Buscar

AV1 MECÂNICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Em relação à Mecânica dos Solos, julgue os itens a seguir em Verdadeiro (V) ou Falso (F), sublinhando a(s) parte(s) erradas dos mesmos. 
( F) Alguns solos originam-se da decomposição das rochas que constituíam inicialmente a crosta terrestre, que é decorrente de agentes físicos e químicos. 
(V) A Mecânica dos Solos considera o solo na fundação, na construção, na estabilidade e em estruturas de suporte. 
( F) A Mecânica dos Solos surgiu como ciência em 1925, quando Coulomb publicou uma obra, na qual põe em evidência o papel desempenhado pela água, que preenche os poros, no comportamento dos solos. 
( V) Em 1908, Atterberg estabeleceu os limites de consistência dos solos argilosos na agronomia. 
2) Sabe-se que os solos são originados a partir da rocha e que intemperismo físico, químico ou biológico é o principal responsável pela decomposição. O solo resultante pode permanecer no local de origem ou ser transportado a partir de agentes transportadores. Assinale a alternativa incorreta. 
E) O aluvionares: transportados pelas águas gravidade. 
3) diferencie a decomposição física da decomposição química das rochas, indicando qual tipo de solo é formado em cada um dos dois processos. 
A decomposição física ocorre através de agentes como água, temperatura, vegetação, vento;
Formam-se os pedregulhos e areias (solos de partículas grossas) e até mesmo os siltes (partículas intermediárias), e, somente em condições especiais, as argilas (partículas finas). Na ação do intemperismo físico, não há alteração na composição química e mineralógica da rocha, mas sim alterações texturas, ou seja, dissociação das partículas das rochas, que consequentemente resultam em solo grosso. Por decomposição química entende -se o processo em que há modificação química ou mineralógica das rochas de origem. O principal a gente é a água e os mais importantes mecanismos de ataque são a oxidação, Hidrólise, hidratação, carbonização e o s efeitos químicos da vegetação, sendo o solo fino o seu principal produto
4) A decomposição de rocha por ações físicas e químicas: 
D) intensifica-se em regiões de climas tropicais, como é o caso do Brasil. 
5) São formadas por unidades de silício e alumínio, que se unem alternadamente, conferindo-lhes uma estrutura rígida e são relativamente estáveis em presença da água. Trata-se da: 
A) Caulinita. B) Ilita. C) Montmorilonita. D) Esmectita. E) Vermiculita. 
6) assinale a única alternativa INCORRETA sobre os fatores mais importantes na formação do solo: 
A) Clima local. 
B) Tempo de exposição ao intemperismo. 
C) Quantidade de argila. 
D) Rocha de origem. 
E) Condições topográficas. 
7) quando o material de trabalho é um solo saprolítico (ainda mantém a estrutura original da rocha-mãe), a determinação do peso específico deve ser feita mediante a coleta de 
A) amostras deformadas. 
B) amostras indeformadas. 
C) amostras úmidas. 
D) amostras saturadas. 
E) amostras secas. 
8) os solos transportados pela ação dos mares e da gravidade são denominados, respectivamente, de: 
A) marinhos e lateríticos. 
B) eólicos e coluvionares. 
C) lateríticos e aluvionares. 
D) marinhos e coluvionares. 
E) eólicos e lateríticos. 
9) quando se deseja conhecer a distribuição granulométrica só da parte grosseira do solo (as frações areia e pedregulho), não havendo, portanto, a fase de sedimentação, pode-se peneirar diretamente o solo no conjunto de peneiras? 
R- Não, pois partes de argila e siltes ficariam retidas nas peneiras de menor diâmetro dando uma falsa impressão de ser areia.
10) sabe-se que com base na sua origem geológica os solos podem ser divididos em dois grupos, os solos residuais e os solos transportados. Sobre solos residuais julgue os itens a seguir, com F se Falso e V quando Verdadeiro: 
A) (F) os solos residuais são produtos do intemperismo que atua sobre a rocha matriz e permanecem no local de deposição da rocha que o originou, sem agentes de transporte, observando-se assim uma gradual transição do solo até a rocha sã. 
B) (V) para que ocorra um solos residual é necessário que a velocidade de decomposição seja maior do que a velocidade de remoção do solo por agentes externos (tais como vento ou água). 
C) (V) São classificados como solos residuais os solos saprolíticos. 
D) (V) nas regiões tropicais são formados solos residuais chamados de lateritas, com coloração geralmente vermelha devido a concentração de óxido de ferro e alumínio. 
E) (F) São classificados como solos residuais os solos coluvionares, glaciais e eólicos. 
11) Defina Massa específica de um solo. 
