cavidades cheias de cromatina, apresentando áreas de grânulos e fibrilas. A parte fibrilar é constituída de __________________ 
Marque a alternativa que melhor preencheria esta lacuna.
DNA; 
Pergunta 10
O sistema de controle do ciclo celular regula os processos pela ativação e pela inibição ciclicas das proteínas-chave e dos complexos proteicos. Tal regulação é realizada pela fosforilação e desfosforilação que controlam grupos específicos de quais proteinas? Assinale a alternativa que melhor responde este questionamento.
Proteínas cinase e proteinas fosfatase:

Outros materiais