Buscar

Estruturas Isostáticas avaliacao 1

Prévia do material em texto

1
As estruturas podem ser classificadas conforme seu grau de estaticidade em estruturas: hipostáticas, isostáticas e hiperestáticas.
Para que uma estrutura seja considerada isostática, o número de equações de equilíbrio da estática deve:
A
Deve ser inferior ao número de incógnitas (momentos dos apoios).
B
Deve ser diferente ao número de incógnitas (reações dos apoios).
C
Deve ser igual ao número de deslocamentos (momentos dos apoios).
D
Deve ser igual ao número de incógnitas (reações dos apoios).
2
Quando falamos sobre as estruturas isostáticas na construção civil, devemos ter pleno conhecimento dos tipos de apoios utilizados para o dimensionamento de elementos estruturais estáticos.
De acordo com o descrito no texto, quantas forças são restringidas por um apoio de 2º gênero?
A
Duas forças, sendo uma horizontal e um momento.
B
Duas forças verticais apenas.
C
Duas forças.
D
Uma força horizontal.
3As estruturas isostáticas são caracterizadas por apresentar o número de equações de equilíbrio da estática, igual ao número de reações de apoio. Considerando o exemplo da viga apresentada na figura em anexo, assinale a alternativa CORRETA:
A
A estrutura da viga é isostática e possui 4 reações.
B
A estrutura da viga é hiperestática e possui 4 reações.
C
A estrutura da viga é hiperestática e possui 3 reações.
D
A estrutura da viga é isostática e possui 3 reações.
4
As estruturas isostáticas na construção de edificações devem ser calculadas mediante o conhecimento dos apoios utilizados, corroborando com as equações da estática. 
Sobre como é determinado o grau de estaticidade de uma estrutura, assinale a alternativa CORRETA:
A
Pela forma geométrica da estrutura.
B
Pelas cargas ativas da estrutura.
C
Pela análise dos apoios da estrutura.
D
Pela análise das barras inclinadas da estrutura.
5
O conhecimento dos conceitos físicos são fundamentais para compreensão da mecânica das estruturas. O primeiro conceito que podemos abordar é aquele que é definido como uma ação mecânica de um corpo sobre um ponto material. A ação pode ser representada por um vetor que é aplicado no ponto. 
De acordo com o descrito no texto, o mesmo se refere a qual conceito?
A
De força simétrica.
B
De força somente vertical.
C
De força.
D
De força somente horizontal.
6Esforço cortante, força cortante ou força de cisalhamento é a força interna desenvolvida em membros estruturais que atua tangencialmente sobre a área de seção transversal de uma peça. Sobre os esforços e tensões atuantes nas estruturas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) As tensões nos pontos de uma viga são diretamente proporcionais aos esforços solicitantes que atuam nas seções transversais. ( ) A força cortante é obtida somando as forças perpendiculares ao eixo da viga. ( ) Os esforços reativos são todas as cargas que a estrutura das construções deve suportar, caso contrário, a estrutura perde seu funcionamento e não justifica o seu uso. ( ) Para caracterizar o estado de tensão dos pontos de uma estrutura constituída por barras, é preciso determinar as tensões que atuam nos três planos perpendiculares entre si, dois a dois. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F - V.
B
F - F - V - F.
C
V - F - F - F
D
F - V - V - F.
7O conceito da teoria da estática isostática é de fundamental importância para a resolução de estruturas de concreto armado, estruturas de madeira, estruturas de aço e outras. Considerando as prescrições da estática isostática, determine o momento máximo da viga com carga distribuída Q e assinale a alternativa CORRETA:
A
Q*L/8.
B
Q*L²/8.
C
Q*L/4.
D
Q*L²/3.
8As estruturas isostáticas são caracterizadas por apresentar o número de equações de equilíbrio da estática, igual ao número de reações de apoio, ou seja, existe uma equivalência das equações com o número de incógnitas a serem calculadas. Considerando o exemplo da figura em anexo, assinale a alternativa CORRETA:
A
É uma estrutura isostática com quatro reações.
B
É uma estrutura isostática com três reações.
C
É uma estrutura hiperestática com três reações.
D
É uma estrutura hipoestática com quatro reações.
9
Quando parte de uma estrutura, por exemplo uma viga, é submetida por uma força aplicada perpendicularmente e equidistante de um de seus pontos de apoio, provocando um giro nela, dizemos que essa viga está sendo solicitada por determinado aspecto. 
Sobre esse aspecto, assinale a alternativa CORRETA:
A
Por uma compressão.
B
Por um momento.
C
Por uma estaticidade.
D
Por uma tração.
10A viga isostática engastada, com a extremidade direita em balanço, está sujeita a dois tipos de carregamentos. Um carregamento distribuído de 20 kN/m ao longo de toda a viga e uma carga pontual na extremidade direita (ponto B). Considerando essa viga, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A reação de apoio vertical em "A" é de 250 kN. ( ) O momento fletor em "A" gira no sentido anti-horário e possui valor de 1500 kN.m. ( ) O momento máximo desta viga ocorre a dois metros do apoio "A". ( ) O esforço cortante no meio do vão é nulo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - V.
B
V - F - V - F.
C
V - V - F - F.
D
V - F - F - F.

Continue navegando