A massa específica aparente (ρ) de um solo é dado pela relação entre a massa de um solo (M) e seu respectivo volume (V). A massa específica aparente seca de um solo é obtida pela razão entre a massa de um solo seco (Ms) e o respectivo volume total (V). Neste caso o teor de umidade do solo é zero (w=0).
12) Uma areia parcialmente saturada foi ensaiada em um laboratório. Seu volume medido foi de 75,4 cm³. e seu peso medido foi de 136,3 g. Calcule o peso unitário em KN/m³. 
13) Uma amostra de argila saturada pesa 1.648 g em seu estado natural e 1.120 g quando seca. Determine a sua umidade natural, se o peso especifico real dos grãos vale 27 KN/m³, qual o índice de vazios e a porosidade? Considere o peso especifico da água = 10KN/m³. 
14) De acordo com a granulometria, os solos são classificados, em ordem decrescente dos grãos. 
R- Argila menor 0,002mm, silte entre 0,002 a 0,06mm, areia entre 0,06 a 2,0mm e pedregulho de 2,0 a 60mm.
15) No que concerne às propriedades dos solos, assinale a opção correta. 
e) A compressibilidade está relacionada com a deformação dos solos devido à diminuição de volume provocada pela ação de uma força de compressão. 
16) Uma amostra de solo areno-siltoso possui peso específico dos sólidos igual a 25,5kN/m3 e teor de umidade de 60%. Se o índice de vazios da amostra for igual a 0,7, o seu peso específico natural, em kN/m3, é: 
17) Para a obtenção da umidade de uma amostra de solo, foi utilizada uma cápsula de alumínio com 9 gramas. O solo úmido com a cápsula apresenta massa de 50 gramas e, após o tempo requerido em estufa, o mesmo conjunto apresenta massa de 45 gramas. É correto dizer que o teor de umidade dessa amostra é igual a: 
18) Num laboratório de solos constatou-se que a densidade relativa (Gs) de um dado solo equivale a 2,65. Considerando a água pura a 4°C utilizada na determinação de Gs, o valor do peso específico das partículas (γs) equivale a: 
19) A caracterização do estado do solo é realizada através da determinação dos índices físicos ou índices de estado, que representam a relação entre massas (ou pesos) e volumes das frações sólido-água-ar do solo. Um solo cuja massa específica dos sólidos é 2,70 g/cm3, no estado natural apresenta índice de vazios igual a 0,81 e teor de umidade de 15% está com grau de saturação, em %, igual a Dado: Massa específica da água = 1 g/cm3. 
20) À amostra de um solo que possuía um teor de umidade de 25% adicionou-se água de tal forma que o teor de umidade passou para 30%. O acréscimo de peso da amostra sobre a massa inicial, em porcentagem, é: 
21) Solos são misturas trifásicas, possuindo fases gasosa, líquida e sólida. Para correlacionar estas fases e os diversos estados físicos do solo utilizam-se os índices físicos. O índice que representa a relação entre o volume de vazios e o volume total de solo é: 
22) Solos são misturas trifásicas, possuindo fases gasosa, líquida e sólida. Para correlacionar estas fases e os diversos estados físicos do solo utilizam-se os índices físicos. O índice que representa a relação entre o volume de vazios e o volume de sólidos do solo é: 
23) Explique os processos do intemperismo físico. 
consiste na ocorrência de processos que são responsáveis pelas fragmentações ou fissuras nas rochas, separando minerais antes ordenados de forma coesa e transformando uma superfície então homogênea em uma rocha descontínua.
"ocorre quando há uma desagregação ou quebra das partículas de rochas, sendo que as suas estruturasfragmentam-se em pequenos sedimentos. Quando uma rocha se quebra em vários pedaços ou partículas de poeira, temos um exemplo de intemperismo físico."
24) Um determinado solo apresenta as seguintes características físicas, que foi feito em laboratório através de ensaios. Peso específico úimido: 20,0 kN/m3 w (umidade) = 16%, Peso específico relativo = 2,74, Determine: Massa específica aparente seco, Índice de vazios e grau de Saturação 
25) Como explicar a presença de diferentes tipos de solos na mesma profundidade, em uma planície de inundação de um rio. 
26) A porosidade de uma amostra de solo é definida como a razão entre? 
27) Em relação aos principais índices físicos dos solos, considere: 
A) A relação entre o peso da água e o peso dos sólidos é expressa pela letra h. 
B) A relação entre o volume de vazios e o total é expressa pela letra n. 
C) A relação entre o volume de vazios e o volume das partículas sólidas é expressa pela letra e. Não pode ser determinada diretamente, mas é calculada a partir dos outros índices. 
D) A relação entre o volume de água e o volume de vazios é expressa pela letra S. Não é determinada diretamente, mas calculada.

Outros materiais