Buscar

FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIANÉSIA - betume

Prévia do material em texto

FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIANÉSIA
SHIRLEY ALVES SILVA
MATERIAIS BETUMINOSOS DENTRO DA ENGENHARIA CIVIL
GOIANÉSIA
2022
SHIRLEY ALVES SILVA
MATERIAIS BETUMINOSOS DENTRO DA ENGENHARIA CIVIL
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Faculdade Evangélica de Goianésia, em cumprimento às exigências para obtenção da nota da 2º V.A, disciplina de Materiais de construção civil Professor: Robson de Oliveira Fé
GOIANÉSIA
2022
SUMÁRIO
1.	INTRODUÇÃO	4
2.	PESQUISA BIBLIOGRÁFICA	5
2.1 CONCEITUAÇÃO	6.
2.2 Propriedades	6.
2.3 Características	6
2.5 Aplicação	7
3.	CONSIDERAÇÕES FINAIS	8
4.	REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	8
1. INTRODUÇÃO
É nesse contexto que o presente trabalho, tem como objetivo a apresentar os matérias betuminosos na construção civil, seja ele para ser utilizado impermeabilizante, pavimento asfáltico, manta asfáltica, entre outros processos, haja visto que, a sua composição possibilita com que ele abranja uma grande área de utilização, podendo ser tanto de origem natural quanto pirogênica.
Sendo assim, é de muita importância salientarmos o quanto é importante a utilização dos matérias betuminosos dentro da construção civil. E por que não, buscarmos mais sobre esses matérias que colaboram para o desenvolvimento de uma construção com qualidade.
Trata-se de um resumo, no qual, para o alcance do objetivo proposto, a metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica, que consiste em materiais já elaborados. Tendo como função buscar dados para elaboração e apontar a grande variedade desse material estudado.
Neste trabalho também são explanados os conceitos do material estudado, propriedades, tal como características, classificações e aplicação. Portanto, a seguir serão descritas características mais especificas dos betumes visto que, sua atuação não é só como como material principal, mais também como matéria prima para produção de insumos como vernizes, bases para tintas e massas de revestimentos.
2. PESQUISA BIBLIOGRÁFICA 
2.1 CONCEITUAÇÃO
 Betume é a combinação de hidrocarbonetos podendo ser encontrado na forma sólida, líquida ou gasosa, de linhagem natural ou pirogênica, sebdo totalmente solúvel em dissulfeto de carbono, frequentemente seguido de seus derivados não metálicos” (ABNT NBR 7208)
Material pirogênico: É dado pelo calor ou pela ação do fogo.Dissulfeto de carbono: É produto químico encontrado no estado líquido aquoso; com um odor forte, além de ser um material inflamável.
Os materiais betuminosos tem uma suam composição principal o betume, que são somados com outras materiais: argila, areia, óleo, solventes, graxas e outros. Os dois matérias betuminosos são mais conhecidos são o asfalto e alcatrão. Porém o alcatrão já não é mais utilizado devido ao seu potencial cancerígeno.
 2.2 Propriedades
· Hidrofugante – Torna o material impermeável;
· Material inerte – Quimicamente não reage com a maioria dos materiais de construção, como cimento, cal, etc.;
· Alta plasticidade – Permite ser moldado 
· Mal condutor – De calor, eletricidade e som;
· Peso especifico – 1 a 2 kgf/dm³;
· Barato – Acessível;
· Adesivos e aglomerantes – Fácil aderência na aplicação 
· Termoplásticos –Fundidos e solidificados com facilidade, 
· Recicláveis – Possibilidade de reutilização
· Durabilidade variável – Influenciado muitas vezes pela energia solar.
 2.3 Características
· Possuem alta força adesiva; 
· Baixo ponto de fusão;
· Impermeável;
· É muito plástico, moldando-se até sob pequenas pressões; 
· É um mau condutor de calor, eletricidade e som; 
· Combustão rápida e tem fumaça preta espessa; 
· Presente no estado sólido, líquido ou pastoso;
· Não existe uma fórmula química exata para o betume;
 2.4 Classificação
	Material
	Características geais
	Asfaltos
	É desenvolvido por asfaltemos, resinas e hidrocarbonetos pesados, com a predominância do betume como material ligante.
	Rochas-asfálticas
	São rochas sedimentares calcárias ou areníticas, que apresentam na sua composição cerda de 10 a 30 % de asfalto (folhetos piro betuminosos)
	Alcatrão
	Proveniente da destilação do carvão, é resultante da fabricação do gás e do coque.
	Breu
	É um subproduto originado da destilação do alcatrão.
	Piche
	É um subproduto originado da destilação do alcatrão. No entanto, corresponde uma mistura de 11 – 17% de betume com argila e pedrisco.
Fonte: http://www.petrobazaar.com
Asfaltos é um material cimentício de cor marrom escuro a preto, termoviscoplástico, impermeável à água, pouco reativo, constituído por mistura de hidrocarbonetos provenientes do petróleo de forma natural ou por destilação, cujo principal elemento é o betume, podendo conter oxigênio, nitrogênio e enxofre, em pequena proporção.
 Alcatrão já é fluido preto e espesso que contém hidrocarbonetos e é obtido a partir da destilação destrutiva de matéria orgânica. É produzido também do carvão como subproduto da produção de coque. Pode também ser produzido a partir do petróleo, madeira e turfa.
 2.5 Aplicação
	Pavimento asfáltico
	São pavimentos criados a partir de materiais betuminosos puros ou sem misturas;
	Imprimações ou pintura de ligação
	Uma fina camada feita de asfaltos diluída aplicada diretamente sobre o solo, para servir como impermeabilização e aderência ou em pavimentos antigos para apenas servir como aderente;
	
Impermeabilização
	Oferece proteção das construções contra a infiltração de água.
	Solo-Asfalto
	Mistura de asfalto e solo natural para ganhar estabilização, não é apropriado para tráfego
	Concreto asfáltico
	São pavimentos únicos do tipo hotmixed, tem graduação compacta, preparados com dosagem racional e aplicados com técnicas avançadas;
	Asfalto modificado com polímeros
	Para aumentar a homogeneidade durabilidade e elasticidade, é adicionado polímeros;
	Asfalto modificado com fibras
	Aumenta a resistência mecânica do pavimento.
 Fonte : https://www.infoescola.com/quimica/betume/
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao chegarmos ao final deste trabalho, consideramos que ele apresenta muitos materiais importantes para construção civil. No caso desse estudo abordado, foi realizada o estudo de um material já existente, desde a antiguidade, até mesmo para preparação de cadáveres. É de suma importância, que o seu baixo custo e da funcionalidade favorece para a utilização em várias áreas.
Para finalizar, saliento que esses matérias colabora desde as primeiras civilizações e hoje atua nas etapas da construção civil, pois encontrar formas melhores de inovar está surpreendendo cada dia mais a construção civil.
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ISAIA, G. C. Materiais de construção civil e Princípios de Ciência e Engenharia de Materiais. São Paulo: IBRACON, 2007. Volume 2, páginas 1293 à 1328
InfoRscola,Figueredo, Erica.https://www.infoescola.com/quimica/betume/
Material didático preparado por Roseli A. do Valle – Arquiteta e Urbanista, Mestranda em Engenharia Urbana pela UEM https://5semestrecivil.files.wordpress.com/2015/07/aula-7-materiais-betuminisos1.pdf
Joana Cortesão outubro 01, 2013 https://engenharia-civil-virtual.blogspot.com/2013/09/betumes.html
2

Mais conteúdos dessa disciplina